A Imagem que se venera na Capelinha das Aparições, em Fátima, foi oferecida em 1920 e foi feita por José Ferreira Thedim. É em madeira, cedro do Brasil, e mede 1,10.
Foi benzida a 13 de Maio de 1920, entronizada na Capelinha das Aparições a 13 de Junho, de 1920, e coroada em 13 de Maio, de 1946.
Foi benzida a 13 de Maio de 1920, entronizada na Capelinha das Aparições a 13 de Junho, de 1920, e coroada em 13 de Maio, de 1946.
A coroa, que a imagem ostenta apenas nas grandes celebrações, é um exemplar único, executado em Lisboa, e nela trabalharam gratuitamente 12 artistas durante três meses. Pesa 1200 gramas e é enriquecida por 313 pérolas e 2679 pedras preciosas.
Esta coroa foi oferecida pelas mulheres portuguesas, a 13 de Outubro de 1942, em acção de graças por Portugal não ter entrado na 2ª Guerra Mundial.
CURIOSIDADE: A coroa tem incrustada a bala oferecida por João Paulo II. O falecido Papa ofereceu a bala que lhe trespassou o corpo no atentado de que foi vítima em Roma, a 13 de Maio de 1981, em sinal de agradecimento à Virgem, por lhe ter salvo a vida. Diz-se que existia na coroa um espaço oco onde a bala encaixou na perfeição! Mistério?
É uma curiosidade interessante, mas não existem coincidências!
ResponderEliminarconcordo plenamente com a Ana Sofia.
ResponderEliminarmas tenho a acrescentar que a coroa é lindissima e ter a bala que atingiu o papa JOÃO PAULO II acho que ainda mais interessante fica pois acho que assim ainda essa mesma coroa assim fica mais....
Cassandra... explica-te!...
ResponderEliminarporfessora não consegui pois sairam-me as palavras todas da boca!!!!!
ResponderEliminarAcho que é uma ideia muito gira, a da bala!
ResponderEliminarCassandra, acho que não te saíram as palavras todas da boca, mas sim as letras do teclado!
ResponderEliminar