17 janeiro 2011

Como e quando podar as árvores?

Alguns dados interessantes:

- As podas de rejuvenescimento são mais indicadas no final do Inverno, pois é quando o crescimento vegetativo é retomado.

- A fase de lua minguante é ideal, pois a seiva das plantas refluem para a raiz, fazendo com que a poda dos galhos e folhas desperdice menos seiva.

- A poda no período da tarde permite que as plantas tenham o período nocturno para cicatrizar os cortes.

- Para minimizar a exposição do corte, que pode ser contaminado com fungos e bactérias e adoecer a planta, utilizar uma camada de látex, verniz ou produto próprio para cicatrização do corte.

- Muitas outras vidas dependem das árvores, como os passarinhos e os ninhos, lagartas que se transformarão em belas borboletas, formigas e até mesmo microorganismos que equilibram o ecossistema. Por isso, antes de podar, observe e planeie, para evitar maiores danos para estes seres vivos tão importantes.

- A poda não elimina somente a parte áerea das plantas (folhas e galhos), mas também a vida no solo (fungos, bactérias, etc), que dependem das “sobras” da fotossíntese eliminadas pelas raízes. A poda dificulta a acção desses microorganismos, que auxiliam na dissolução de minerais importantes na alimentação das plantas. Ou seja, está tudo ligado, através da cadeia alimentar!

Irene

1 comentário:

  1. Irene17/1/11

    O meu avô sabe tudo sobre podar as árvores. E agora está na altura de o fazer, antes da Primaveras!

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!