30 dezembro 2010


Próximo ano será rico em eclipses
De acordo com informações do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, estão previstos seis eclipses para 2011 (quatro solares parciais e dois lunares totais), dos quais Portugal só poderá assistir a três.

Já no próximo dia 4, Portugal terá a oportunidade de ver nascer um eclipse solar parcial, quando a Lua esconder uma parte da luminosidade do Sol, entre as 6.40 horas e as 11 horas. Este fenómeno será visível em boa parte da Europa, Norte de África e Ásia Central, se o estado do tempo permitir.

Após este eclipse, os portugueses poderão observar, em 2011, mais dois fenómenos do género: o primeiro, um eclipse lunar total, em que a Terra estará alinhada entre o Sol e a Lua, será no dia 10 de Dezembro, ao final da tarde, por volta das 17.30 horas. Portugal verá apenas a penumbra da Lua, no desfecho do acontecimento.
O segundo, também um eclipse lunar total, ocorrerá no dia 15 de Junho, das 17 horas até às 23 horas. Mas Portugal irá perder o começo deste eclipse, pois encontrar-se-á em pleno solstício de Verão e, como tal, anoitece mais tarde. Ainda assim, o fenómeno poderá ser observado a partir do início da noite.
Além destes, são esperados mais três eclipses solares parciais.
Estes fenómenos estão previstos para o dia 1 de Junho, 1 de Julho e 25 de Novembro.

Segundo a NASA, esta combinação de quatro eclipses solares e dois lunares é rara e acontecerá somente seis vezes no século XXI (2011, 2029, 2047, 2065, 2076 e 2094).
A NASA explica, também, que o primeiro e o último eclipse ocorrem sempre em Janeiro e em Dezembro, respectivamente. Acrescenta, ainda, que um eclipse solar só ocorre com a Lua Nova e um eclipse lunar acontece somente com a Lua Cheia.

Para quem não quer perder estes eclipses e não se encontra em nenhum dos locais com boa visibilidade, poderá recorrer ao site da NASA, que transmitirá em directo os fenómenos.
In Jornal de Notícias

5 comentários:

  1. Uau! Adorava ver um Eclipse! Já estudei isso em Fisico-Química e aprendi que eram muito raros: só acontecem quando o Sol, a Lua e a Terra estão perfeitamente alinhados(o que não é comum porque o plano de órbita da Lua tem 5.ºgraus de inclinação em relação à da Terra).
    Quero mesmo ver!

    ResponderEliminar
  2. Inês, marca na tua agenda: dia 4 de Janeiro, de manhã, até às 11 horas, andar «com a cabeça na lua», a olhar para o céu... Isto se não chover!!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. AnAlmeidA30/12/10

    Não esquecer os óculos para apreciar o eclipse sem problemas!

    ResponderEliminar
  4. Claro, sem óculos é perigoso!

    ResponderEliminar
  5. Ana Sofia31/12/10

    Lembro-me que vi um em pequenina. Só que já não me recordo muito bem como foi!
    Quero mesmo ver este!

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!