PARA PENSAR: O(s) sobrevivente(s)
Eis uma versão de um problema, retirado de uma obra, datada de 1555, Tratado da Arte da Aritmética, de Bento Fernandes.
15 Mouros e 15 Cristãos
Quinze cristãos navegando pelo mar toparam uma galé de mouros que trazia 15 mouros e pelejaram tanto, de uma parte e da outra, que se não puderam vencer e abalroaram os mouros e entraram dentro. E quando se acharam tantos de uma parte como da outra vieram a partido que se pusessem todos numa roda os mouros entre os cristãos e que contassem de 1 a 9. E em quem acertasse, quer fosse cristão ou mouro, o lançassem ao mar como chegasse a 9. E assim fossem contando, sempre por diante, até chegar a 9 não tornando para trás. E se acertasse de cair nos cristãos os deitassem ao mar e os mouros levassem a presa e acertando nos mouros os deitassem ao mar e os cristãos levassem a presa.
Pergunto: de que modo se devem pôr os cristãos e os mouros entre eles para que os mouros se deitem todos ao mar e os cristãos fiquem com a vitória?
23 abril 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Devem-se pôr: 8 cristãos, 15 mouros e 7 cristãos.
ResponderEliminarM C M C M C M C M C M C M C M C M C M C M C M C M C M C.
ResponderEliminarPenso que assim é que deviam estar dispostos os cristão para, no fim, ficar apenas um cristão e ganhar.
O português do problema não é muito actual... penso que têm de ler várias vezes o problema, até o perceber! No final, só podem restar 9 cristãos! Têm que estar intercalados mouros e cristãos, para, ao contar, sair sempre «a sorte» aos maus!!
ResponderEliminar