Snooker: Um jogo fantástico
O snooker ou snooker inglês é um jogo de mesa e taco muito popular sobretudo no Reino Unido e Irlanda.
O snooker é jogado numa mesa de forma rectangular, com seis buracos (um em cada canto e um no meio de cada um dos lados maiores). É jogado com um taco e bolas: uma branca (cue ball), 15 vermelhas, que valem 1 ponto cada, e seis de outras seis cores, cada uma com diferente pontuação: amarela (2 pontos), verde (3), castanha (4), azul (5), cor-de-rosa (6) e preta (7).
Um jogador vence um frame (jogo individual) de snooker se marcar mais pontos que o adversário, usando a bola branca para colocar nos buracos todas as restantes. Um jogador ganha um encontro (match) se atingir a vitória num número predefinido de frames.
Hoje em dia, os profissionais de topo auferem prémios elevadíssimos ao longo da sua carreira.
História do snooker
Na segunda metade do século XIX, o bilhar era um jogo popular entre os oficiais do Exército Britânico colocados na Índia.
O termo snooker tem também origens militares, sendo um termo de calão para os cadetes do primeiro ano e para pessoal inexperiente na vida militar.[
Há quem diga que o Coronel Sir Neville Chamberlain estava a jogar este novo entretenimento quando o seu opositor falhou a colocação de uma bola e Chamberlain chamou-lhe snooker.
De seguida, admira a técnica de um dos maiores vultos do snooker da actualidade, Ronnie O'Sullivan.
08 maio 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Eu confesso que sou uma grande fã deste desporto. Mas só a ver... Já joguei algumas vezes e achei dificílimo. Mas, ao ver os grandes campeões jogar (como este), até parece fácil! Não perco uma transmissão na EuroSport!
ResponderEliminarEra so o O'Sullivan a jogar ou estava outro?! Nem dá hipótese.
ResponderEliminarTambém não acho muito difícil!
ResponderEliminarPor mais que tente, não consigo...
eu tenho uma mesa... tenho as coisas precisas para jogar este jogo e no verão farto-me de jogar isto pois gosto muito!!!
ResponderEliminarTambém acho muito difícil!
ResponderEliminarPor mais que tente, não consigo...
(Enganei-me no comentário anterior, desculpem!)