No dia 31 de Dezembro vais ouvir: ... 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1!
Feliz 2010!
A passagem de Ano Novo é o fim de um ciclo e o início de outro. É um momento sempre cheio de promessas e de resoluções. Nesta data, não podemos deixar de aproveitar a oportunidade para enchermos o coração de esperança e de uma alegria renovada.
Para que a festa corra bem, há algumas tradições e rituais que não podemos esquecer...
- Fogos e barulho. No mundo inteiro, o Ano Novo começa entre fogos de artifício, buzinadas, apitos e gritos de alegria. A tradição é muito antiga e, dizem, serve para espantar os maus espíritos. As pessoas reúnem-se para celebrar a festa com muitos abraços.
- Fogos e barulho. No mundo inteiro, o Ano Novo começa entre fogos de artifício, buzinadas, apitos e gritos de alegria. A tradição é muito antiga e, dizem, serve para espantar os maus espíritos. As pessoas reúnem-se para celebrar a festa com muitos abraços.
- Roupa nova. Vestir uma peça de roupa que nunca tenha sido usada combina com o espírito de renovação do Ano Novo.
Origem da comemoração do Ano Novo
O nosso calendário é originário dos romanos. Desde o século XVI, o Ano Novo era festejado em 25 de Março, data que marcava a chegada da Primavera.
As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril. O Papa Gregório XIII instituiu o 1 de Janeiro como o primeiro dia do ano, mas alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição. Só que as pessoas passaram a pregar partidas, enviando presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Assim nasceu o Dia das Mentiras, que é a falsa comemoração do Ano Novo.
Tradições de Ano Novo no mundo
Itália: O ano novo é recebido com fogos de artifício. Em várias partes do país, dois pratos são considerados essenciais: pé de porco e as lentilhas.
Estados Unidos: A mais famosa passagem de Ano Novo nos EUA é em Nova Iorque, onde o povo se encontra para beber, dançar, correr e gritar. Durante a contagem regressiva, uma grande maçã vai descendo no meio da praça e explode exactamente à meia-noite, atirando rebuçados e bombons para todos os lados.
Austrália: Em Sydney, uma das mais importantes cidades australianas, três horas antes da meia-noite, há uma queima de fogos em frente da Opera House e da Golden Bridge.
França: O principal ponto de encontro é a avenida Champs-Elysées, em Paris, próximo do Arco do Triunfo. Os franceses assistem à queima de fogos, com uma garrafa de champanhe (para as crianças sumos e refrigerantes).
Inglaterra: Grande parte dos londrinos passa a meia-noite em suas casas, com a família e amigos. Outros vão à Trafalgar Square, umas das praças mais belas da cidade, à frente da National Gallery. Lá, assistem à queima de fogos.
Alemanha: As pessoas reúnem-se no Portal de Brandemburgo, no centro. Tradicionalmente, não há fogos de artificio.
Curiosidade: Em Macau, e para todos os chineses do mundo, o maior festival do ano é o Novo Ano Chinês, comemorado entre 15 de Janeiro e 15 de Fevereiro, de acordo com a primeira lua nova depois do início do Inverno. É habitual limparem as casas e fazerem muita comida (Bolinhos Chineses de Ano Novo - Yau Gwok, símbolo de prosperidade). Há muitos fogos de artifício e as ruas ficam cobertas de pequenos pedaços de papel vermelho.
Os muçulmanos têm o seu próprio calendário, que se chama “Hégira”. A passagem do Ano Novo também tem data diferente – 6 de Junho, quando o mensageiro Mohammad fez a sua peregrinação de despedida a Meca.
A comemoração do Ano Novo judaico chama-se “Rosh Hashanah”. É uma festa móvel no mês de Setembro. As festividades são a oportunidade para se deliciar com as tradicionais receitas judaicas: o “Chalah”, uma espécie de pão, e peixe.
Tradições Portuguesas
As pessoas valorizam muito a festa de Ano Novo porque sentem o desejo de se renovar. Uma das nossas tradições é sair das casas e bater panelas para festejar a chegada do novo ano. Nos dias 25 de Dezembro e 1º de Janeiro costuma-se comer uma especialidade culinária, a chamada “Roupa Velha”.
Para os supersticiosos, é obrigatório comer 12 passas durante as 12 badaladas, e subir para uma cadeira com uma nota (dinheiro) numa das mãos! Em várias zonas do litoral, há pessoas que, mesmo no frio do Inverno, conseguem entrar na água para saudar o Ano Novo.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar, mas sempre educadamente!