ALERTA!
2010 - Ano Europeu da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social
O ano de 2010 é dedicado à Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social na Europa. A erradicação da pobreza é um fenómeno muito difícil de atingir. Precisamos de mudar a mentalidade e a actividade da sociedade em geral, de pôr as pessoas em primeiro lugar nas preocupações sociais, políticas e económicas. Só assim se irá ao encontro de soluções para os problemas que atingem particularmente as famílias mais pobres.
Há poucos meses, o inquérito Eurobarómetro revelava que 62 por cento dos portugueses diziam ter alguma dificuldade em viver com o rendimento doméstico mensal, enquanto 15 por cento consideravam ser difícil.
Em números gerais, já sem avaliação por país, o estudo mostra que nove em cada dez europeus (87 por cento) crêem que a pobreza é um obstáculo ao acesso a uma habitação condigna, oito em cada dez acham que limita o acesso ao ensino superior ou a educação de adultos e 74 por cento consideram que reduz as possibilidades de encontrar um emprego.
A maioria dos europeus (60 por cento) acredita que afecta também o acesso a um ensino básico de qualidade e 54 por cento pensam que a capacidade de manter uma rede de amigos e conhecidos é limitada.
O presidente da Rede Anti-Pobreza em Portugal explica que, a nível político, «é necessário perceber que não basta ter um emprego, porque grande parte dos nossos pobres têm um emprego mas têm um vencimento tão baixo e tão inseguro que não permite criar condições para as famílias poderem aliviar as suas necessidades e a sua qualidade de vida».
23 abril 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Por estas razões acho que escolheram um bom tema para o Jornal da nossa que é este mesmo!
ResponderEliminarEu concordo com a Sofia, e acrescento que se devia dar mais valor a estes casos!
ResponderEliminar