Acne
A acne é um problema cutâneo que afecta sobretudo os adolescentes, causando grande ansiedade, diminuição da auto-estima, depressão e até isolamento.
Como se forma
O nosso corpo está coberto de pêlos, cada um inserido numa glândula sebácea. Esta produz sebo, uma substância naturalmente excretada para a superfície da pele. Se a produção for excessiva e houver distúrbios ao nível de células da camada inferior da epiderme para a superior, o canal pode ficar obstruído e formar-se uma lesão que marca o início da acne.
Diversos estudos indicam que factores genéticos e hormonais intervêm no desenvolvimento do problema. Quanto ao consumo de chocolate e açúcar, não existem provas de que façam aparecer acne.
Tratamentos
Para a acne ligeira, podem ser usados os cosméticos, mas apenas para melhorar a aparência das lesões. Nos casos mais ligeiros e moderados, usam-se, normalmente, cremes e géis, que devem ser adaptados ao tipo de pele. Para a pele oleosa, a escolha recai sobre géis ou soluções, que não são gordurosos e têm um efeito de secagem. Se a pele for seca, o mais adequado são os cremes e as loções. Alguns destes medicamentos exigem receita médica. Podem ser eficazes, mas também apresentam efeitos secundários. Dependendo da substância utilizada e da sensibilidade da pele, estes medicamentos podem causar irritação, descamação e vermelhidão, entre outros.
A acne moderada a grave, em geral, é tratada com ajuda de comprimidos.
Cuidados indispensáveis
Há precauções que podes adoptar, nomeadamente, não lavar o rosto mais de duas vezes por dia e fazê-lo com as mãos ou um pano muito suave. Convém evitar sabonetes e produtos de limpeza muito abrasivos.
Não espremas as borbulhas, nem as tapes.
Antes de aplicar cremes, géis ou outros, lava e limpa bem a pele. Faz o mesmo às mãos, antes e depois de usar o produto, para evitar que fiquem descamadas.
17 maio 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar, mas sempre educadamente!