Olá a todos e a todas!
Este trabalho da Ana Sofia está muito engraçado e, de alguma maneira, explica a brincadeira deste dia. Não levaram a mal, pois não? Beijinhos!
Dia 1 de Abril – Dia das Mentiras
Existem muitas explicações para o dia 1 de Abril ser o dia das mentiras.
Uma das explicações veio da França, no começo do século XVI. O Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, quando chegava a Primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril. Em 1564, depois de adoptar o calendário gregoriano, o rei Carlos XVI de França estabeleceu 1 de Janeiro como o Ano Novo. Alguns franceses continuaram a seguir o calendário antigo, que determinava que 1 de Abril era o dia do Ano Novo. Gozadores e zombeteiros ridicularizavam-nos, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas por plaisanteries.
Outra das explicações veio do Brasil: o dia 1 do mês de Abril passou a ser divulgado nas Minas Gerais onde circulou “A Mentira”, gazeta breve, lançado no dia 1 de Abril de 1848, com a notícia do falecimento de D. Pedro, desmentida no dia seguinte. “A Mentira” saiu pela última vez em Setembro de 1849, reunindo todos os credores para um acerto de contas no dia 1 de Abril do ano seguinte, dando referência um local que não existia.
Em países de língua inglesa, este dia costuma ser conhecido por April Fool’s Day ou Dia dos Tolos; na Itália e na França é chamado respectivamente Pesce d’Aprile e Poisson d’Avril, que quer dizer peixe de Abril.
E, a propósito de mentiras, quem não conhece a história do Pinóquio que, sempre que mentia, lhe crescia o nariz?
O criador não foi a Walt Disney. Pois certamente conhece o filme com esse nome. O criador foi Carllo Collodi.
Ana Sofia
Eu adoro esse filme!!!
ResponderEliminarEstá giro o trabalho da Ana Sofia, e também intressante pois não sabia disto tudo.
ResponderEliminarE até já me esquecia que hoje era o dia das mentiras!!
Não! De maneira nenhuma!
ResponderEliminarporfessora não é para publicar mas não consigo comentar os trabalhos da INÊS
ResponderEliminarAcho o Pinóquio muito engraçado e muito divertido também!
ResponderEliminar