25 agosto 2010

Maria Alberta Menéres completa hoje 80 anos: Parabéns!

A escritora Maria Alberta Menéres completa hoje 80 anos. Trata-se de uma das mais produtivas e talentosas criadoras portuguesas, que estende a sua vastíssima obra através da literatura infantil, da poesia, do romance e do ensaio.

A escritora conhecida, sobretudo, pelos seus livros para a infância e juventude, iniciou a carreira pela poesia com “Intervalo”, em 1952. O seu talento rendeu-lhe o prémio internacional de poesia Giacomo Leopardi pela qualidade de “Água-Memória”. Como poetisa, Maria Alberta Menéres aborda uma certa realidade feminina, com uma linguagem com grande riqueza rítmica.

Ainda na poesia, organizou a “Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa”.
Mas esta dinâmica mulher de letras, licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas, que foi professora de liceu, tradutora e colaboradora de vários jornais e revistas, é reconhecida como uma das mais notáveis escritoras portuguesas de livros para os mais novos.
A sua produtividade é quase inacreditável: escreveu mais de 70 títulos, sempre com histórias vivas, capazes de prender o interesse dos mais pequenos, para quem tem uma mensagem de optimismo. Ao mesmo tempo, procura alertá-los para os aspectos mais simples do quotidiano, pois cada um deles tem algo para nos contar e nos tocar bem fundo. Tema recorrente nas suas obras é o das relações familiares, destacando, nomeadamente, a importância que os avós têm no nosso crescimento. Com a sensibilidade própria de uma poetisa, Maria Alberta Menéres cria situações originais, investe na recolha tradicional, faz versões de obras clássicas. Com um estilo narrativo peculiar, recorre a antigas oralidades para envolver o leitor num clima real com um toque de magia.

Em 1986, foi distinguida com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças, “pelo conjunto da sua obra literária e pela manutenção de um alto nível de qualidade”.
Entre a sua vasta obra merece destaque “Ulisses”, que já conta com 35 edições e mais de 600 mil exemplares vendidos.

A sua editora, a Asa, resolveu consagrar 2010 como o Ano Maria Alberta Menéres, com várias iniciativas, que teve o seu ponto mais alto com a publicação de uma obra, “Camões, o super-herói da língua portuguesa”, que, segundo a autora, é “uma biografia romanceada à minha moda de um dos maiores poetas portugueses”.
In Jornal de Notícias

1 comentário:

  1. Ana Sofia25/8/10

    Também lhe desejo muitos parabéns!
    " procura alertá-los para os aspectos mais simples do quotidiano, pois cada um deles tem algo para nos contar e nos tocar bem fundo." Eis o excerto de que quero tetemunhar.

    Há pouco tempo fui a uma feira do livro conm a intenção de compra algum livro que me parecesse interessante escolhi um livro desta escritora entitulado de "À beira do Lago dos Encantos". Passado poucos dias comecei a lê-lo. Cheguei ao fim e fiquei desiludida, pois achava que não conseguiaretirar nada de importante daquele livro. Os dias foram passando e eu não me conformava com o que se tinha sucedido, pois acho que cada livro, á sua maneira, tem um interesse particular e não conseguia descobrir o deste.
    Pensei, pensei e pensei outra vez sobre o livro e cheguei á conclusão que a mensagem daquele livro era exactamente para nós pensarmos sobre ele e chegarmos á conclusão do excerto acima.

    Com este facto, para além do que já admirava fiquei a admirar ainda mais esta maravilhosa escritora!

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!