21 outubro 2010


Canto das Letras

Era uma vez uma menina chamada Anabela, que vivia numa casa muito elegante, com os pais. Anabela era alta, bonita e tinha uns belos cabelos compridos. Ela não gostava de ler; preferia dançar. Por isso, era uma aluna fraca. Todos os natais e todos os aniversários, os familiares ofereciam-lhe livros, pensando que ela gostasse de ler, mas ela colocava-os numa caixa, na cave.
Um dia, quando Anabela levava uma pilha de livros para a cave, tropeçou, caiu e os livros espalharam-se à sua volta. À sua frente ficou um livro com o título “Canto das Letras”. Anabela achou o título interessante: seria que as letras cantavam? Ou seria que as letras estavam num canto qualquer?
A menina, curiosa com o título, abriu o livro e começou a ler. A história pareceu-lhe muito engraçada.
À medida que folheava o livro, Anabela ficava cada vez mais interessada na história. Ela estava muito admirada, porque era a primeira vez que conseguia ler um livro.
De repente… aconteceu uma coisa estranha: Anabela entrou na história e sentiu-se a personagem principal, uma princesa que procurava o seu anel mágico.
Entretanto a mãe da Anabela chamou-a para lanchar.
Chamou, chamou, chamou… mas Anabela não respondeu. A mãe, preocupada, foi ver o que se passava. Viu a filha agarrada a um livro, toda entusiasmada. Ficou a apreciá-la sem a interromper. Foi embora sem barulho algum, deixando a filha sossegada. Naquele dia, Anabela não lanchou.
E, a partir daquele dia Anabela leu todos os livros que tinha na cave.

Composição colectiva dos alunos do 5º C,
a partir da capa e título do manual
de Língua Portuguesa

1 comentário:

Comentar, mas sempre educadamente!