13 maio 2010


Li este excerto e adorei. Não resisti a colocá-lo aqui, para ler a vossa opinião.

«Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.»

Rubem Alves

6 comentários:

  1. Ana Sofia14/5/10

    Também gostei muito deste texto e não resisto não comentar este trabalho! Está um texto excelente, sem dúvida! É uma bela metáfora! Neste caso, o vôo é a imaginação e os pássaros são as crianças! Neste texto, tal como um pássaro não conseguia chegar á chave para sair da gaiola, as crianças não conseguiam chegar ao papel e á caneta ou á sua boca para conseguirem falar e escrever segundo a sua imaginação!
    As escolas que são gaiolas são aquelas do tempo da ditadura em que não deixavam as crianças escrever o que quisessem e tinham que aprender segundo os livros que o ditador mandava e não o que eles quisessem aprender ou os professores quisessem ensinar! Prendia-os da sua imaginação que é uma coisa que nasce com o Homem e isso apenas servia para que desaprendessem a imaginação e não os deixassem ser suficientemente livres para imaginar, fosse o que fosse! A minha professora da primária, a professora Joaquina, dizia sempre que, quando andava na escola, a professora dela sempre que dizia para fazerem uma composição, o tema era sobre alguma coisa muito concreta; nunca dava temas livres!
    As escolas que não amam pássaros engaiolados são as escolas em que nós vivemos neste momento que nos deixam pensar e escrever tudo o que quisermos e icentiva-nos a dar largas á imaginação, pois a imaginação não pode ser ensinada; só pode ser icentivada. A imaginação já nasce dentro de nós; é impossível ensiná-la!
    Por estas razões, acho que este texto está muito interessnate e bonito! Outra das razões porque eu acho o texto interessante e bonito, é que o texto faz-nos pensar quanta sorte nós temos por sermos livres e não estarmos presos da nossa imaginação!!
    Eu não aguentaria estar presa da minha imaginação, pois se isso acontecesse não poderia escrever, falar e comentar como eu tanto gosto!

    ResponderEliminar
  2. Ana Sofia14/5/10

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. kassandra14/5/10

    realmente eu não tenho coragem de ter e manter passaros em "cativeiro" pois parece que passados uns dias esles ficam tristes e parece ter medo de nós!!!

    ResponderEliminar
  4. Inês15/5/10

    Eu também não, Kassandra!

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo Kassandra!

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!