06 julho 2010

O menino que consertou o mundo

Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e resolveu tentar encontrar uma solução para os diminuir. Passava dias no laboratório, a trabalhar arduamente.
Certo dia, o filho, de sete anos, invadiu o seu santuário, decidido a ajudá-lo.
Vendo que seria impossível convencê-lo do contrário, o pai procurou algo para o entreter. Até que se deparou com o mapa do mundo numa revista. Com uma tesoura, recortou-o em vários pedaços e, junto com fita-cola, entregou-o ao filho, dizendo;
- Vou dar-te o mundo, para o consertares. Vê se consegues sozinho.
O pai pensou que tinha arranjado uma boa estratégia para manter o filho ocupado, pois ele não conhecia a geografia do planeta e levaria dias para montar o quebra-cabeças!
Porém, uma hora depois, ouviu a voz do filho:
- Pai, pai, já fiz tudo!
Para grande surpresa do pai, o mapa estava completo. Todos os bocados estavam nos seus devidos lugares. Como fora possível?
- Tu não sabias como era o mundo! Como conseguiste?!
- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas, quando você tirou a folha da revista, eu vi que, do outro lado, havia a figura de um homem. Quando me deu o mundo para eu consertar, eu tentei, mas não consegui. Então lembrei-me do homem. Virei os recortes e comecei a consertar o homem. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e ... descobri que tinha consertado o mundo!
Que lição podemos retirar desta história?

4 comentários:

  1. Jonas6/7/10

    Eu achei esta historia o maximo. ela ensina que devemos ensinar o homem a tratar do mundo, a consertá-lo.

    ResponderEliminar
  2. Maria João6/7/10

    Eu achei esta história muito engraçada porque nos ensina um lição muito importante: o mundo precisa de ser consertado, tem muitas injustiças, tem pessoas a passar fome, sem emprego, sem casa. Era preciso que houvesse muitas pessoas como este menino para que conseguissem consertar o mundo. A lição que esta história nos ensina é que temos que consertar primeiro o homem, para depois consertar o mundo. Ou seja, o mundo está a precisar de conserto por causa do próprio homem, que lhe faz mal. Se consertarmos o homem, que é de onde vem todo o mal, então o mundo estará consertado. Por exemplo, o homem é que provoca a poluição e se não tiver cuidado, daqui a uns anos o mundo estará destruído por causa dessa mesma poluição.

    Toda a gente devia meditar nesta história!

    ResponderEliminar
  3. Ana Sofia6/7/10

    Se o cientista tentasse resolver os problemas do Homem, seria muito mais fácil resolver os problemas do mundo, pois os problemas do homem são os problemas do mundo porque o Homem faz parte do mundo e sem o Homem não podíamos construir o mundo!
    Daqui ainda se pode retirar outra lição: os Homens não se medem aos palmos. O filho ensinou uma lição de tal maneira importante ao paique pode mudar o resto da sua vida!

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que o mundo já não tem conserto

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!