07 fevereiro 2011


S. Valentim

A história do dia de São Valentim remonta à Idade Média. Valentim lutou, na altura, contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, Valentim casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.

Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “O Seu Namorado” ou “Do Seu Valentim”.

Na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de Fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.

O dia de São Valentim era, até há algumas décadas, uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas, ao longo do século XX, o hábito estendeu-se a muitos outros países.

1 comentário:

  1. Desesperada!!!!9/2/11

    S. Valentim,
    S. Valentim,
    Haverá no mundo
    Um namorado para mim?...

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!