Hoje, dia 12 de Março de 2010, comemorou-se o Dia do Pi na nossa escola, pois este era o dia de aulas mais aproximado do dia do pi, 14 de Março.
Na nossa escola houve actividades sobre este tema.
As actividades foram:
- Medir a circunferência da base de uma caixa cilíndrica e medir a medida do lado, donde se tirava a conclusão que a medida da circunferência era maior do que a medida do lado.
- Na mesa estava escrito II=XXII/VIII com fósforos e nós tínhamos que mudar um fósforo e pôr por cima do II de modo que ficasse p=XXII/VII.
- Medir várias circunferências e dividir pelo diâmetro. A conclusão que tirámos é que se dividirmos o perímetro da circunferência pelo seu raio dá um valor aproximado a pi.
- Num quadrado com várias linhas, tínhamos que deixar cair fósforos. Dividíamos 30 pela quantidade de fósforos que nos tinha caído em cima das linhas e tínhamos que ver qual era o número mais aproximado do número pi.
- Num programa da internet, púnhamos a nossa data de nascimento e no número pi aparecia, destacada, essa data. A conclusão que tirámos desta actividade foi que o número pi tem todas as combinações de número.
- Num quadro interactivo, desenhávamos uma circunferência e medíamos o raio, multiplicávamos por dois para obter o diâmetro, dividíamos pelo perímetro e dava o número pi.
- Depois, quase no fim, escrevemos uma frase sobre esta actividade. Também votámos numa frase com 20 palavras, em que cada palavra tinha o mesmo número de letras das casas decimais do pi (3.1415926535897932384).
No fim, recebemos um diploma de participação e um marcador de livros.
E foi assim esta boa experiência!
Se quiseres saber coisas sobre o dia do pi clica aqui!
Se quiseres saber mais coisas sobre este número clica aqui!
Ana Sofia
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar, mas sempre educadamente!