06 abril 2010

O meu livro preferido

O meu livro preferido tem por título “Meu Pé de Laranja Lima” e foi escrito por José Mauro de Vasconcelos. O livro não está escrito em Português de Portugal; está escrito em Português do Brasil.
Ainda me lembro quando o comprei: foi numa quente noite de Verão, quando visitei uma Feira do Livro.
A história deste livro fala de um menino, o Zezé, que, com apenas cinco anos de idade, descobriu a dor e a saudade. Este menino era pobre, inteligente, sensível e carente. Como tinha falta de afecto na família, o menino fazia asneiras e travessuras. Zezé aprende tudo sozinho e só descobre a ternura e o carinho com o seu amigo “Portuga”. Ele inventa para si um mundo de fantasia onde o seu confidente é o seu Xururuca, o seu Pé de Laranja Lima. Zezé descobre a dor e a saudade quando o seu amigo “Portuga” é atropelado pelo Mangaratiba (espécie de comboio). E foi aí que o menino sentiu a dor e a saudade. Ele descobriu que a dor era um suor frio no corpo a escaldar e uma imensa vontade de vomitar. Por causa deste sofrimento, o autor também pergunta: “Porque contam coisas às criancinhas?”
Este livro foi o que me emocionou mais, devido à sabedoria, à sensibilidade e à ternura de Zezé. Também acho que tem uma lição muito bonita. Já imaginaram se nunca mais pudessem ver o vosso melhor amigo? Foi isso que aconteceu a Zezé. Por estas razões, este é o meu livro preferido!
Recomendo a leitura deste livro porque acho que toda a gente o devia ler. E isto porque, às vezes, zangamo-nos com os nossos amigos, sem lhes dar o valor que devíamos dar e nem reparamos que temos muita sorte por os ter. Por outro lado, esta história serve para lembrar que devemos dar afecto às pessoas de quem gostamos, uma das coisas que considero mais importante numa família!

Ana Sofia

2 comentários:

  1. Rute8/4/10

    O livro parece-me muito giro e intressante!

    ResponderEliminar
  2. Inês9/4/10

    Eu já o li e é muito giro!

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!