18 abril 2010

Importância do olfacto na alimentação
É incrível, mas o nosso paladar é limitado a apenas 5 ou 6 gostos diferentes; o resto é tudo cheiro! Chocolate, pêra, maçã e muitos outros sabores são construídos pelo cérebro a partir dos cheiros que os alimentos lançam, ou seja, moléculas dos alimentos sobem ao nariz enquanto a comida é mastigada. Isto acontece devido a uma parte do córtex cerebral. Os neurónios dessa região combinam sinais de olfacto, do paladar e até do tacto (a textura do alimento, se está quente ou frio, etc.). Das milhares de combinações possíveis, surgem o que chamamos sabores! É por isso que quando estamos engripados ou com o nariz entupido não sentimos o sabor da comida, pois só resta o tacto e o gosto.
Mas para que serve o paladar se ele não é tão importante para formar o sabor? A função do paladar é detectar sais, açúcares, aminoácidos… e enviar essa informação para o hipotálamo (estrutura que regula o funcionamento do corpo). Partindo da informação recebida, o hipotálamo encarrega-se de preparar a digestão com antecedência. Isso funciona tão bem que até agora, ninguém tinha notado a verdadeira função do paladar e muito menos a importância do olfacto.

Bruno

5 comentários:

  1. cassandra18/4/10

    o que eu mais gosto de comer é os morangos com chantilye então saborialos....mememememe que bom...até parece que estou nas nuvens com aquele sabor tão bom...e o cheiro que eu mais gosto de cheirar são rosas ou tulipas se for rosas tÊm que ser vermelhas, e se for tulipas brancas ou viloletas...

    ResponderEliminar
  2. cláudia18/4/10

    É sem dúvida verdade!

    ResponderEliminar
  3. Ana Sofia18/4/10

    Isto prova uma das razôes porque eu destesto estar constipada!!

    ResponderEliminar
  4. Inês19/4/10

    Adoro sentir o sabor dos alimentos!

    ResponderEliminar
  5. João Pedro28/4/10

    Quando tiver de comer legumes vou tapar o nariz!

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!