No próximo sábado irá realizar-se uma actividade de cicloturismo na nossa escola. Já alguma vez imaginaste como eram as primeiras bicicletas e por que transformações passaram?
Não se sabe ao certo quando é que se inventou a bicicleta, mas alguns historiadores defendem a ideia de que foi Mede de Sivrac. Também se acredita que os egípcios já conheciam esse modo de locomoção, pois desenhavam figuras parecidas nos seus hieróglifos.
Em restaurações de manuscritos de Leonardo Da Vinci, descobriram desenhos com bicicletas muito parecidas às modernas, como podes ver na imagem:
Num museu Alemão existe um modelo chamado Bicicleta de Kassler, de 1761. Os franceses dizem que este exemplar foi exportado de França para a Alemanha.Não se sabe ao certo quando é que se inventou a bicicleta, mas alguns historiadores defendem a ideia de que foi Mede de Sivrac. Também se acredita que os egípcios já conheciam esse modo de locomoção, pois desenhavam figuras parecidas nos seus hieróglifos.
Em restaurações de manuscritos de Leonardo Da Vinci, descobriram desenhos com bicicletas muito parecidas às modernas, como podes ver na imagem:
Em 1790, o conde Sivrac inventou uma máquina parecida com a bicicleta, mas mais moderna, e deu-lhe o nome de Celerífero.
Em 1816, Karl Friederich Von Drais adaptou Celerífero e apareceu a Draisiana.
Em 1820, Kikpatrick McMillan adapta o eixo traseiro e liga com duas barras de ferro.
Em 1839, Kirkpatrick Mac Millan criou os pedais que, ligados às duas barras de ferro, movimentavam o veículo.
Surgiu o primeiro pedal, inventado por Ernest Michaux, que os ligava à roda dianteira; esta criação ficou conhecida por “Velocípede”.
Roseau apresenta uma criação que, com duas correntes, duplicava o giro da roda.
James Boyd Dunlop inventa o pneu que irá trazer um maior conforto para a bicicleta.
Edouard e André Michelin inventam o pneu desmontável, que era de mais fácil manutenção e permitia a sua substituição em caso de dano.
Depois foram introduzidas as mudanças e a roda livre. Desta forma, a bicicleta tem vindo a ser aperfeiçoada até às bicicletas dos nossos dias.
Ana Sofia
Eu vou e estou preparadissíma!
ResponderEliminarEis um trabalho muito completo.
ResponderEliminarestá tudo muito bonito
ResponderEliminare eu tambem se para o ano ouver cicloturismo eu vou pois a minha mãe já não pode ter medo.
ResponderEliminar