Trocam as férias pelo bê-á-bá da Universidade
O projecto "Universidade Júnior" vai na 6.ª edição e os números falam por si: mais de cinco mil jovens inscritos, de todos os cantos do país, que abdicam de uma semana de férias para contactar com o mundo das faculdades. Todos dizem adorar e querem repetir.
A sala estava repleta de pipetas, tubos de ensaio, soluções químicas, microscópios e outros objectos que denunciavam logo à primeira vista o local de que se tratava: uma sala de ciências. Os 14 alunos do grupo ouviam atentamente a explicação das monitoras sobre ADN.
"É parecido com o que dá às vezes no CSI", comentavam os estudantes, entre os 12 e os 14 anos. Interessados, questionavam frequentemente e absorviam a informação, para, depois, colocar os ensinamentos em prática.
"O projecto é uma mais-valia para mim, porque ponho os conhecimentos em prática e divirto-me imenso com os miúdos. Além disso, é óptimo para eles porque estão a aprender num ambiente descontraído e a conviver", referiu Susana Neto, monitora do grupo e finalista do curso de Ciências da Universidade do Porto.
A motivação de João Noites, de 14 anos, pela terceira vez na Universidade Júnior, já alastrou à família. "Vim porque o meu primo me convidou", confessou Luís Martins, de 12 anos, interessado nos segredos da Informática.
"O que gosto mais é de conhecer várias pessoas e aprender novas coisas, principalmente em Ciências e Direito, que são as minhas áreas preferidas", disse João Noites. "Assim podemos conhecer as faculdades, o que nos ajuda a decidir o que queremos para o futuro", acrescentou.
"É importante cativar os jovens para o ensino para combater o abandono escolar, mostrar-lhes que a faculdade não é um bicho de sete cabeças", afirmou Filomena Mesquita, uma das coordenadores do projecto.
Ao disponibilizar aos que moram mais longe alojamento em instalações militares, faz-se com que os miúdos aprendam a gerir espaços, horários e hábitos. Apesar do entusiasmo geral - para muitos é a primeira vez que estão a dormir fora de casa - as regras são para cumprir: às 23 horas a luz é apagada e é tempo de fazer silêncio para descansar.
O projecto decorre até 23 deste mês e os estudantes pagam 75 euros pela semana, incluindo almoço. Participam alunos dos 10 aos 18 anos e as actividades vão da Geometria à Biologia, passando pelo Latim.
In Jornal de Notícias de 10 de Julho
Esperamos que a Inês nos conte o que fez na Universidade Júnior!
Eu também participei , com a Inês, neste projecto e partilho das mesmas opiniões: gostei de conhecer as faculdades, as pessoas e gostei muito das experiencias que tive nesta semana!
ResponderEliminarEsta é uma experiência que sempre recordarei!
ResponderEliminarEu era para ir para o ICBAS para Ciências da Saúde só que já fui tarde e é só apartir do 10º ano
ResponderEliminarAcho que foste é cedo de mais!
ResponderEliminarConcordo com a Sofia... EhEhEh
ResponderEliminar