24 maio 2010

22 de Maio – Dia Internacional da Biodiversidade

O dia 22 de Maio é o dia internacional da Biodiversidade, mas sabes porquê?
Se não sabes, eu vou explicar; por isso, lê com muita atenção:
A biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da Natureza e refere-se à variedade dos seres vivos que se encontram no mundo natural. Esta palavra unifica três níveis de diversidade entre seres vivos:
diversidade genética, diversidade de espécies e diversidade de ecossistemas. Este dia internacional, criado pelo segundo Comité da Assembleia Geral das Nações Unidas. Este dia comemorativo tem o objectivo de alertar para os perigos que ameaçam o planeta, pois a Terra está a perder biodiversidade como nunca antes visto e Portugal será um dos países da Europa mais afectados. Actualmente, estimam-se 1,7 milhões de espécies identificadas, mas o número exacto de espécies no total estima-se entre 5 e 100 milhões.
Uma das causas da perda da biodiversidade é a poluição. Nós poluímos e as plantas morrem; sem alimento, os animais também morrem. Por outro lado, os esgotos e as fábricas deitam lixo e águas residuais para os rios e mares, que ficam poluídos; estes, depois, não deixam os peixes e outros seres vivos sobreviverem, morrendo eles também. Por estas razões, não deves poluir!

Deves evitar estragar o planeta, não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano. Para isso deves reciclar, não deitar lixo para o chão...


Espera aí, será que eu disse reciclar? Reciclar não é só separar o lixo nos respectivos ecopontos: lembra-te da história dos três R’s (Reciclar, Reduzir e Reutilizar).

A seguir, tens uma actividade para reciclar folhas de jornal:

Material:

*Papel de Jornal
*Recipiente de Plástico
*Rede fina emoldurada
*Rolo da Massa
*Cola branca para madeira
*Colher de Sopa

1. Rasga o papel em bocadinhos para o recipiente, adiciona água e coloca de molho cerca de 1 dia.
2. Abate o papel na água até ficar com um aspecto pastoso e adiciona 4 colheres de sopa de cola branca para madeira, para ficares com uma folha branca de cartolina grossa A4.
3. Espalha a mistura sobre a rede e pressiona levemente com as mãos.
4. De seguida, alisa com o rolo da massa e deixa secar.

Esta é uma das experiências que podes ver clicando neste site.


Como já disse, a poluição acaba com a biodiversidade e aqui tens um filme que demonstra o que acontece se continuares a poluir!

À medida que o Homem foi se desenvolvendo, foi poluindo cada vez mais. Com a sua ganância, nem se apercebeu do que estava a fazer ao nosso planeta e à Natureza. Isto mostra-se na carta que Seattle, o chefe de uma tribo de índios, escreveu ao presidente de Washington, em 1854. Por estas razões, vou transcrever algumas das passagens que mais gostei:

“Esta água brilhante que corre nos rios e regatos não é apenas água, mas sim o sangue de nossos antepassados.”

“Ele trata a sua mãe – a terra – e o seu irmão – o céu – como coisas que podem ser compradas, saqueadas, vendidas como ovelha ou missanga cintilante. Sua voracidade arruinará a terra, deixando para trás apenas um deserto.”

“Não há lugar onde se possa ouvir o desabrochar da folhagem na primavera ou o zunir das asas de um insecto. O barulho que tudo domina ofende os ouvidos do homem de pele vermelha”

“Eu vi milhares de búfalos a apodrecer na pradaria, abandonados pelo homem branco que os abatia de um comboio em movimento.”

“O que seria do homem sem os animais? Se todos os animais desaparecessem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Porque tudo quanto acontece aos animais não tarda a acontecer ao homem.”

“Uma coisa sabemos: a terra não pertence ao homem, é o homem que pertence à terra.”
“Não foi o homem quem teceu a teia da vida, ele não passa de um fio da teia. Tudo que ele fizer à trama, a si próprio fará.”

“Sabemos uma coisa: o nosso Deus é o mesmo Deus. Ele ama esta terra. O próprio homem branco não pode fugir ao mesmo destino. Talvez sejamos irmãos, veremos.”

Se quiseres ler a Carta toda, clica aqui!


Ana Sofia

2 comentários:

  1. cláudia24/5/10

    belo trabalho!!!

    ResponderEliminar
  2. Eis um exemplo de um trabalho muitíssimo completo e muito bem estruturado!

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!