O segredo do sucesso escolar
Será que existe algum segredo para alcançar boas notas na escola?
Sim!
Um dos segredos para alcançar boas notas é ter uma boa noite de sono, porque o sono contribui para melhorar a memória; na época de testes, se um aluno estudar até altas horas, esse estudo não terá proveito nenhum. Deve haver uma hora fixa para deitar e para acordar.
O efeito das vitaminas não está provado cientificamente, porque, em grande parte dos casos, as vitaminas têm um efeito psicológico e não um efeito activo. A cafeína pode não ser a nossa melhor amiga, pois só mantém os alunos acordados momentaneamente, não se tirando rendimento do estudo.
Existe a ideia de que é necessário açúcar para ter força para o estudo, mas não é o açúcar das “guloseimas” que nos faz ter um bom rendimento escolar. O açúcar de que estamos a falar é o da nossa alimentação, como, por exemplo, o açúcar dos hidratos de carbono.
Uma das melhores estratégias é ter um plano diário em que se inclua a prática de desporto, uma distracção saudável e divertida.
Também é útil treinar o cérebro com jogos, como o cubo mágico. A capacidade do nosso cérebro permite-nos resolver quebra-cabeças e jogos de lógica e raciocínio. É essencial a prática de passatempos como este porque desenvolve a criatividade e a imaginação.
Tocar um instrumento também é um dos segredos do sucesso escolar.
Para saber mais truques para alcançares bons resultados escolares também te aconselho a ler o livro “SOS! Tenho de passar de ano”, escrito por Renato Paiva.
Provavelmente conhecem estudantes que, para tirar boas notas, nem precisam de ler os apontamentos; no entanto, isso é errado, pois quando chegarem à universidade, as coisas vão-se dificultando. Se esse aluno não tiver criado hábitos de estudo, não conseguirá ultrapassar as dificuldades.
Sigam estes conselhos, mas nunca se esqueçam de estudar!
Sigam estes conselhos, mas nunca se esqueçam de estudar!
Morre-se mais tarde por saber mais: a pessoa armazenou informação e adquiriu mais capacidades e por isso está preparada para resistir e viver mais tempo. Jogos e passatempos como o cubo mágico ajudam a prevenir o Alzheimer e outras doenças.
Ana Sofia
Sofia, mais uma vez, parabéns por este excelente trabalho. Penso que poderá ser muito útil para todos os teus colegas, quer estejam habituados a ter bons resultados ou notas mais fracas! Existem aqui conselhos muito interessantes. Se todos os seguirem, já no início do próximo ano, o resultado só pode ser positivo. E a ideia de que os bons alunos também necessitam de criar hábitos de estudo é muito importante.
ResponderEliminarVão ver que, se seguirem as indicações da Sofia, o resultado estará à vista!
Eu sigo todos estes conselho, aliás os meus pais dizem-mos muitas vezes!
ResponderEliminarTenho uma boa noite de sono, faço uma boa alimentação rica em vitaminas, tenho sempre o dia planeado para gerir bem o tempo, pratico natação, toco guitarra clássica, flauta de bisel, piano, violino e estou a aprender harpa(é difícil...)! Não costumo treinar o meu cérbero com esse tipo de jogos, mas acho que não faz mal, passo a treinar-me agora!
Eu considero que o jogo de cercar o gato (a professora já pôs no blog) também é um jogo em que se pode treinar o cérebro!
ResponderEliminarEu tembém considero, Sofia!
ResponderEliminartodos os comentários me tiraram as palavras da boca.
ResponderEliminar