02 julho 2010

Mito de Cassandra

O mito de Cassandra conta-nos que ela era a filha de Príamo (rei de Tróia) e Hécuba e era dona de uma beleza muito grande. Recebeu o dom da profecia do deus Apolo, que por ela se encantou.
Mas diante das suas recusas ao amor do deus, Apolo condenou-a a nunca ter nenhuma das suas profecias acreditada por ninguém…

Outra lenda conta a maneira pela qual Cassandra e o seu irmão gémeo, Heleno, receberam o dom da profecia. Homero conta que estava a decorrer um festival em comemoração do nascimento dos gémeos, no santuário de Apolo. As duas crianças brincavam e, cansadas, adormeceram no templo. Os seus pais e parentes, bêbados, retornaram para suas casas, esquecendo os gémeos no santuário. Na manhã seguinte, deram por falta das crianças e correram para o templo. Quando lá chegaram, viram as serpentes sagradas a limpar com as línguas os ouvidos das crianças. Assustadas com os gritos das mulheres, os animais desapareceram entre os arbustos de loureiro que cresciam próximo ao altar. A partir dessa hora, as crianças passaram a possuir o dom da profecia, pois ouviam o que os deuses diziam.

Cassandra adivinhou a Guerra de Tróia e o verdadeiro objectivo do cavalo de madeira, deixado às portas da cidade. Mas os Troianos pensavam que ela tinha enlouquecido e não acreditaram nela, tal como Apolo havia destinado. Quando Tróia foi destruída, ela procurou refúgio num santuário de Atena, mas foi feita prisioneira.


Foi dada a Agamenon, que a leva no seu navio. Foram ambos assassinados por Egisto, amante da rainha Clitemnestra, esposa de Agamenon.

Kassandra


3 comentários:

  1. A Kassandra teve uma bela ideia, não concordam?

    ResponderEliminar
  2. Tiago e Helder2/7/10

    Esta lenda é muito engraçada.

    ResponderEliminar
  3. Vitor3/7/10

    A deusa Cassandra é muito bonita.

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!