06 junho 2010


Ontem, dia 5 de Junho, festejou-se o Dia do Ambiente.

Foi criado em 1972 pela ONU, para tratar de assuntos do ambiente que englobam o Planeta Terra.

Actualmente, face à vida moderna, os prejuízos são elevados. Uma enorme quantidade de lixos é rejeitada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca; em várias localidades ainda não há contentores para separar o lixo, o que aumenta a poluição, uma vez que vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias, são descartados de qualquer forma, levando à absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.

É importante que a população seja prevenida sobre os males causados pela poluição do meio ambiente, assim como das políticas que revertem tal situação.

Cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não atirando lixo para as ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Ana Rita

6 comentários:

  1. É muito importante pensarmos nas últimas frases deste texto: todos somos parte da Terra, lembram-se? O que lhe fizermos, estaremos a fazê-lo a nós próprios. Por isso, vamos fazer do mundo um verdadeiro jardim, onde nos sintamos bem e onde possamos respirar ar puro.
    Eu já faço a minha parte: separo o lixo em casa, não atiro lixo para o chão, procuro não esbanjar água, entre outras coisas. Pode não ser muito, mas se eu fizer um bocadinho, se vocês fizerem um bocadinho, se as vossas famílias fizerem um bocadinho... muitos bocadinhos juntos podem fazer a diferença!

    ResponderEliminar
  2. Ana Sofia6/6/10

    Sim eu também faço uma bocadinho!
    Também nos podemos lembrar da frase: Tudo o que fizermos aos animais fazemos a nós próprios. Lembram-se do trabalho que fiz sobre a importância das abelhas para o Homem? Lá dizia que se as abelhas morressem o Homem morreria também! Está provado cientificamente, por este cientista: Albert Einstein!

    ResponderEliminar
  3. Inês6/6/10

    Eu também faço um bocadinho!

    ResponderEliminar
  4. kassandra7/6/10

    acho este dia um dos mais importantes.

    ResponderEliminar
  5. kassandra7/6/10

    éu faço a reciclagem mas sá um pouquinho.
    acho que o nosso maior bem é o ambiemte pois porque sem ele nós não viviamos!
    Não acham que eu tenho razão?^????

    ResponderEliminar
  6. Inês8/6/10

    Sim, Kassandra acho que tens razão!
    Estavas muito distraída quando escreveste o comentário de cima! Não achas que tenho razão?

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!