A bandeira e o hino nacional vão voltar a estar inscritos enquanto "valores" que os alunos "têm o dever de conhecer e respeitar". Esta é uma das novidades do projecto do novo Estatuto do Aluno, aprovado pelo Governo na quinta-feira passada. O projecto foi enviado para a Assembleia da República para debate e votação.
Um dos novos artigos estipula um quadro de referências que deve ser conhecido e respeitado pelos alunos "enquanto matrizes de valores e princípios de afirmação da humanidade". São elas a Constituição, a bandeira e o hino, enquanto símbolos nacionais, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Convenção Europeia dos Direitos do Homem, a Convenção sobre os Direitos da Criança e a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Com as alterações agora propostas, o Governo afirma que "visa criar condições de maior segurança, tranquilidade e disciplina na escola, quer através do reforço da autoridade dos directores, directores de turma e dos professores, quer pela introdução de mecanismos de prevenção de situações que prejudiquem o normal funcionamento da escola". Entre as medidas preconizadas, estabelece-se que, em caso de perigo para o aluno, e opondo-se os pais à intervenção da escola, "o director deve comunicar imediatamente" a situação à comissão de protecção de crianças e jovens ou ao Ministério Público.
Jornal Público, 26 Abril
26 abril 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Eu já sei o hino decore!!
ResponderEliminarEu também já sabia o hino decor e já conhecia a bandeira. É lógico que não sei a Constituição decor, mas sei as ideias fundamentais!
ResponderEliminarMuito bem, Sofia!
ResponderEliminar