25 julho 2010


Ideias simples, com estilo e amigas do ambiente

A sustentabilidade assume cada vez mais, e com êxito, um espaço no 'design'. São produtos que promovem a poupança e os valores ambientais, mas sem perder o estilo e a utilidade.

Escolher materiais recicláveis, aproveitar o que não é usado, promover a poupança, sem deixar de ter um objecto com estilo e durável. Este é o objectivo do design sustentável - eco-design -, uma tendência crescente nos campos da arquitectura ou da engenharia, feita especialmente para cativar aqueles que, apesar das preocupações ambientais, não dispensam a beleza ou o estilo de um objecto.

Um dos designers da empresa RITI estava calmamente a tomar café quando lhe surgiram várias ideias que não podia esquecer. Sem um caderno e uma caneta que lhe permitisse escrever o que estava a pensar, resolveu usar um guardanapo e uma palhinha molhada em café. Sem querer, tinha inventado o conceito da impressora a café: um aparelho que usa as borras em vez da tinta, tornando o processo de impressão muito mais ecológico.

Foi nisto que pensou a Ah&Oh quando criou o seu BugPlug, um aparelho simples mas que ajudasse a poupar naquela que é uma das maiores causas de desperdício de energia em casa: o modo stand-by. O BugPlug toma conta dos aparelhos eléctricos de uma divisão: um dos seus "olhos" transmite um sinal aos diversos aparelhos, obrigando-os a desligarem-se caso o outro "olho" não detecte ninguém na divisão. Também há a hipótese de se regular um temporizador para que tudo se desligue a uma determinada hora.

Outra solução sustentável prevista para poupar energia é o telemóvel solar. O Leaf tem como conceito o processo de fotossíntese. O telemóvel adapta-se ao pulso; de dia pode ser usado como pulseira, ou até como relógio, uma vez que dá as horas. Em casa, pode ser colocado num suporte ligado à corrente eléctrica caso as condições atmosféricas sejam desfavoráveis. Se o céu estiver limpo, basta deixar o telemóvel próximo da janela para que ele carregue de forma ecológica. É feito de materiais recicláveis.

O Envi transforma o lixo num composto, que depois vai alimentar uma planta que cresce dentro dele, tornando-o mais agradável. Esse composto pode ainda ser retirado do caixote e usado noutro local.

5 comentários:

  1. Marta25/7/10

    Tudo o que seja para ajudar o ambiente é bem vindo!

    ResponderEliminar
  2. Tiago25/7/10

    Isto são ideias mesmo originais...

    ResponderEliminar
  3. Tânia25/7/10

    Todas as pessoas deveriam ser amigas do ambiente. Desse modo, eram amigas de si próprias...

    ResponderEliminar
  4. Tiago25/7/10

    Estas descobertas são pequenos passos que se dão para melhorar o mundo... Todos deveríamos contribuir um pouco. Eu e a minha família já fazemos a nossa parte: separamos todo o lixo e não esbanjamos água nem electricidade!

    ResponderEliminar
  5. Ana Sofia25/7/10

    Concordo! Todos devemos fazer a nossa parte!

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!