Próximo ano será rico em eclipses
De acordo com informações do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, estão previstos seis eclipses para 2011 (quatro solares parciais e dois lunares totais), dos quais Portugal só poderá assistir a três.
Já no próximo dia 4, Portugal terá a oportunidade de ver nascer um eclipse solar parcial, quando a Lua esconder uma parte da luminosidade do Sol, entre as 6.40 horas e as 11 horas. Este fenómeno será visível em boa parte da Europa, Norte de África e Ásia Central, se o estado do tempo permitir.
Após este eclipse, os portugueses poderão observar, em 2011, mais dois fenómenos do género: o primeiro, um eclipse lunar total, em que a Terra estará alinhada entre o Sol e a Lua, será no dia 10 de Dezembro, ao final da tarde, por volta das 17.30 horas. Portugal verá apenas a penumbra da Lua, no desfecho do acontecimento.
O segundo, também um eclipse lunar total, ocorrerá no dia 15 de Junho, das 17 horas até às 23 horas. Mas Portugal irá perder o começo deste eclipse, pois encontrar-se-á em pleno solstício de Verão e, como tal, anoitece mais tarde. Ainda assim, o fenómeno poderá ser observado a partir do início da noite.
Além destes, são esperados mais três eclipses solares parciais.
Estes fenómenos estão previstos para o dia 1 de Junho, 1 de Julho e 25 de Novembro.
Estes fenómenos estão previstos para o dia 1 de Junho, 1 de Julho e 25 de Novembro.
Segundo a NASA, esta combinação de quatro eclipses solares e dois lunares é rara e acontecerá somente seis vezes no século XXI (2011, 2029, 2047, 2065, 2076 e 2094).
A NASA explica, também, que o primeiro e o último eclipse ocorrem sempre em Janeiro e em Dezembro, respectivamente. Acrescenta, ainda, que um eclipse solar só ocorre com a Lua Nova e um eclipse lunar acontece somente com a Lua Cheia.
Para quem não quer perder estes eclipses e não se encontra em nenhum dos locais com boa visibilidade, poderá recorrer ao site da NASA, que transmitirá em directo os fenómenos.
In Jornal de Notícias
Uau! Adorava ver um Eclipse! Já estudei isso em Fisico-Química e aprendi que eram muito raros: só acontecem quando o Sol, a Lua e a Terra estão perfeitamente alinhados(o que não é comum porque o plano de órbita da Lua tem 5.ºgraus de inclinação em relação à da Terra).
ResponderEliminarQuero mesmo ver!
Inês, marca na tua agenda: dia 4 de Janeiro, de manhã, até às 11 horas, andar «com a cabeça na lua», a olhar para o céu... Isto se não chover!!!
ResponderEliminarBeijinho
Não esquecer os óculos para apreciar o eclipse sem problemas!
ResponderEliminarClaro, sem óculos é perigoso!
ResponderEliminarLembro-me que vi um em pequenina. Só que já não me recordo muito bem como foi!
ResponderEliminarQuero mesmo ver este!