Revolução dos Cravos: 25 de Abril
• Sabias que o golpe de estado do 25 de Abril de 1974 ficou conhecido como a "Revolução dos Cravos"?
• Foi uma revolução porque a política do nosso País se alterou completamente. Mas como não houve a violência habitual das revoluções, o povo ofereceu cravos aos militares, que os puseram nos canos das armas.
• O povo português fez este golpe de estado porque não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar (o Estado Novo), que era uma ditadura. Esta forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos!
• Enquanto os outros países da Europa progrediam e avançavam em democracia, o regime português mantinha o nosso país atrasado e fechado a novas ideias.
• Sabias que em Portugal a escola só era obrigatória até à 4ª classe? Era complicado continuar a estudar depois disso. E sabias que os professores podiam dar castigos mais severos aos seus alunos?
Todos os homens eram obrigados a ir à tropa e a censura, conhecida como "lápis azul", é que escolhia o que as pessoas liam, viam e ouviam nos jornais, na rádio e na televisão.
• Antes do 25 de Abril, todos se mostravam descontentes, mas não podiam dizê-lo abertamente e as manifestações dos estudantes deram muitas preocupações ao governo. Os estudantes queriam que todos pudessem aceder igualmente ao ensino, liberdade de expressão e o fim da Guerra Colonial, que consideravam inútil.
Texto adaptado pelo Eduardo
25 abril 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Foram tristes os 48 anos que o Estado Novo durou!
ResponderEliminarManuel António Pina tem mesmo razão para dizer que era o País das Pessoas Tristes no seu livro "O Tesouro"!!
Sim!! Eu sabia.
ResponderEliminar