27 janeiro 2011


Formato do cavalo marinho serve para caçar

Chamam-lhes cavalos-marinhos por causa da forma da cabeça, dorso redondo e postura vertical, que lhes dá um ar garboso como têm os cavalos. Mas estes seres marinhos deslocam-se com relativa lentidão dentro de água, tornando-se alvo fácil de predadores.

Qual a vantagem daquela forma em "S", então? Um estudo publicado agora na Nature Communications mostra que isso os torna também ágeis caçadores de camarões.
Graças à gravação em vídeo dos movimentos natatórios de cavalos-marinhos e à utilização de modelos matemáticos para fazer a sua análise, descobriu-se que a forma do pescoço do animal lhe permite fazer um movimento rápido com a cabeça na direcção dianteira para capturar a sua presa.

Com o seu focinho pontiagudo, o cavalo-marinho tem apenas uma barbatana dorsal e duas peitorais muito pequenas, o que lhe dá uma capacidade de locomoção limitada. Desloca-se muito devagar através das águas. Para se fixar, usa a cauda, que enrola em torno de plantas marinhas. Já a forma e o movimento do pescoço parecem estar adaptados à captura de alimento.

Estes animais, que evoluíram a partir de um grupo de peixes chamados peixes ósseos, têm um plano de caça que se resume simplesmente a esperar que a presa passe muito perto. Quando isso acontece, o cavalo-marinho lança o pescoço para a frente e ligeiramente para cima, e já está!

1 comentário:

Comentar, mas sempre educadamente!