04 julho 2010


Existem várias formas de jogar ao berlinde.

Uma delas faz com que, por vezes, se percorram distâncias bastante consideráveis, pois apenas se projecta o berlinde através de um toque do dedo médio ou do indicador, em direcção ao do adversário, tentando acertar-lhe. Quando isto acontece, vão-se somando os pontos, normalmente três por cada toque, até se atingir o limite pré-estabelecido.

Jogo do Mata - Consiste no uso do berlinde principal (berlinde grande). Com um número de jogadores ilimitado, o objectivo é, em espaço aberto, tentar acertar com o nosso berlinde num qualquer outro berlinde adversário. Se houver sucesso recebe um ou mais berlindes do adversário (conforme acordado) e o jogo continua com nova jogada. Em caso de insucesso, passa a vez ao próximo jogador.

Círculo - É riscado um círculo no chão, onde os jogadores colocam um número pré-determinado de bolinhas. Sorteado quem inicia, com sua bolinha a uma distância pré-determinada, tenta tirar do círculo a maior quantidade de bolas, que passam a ser suas. Se errar, é passada a vez. Se a bolinha atiradora ficar no círculo, o jogador tem de deixá-la e usar outra bola.
Estrela - Uma variante do círculo é a estrela, sendo colocada uma bolinha em cada cruzamento da estrela. Os riscos são feitos na terra ou usado giz.

Triângulo - Uma outra versão consiste num triângulo desenhado no chão. É pré-determinada a quantidade de berlindes colocados por cada jogador dentro do triângulo e, um por vez, tentam retirá-lps com o seu. Também vale acertar nos dos adversários para ganhar vantagem ou atrapalhá-los.

Jogo à cova - O objectivo é introduzir o berlinde em pequenas covas, previamente escavadas no solo, e que se podem apresentar em número variável. Pode-se jogar apenas com uma cova ou com várias (ou até colocadas em linha, em triângulo ou em quadrado). O jogador pode alternar a introdução do berlinde nas covas ou afastar os berlindes adversários através de um embate (castanha) provocado pelo seu berlinde, dificultando, assim, a acção aos adversários. No final do jogo, o adversário vencido tem que pagar um berlinde ao vencedor.

Tal como existem várias maneiras de jogar, existem também vários tipos de berlindes, com dimensões, pesos e cores diferentes. Desde os berlindes de pedra, bugalhos, berlindes de vidro, os pirolitos, esferas metálicas, até aos recentes berlindes de casquinha. Todo o bom jogador de berlinde que se preze tem na sua colecção um ou dois Abafadores (berlindes de maior dimensão).

3 comentários:

  1. Cláudia4/7/10

    Eu nunca gostei de jogar berlindes!

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de apreciar berlindes. Com cores bonitas e linhas estranhas... Há muito tempo, costumava comprar berlindes para o meu filho. E, claro, também brincava!

    ResponderEliminar
  3. sónia11/7/10

    tambem nao sei jogar mas tambem gosto de os ver com akelas cores sao espantosos

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!