09 junho 2010

Alice Vieira nasceu em 1943,em Lisboa. É licenciada em Germânicas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958, iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e, a partir de 1969, dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros tendo, actualmente editados cerca de três dezenas de títulos.
Recebeu o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com «Rosa, Minha Irmã Rosa» e em 1983, com «Este Rei que Eu Escolhi», o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil; em 1994, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra.
Recentemente, foi indicada, pela Secção Portuguesa do IBBY (Internacional Board on Books for Young People), como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen.
Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para nós, jovens.

Kassandra

5 comentários:

  1. Ana Sofia9/6/10

    Eu tenho um livro desta escritora entitulado de: "Livro com Cheiro a Morango". Já o li pelo menos duas vezes e gostei muito de o ler!

    ResponderEliminar
  2. Inês9/6/10

    Nunca me tinhas dito Sofia! Depois emprestas-mo? Estou mortinha por lêlo!

    ResponderEliminar
  3. Inês9/6/10

    É a minha escritora favorita!

    ResponderEliminar
  4. Inês11/6/10

    Gosto muito desta escritora porque me disperta curiosidade nos títulos das suas obras, e quando leio o livro que me deixou curiosa fico muito satisfeita com este!!

    ResponderEliminar
  5. Ana Sofia11/6/10

    Claro que sim, Inês! Empresto-to assim que puder!

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!