19 junho 2010


Curiosidades sobre gatos

Porque dizem que os gatos têm sete vidas?

A resposta está na constituição felina: grande flexibilidade, agilidade, destreza, garras afiadas, visão e audição aguçadas, que lhes permitem escapar de muitas situações adversas.
A escolha do “sete” deve-se ao facto de este ser um número simbólico: o sétimo dia foi o do descanso de Deus após a criação do universo, são 7 os pecados capitais, as notas musicais e as cores do arco-íris.

Porque se lambem os gatos?

O costume de se lamberem deu aos gatos a fama de animais higiénicos; este hábito nasceu como instinto de defesa do animal. O gato normalmente começa o ritual passando a áspera língua nas patas, para lavar a cabeça e as orelhas. Depois, lambem o resto do corpo.

Os gatos arranham o sofá por puro prazer

O gato arranha a superfície que lhe dá oportunidade de eliminar as unhas velhas, renovando as garras. Também o faz para marcar território, colocando aí “marcas de cheiro” imperceptíveis aos nossos narizes. Os felinos possuem glândulas odoríficas na parte inferior das patas. Quanto mais o gato usa essa superfície, mais é atraído a ela, pois possui o seu cheiro. O gato também arranha como forma de exercício, espreguiçando-se.
Por isso, se o teu gato arranha o sofá e móveis, é por necessidade. Por isso, habitua-o a arranhar sempre a mesma superfície.


Sónia

3 comentários:

  1. Os gatos são super-fofos.
    Mas... não tenho boas lembranças! Os três ou quatro que já tive desapareceram sem deixar rasto...

    ResponderEliminar
  2. Tal e qual como o grilo que a Kassandra me deu. À terceira foi de vez:
    1ª tentativa de fuga: encontrei-o na cozinha, debaixo da torradeira;
    2ª tentativa de fuga: encontrei-o debaixo do armário, na sala;
    3ª tentativa de fuga: o bichinho encontrava-se na lavandaria, numa casinha toda gira, tapado com uma rede; de noite, o meu marido ouviu-o cantar no pátio!!! Ou seja: o animal saltou 3 ou 4 metros e escondeu-se! Ou então desceu pelas escadas...
    Não entendo... Todos os dias com alface fresquinha... Realmente, a liberdade é preciosa! Que o diga este grilo!

    ResponderEliminar
  3. Ana Sofia20/6/10

    Nem mais, professora! É mesmo uma prova de que a liberdade é preciosa!

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!