20 março 2010

Na Antiguidade, a decifração de enigmas era prova de inteligência. Com o passar do tempo, a prática perdeu o sentido filosófico. Tenta, então, resolver o seguinte:

A Tartaruga e a Lebre …Versão moderna

Existe uma história antiga sobre uma corrida entre uma tartaruga e uma lebre. A lebre sabia que era muito mais veloz que a tartaruga. Ela estava tão confiante na vitória que se deitou à beira da estrada, para descansar. Enquanto isso, a tartaruga continuou em frente, devagar e sempre em direcção à meta. A lebre adormeceu. Quando, finalmente, acordou e correu em direcção à meta, era tarde demais para ultrapassar a tartaruga.

A moral da história é “Devagar se vai ao longe”.

A lebre ouviu esta história muitas vezes. Um dia, propôs uma lição diferente:
Ajuste sempre o seu despertador”!
Na manhã de uma corrida de 10 quilómetros, a lebre e a tartaruga estavam na linha de partida. Quando o apito inicial tocou, a tartaruga partiu para a corrida com a sua velocidade máxima. Para ela, isso significava um quilómetro por hora!
A lebre programou o seu despertador e foi dormir... A lebre era capaz de correr 5 quilómetros por hora. Durante quanto tempo poderá ela tirar uma soneca e ainda assim vencer a corrida?

5 comentários:

  1. Bruno20/3/10

    Pode durmir durante 7:59.

    ResponderEliminar
  2. Bruno20/3/10

    enganei-me. Calhou mesmo mal.

    ResponderEliminar
  3. Inês20/3/10

    A lebre pode dormir sete horas e cinquenta e nove minutos!

    ResponderEliminar
  4. Vou procurar um enigma bem difícil, só para a Inês e o Bruno. EhEhEh...
    Eles resolvem todos os que aqui são postos!

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!