09 dezembro 2010


O Natal está à porta!

A “coroa de Natal” ou “Guirlanda” é um memorial de consagração.


Estas coroas podem ser entendidas como enfeites, oferendas, uma celebração memorial aos deuses ou à vitalidade do mundo vegetal, uma celebração das vítimas que eram sacrificadas aos deuses pagãos e, ainda, uma celebração nos desportos.

Significam um “Adorno de Chamamento” e, consequentemente, são porta de entrada de deuses. Por isso as guirlandas são colocadas nas portas, como sinal de boas vindas!

3 comentários:

  1. AnAlmeidA10/12/10

    Entre os símbolos do ciclo do Natal temos a coroa do advento. É feita de folhas verdes e nela se colocam quatro velas.

    Surgiu na Alemanha, no século dezanove, mais exactamente nas regiões evangélicas, situadas ao norte. Para comemorarem a chegada do Natal, a noite mais fria do ano, os colonos acendiam fogueiras e sentavam-se ao redor.

    Mais tarde, não podendo acendê-las dentro de casa, tiveram a ideia de tecer uma coroa de ramos de abeto - uma espécie de pinheiro, enfeitando-a com flores e velas.

    No Inverno rigoroso dos países frios, todas as árvores perdem as folhas, excepto os pinheiros, sendo um sinal de que a natureza não morreu totalmente.

    No início do século vinte, os católicos adoptaram o costume de colocar a coroa nas igrejas e casas.

    ResponderEliminar
  2. A coroa da foto é muito bonita. Todos os anos colocamos uma coroa na porta da entrada para mostrar às outras pessoas que na nossa casa se comemora o Natal. E também para mostrar que todas as pessoas são bem vindas.

    ResponderEliminar
  3. Está mesmo à porta. Já faltam poucos dias para cantarmos os parabéns a Jesus!

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!