Rituais e Tradições Europeias na Passagem de Ano
Os rituais e tradições da Passagem de Ano na Europa são imensos. Muito para além dos habituais jantares e reuniões de amigos e família e das festas de Reveillon, existem muitas e diferentes tradições europeias de fim de ano.
Algumas de origem religiosa, outras com um cariz mais pagão. As tradições de passagem de Ano nos países europeus mais vulgares são as seguintes:
Brindar com champagne;
Refeições melhoradas;
Passeios nas ruas cobertas de neve;
Visitas aos amigos e familiares...
Passagem de Ano em Portugal
Em Portugal, os portugueses gostam de fazer barulho na noite de passagem de ano, atirando loiça pela janela ou batendo com as tampas das panelas; também comem doze uvas passas à meia-noite, em cada uma das 12 badaladas do sino, à hora certa.
Passagem de Ano no Reino Unido
Na Passagem de Ano do Reino Unido, à meia-noite, todos os britânicos saem à rua juntos, dançando e cantando a música “Auld Lang Syne”.
Passagem de Ano na Dinamarca
Na Passagem de Ano da Dinamarca é tradição assistir ao discurso de Ano Novo da Rainha na televisão, às 18h, e brindar com champanhe. O jantar é recheado de comidas saborosas numa mesa enfeitada ricamente com chapéus, cornetas, e crackers (tubo de papel que é puxado por duas pessoas, fazendo um estrondo quando rebenta e libertando confetti). À meia-noite, juntamente com os cânticos e o champanhe, come-se bolo de maçapão e depois todos vão para a rua rebentar crackers e ver o fogo-de-artifício.
Passagem de Ano na Irlanda
Na Irlanda, as raparigas jovens dormem com azevinho debaixo da almofada, na esperança de encontrarem o amor da sua vida no Ano Novo. Muitas pessoas dirigem-se à ilha de Achill, para desfrutar de um dos últimos pores-do-sol da Europa, e para ver o último de cada ano. Outra tradição, para a primeira manhã do ano, é o mergulho, nú, nas águas geladas do Atlântico, para testar as resoluções dos nadadores mais corajosos.
Passagem de Ano em Itália
Na noite da Passagem de Ano, os italianos e os turistas estrangeiros devem usar roupa interior vermelha. Alguns italianos atiram pela janela os objectos que já não querem (roupas, pratos, etc.) para simbolizar o esquecer do passado e a entrada numa vida nova. Adicionalmente, escrevem-se os desejos para o novo ano num papel e atiram-se para uma lareira, para que se tornem realidade.
Achei-as todas muito giras e com muito sentido e significado.
ResponderEliminar