29 abril 2010

Os dinossauros

Toda a gente conhece os temíveis dinossauros, os saurópedes gigantes, aqueles dinossauros que voam fazendo sombra aos terrestres e as lendas marinhas que são “apenas” dinossauros!
Vou mostrar alguns dinossauros, mas cuidado, alguns são perigosos e certamente vocês não vão querer dar de caras com um!

Carnívoros
Vamos agora conhecer um predador mas também necrófago:

Giganotossauros
O Giganotossauros é um gigante carnívoro bípede que viveu há 90 milhões de anos. Este dinossauro andava em terra firme e era temido pelos outros dinossauros. Não é de admirar que os outros dinossauros se sentissem intimidados pelo Giganotossauros, pois este, com os seus 15 m de comprimento (mais 2 m que o Tyranossauros), metia medo! Os seus dentes podiam atingir os 20 cm de comprimento, o que também não facilitava a vida a quem se quisesse meter com ele, apesar de serem poucos os atrevidos.
Além de predador, o Giganotossauros, era necrófago. Ser necrófago permitia-lhe poupar energia e evitar ferimentos durante o combate.
Os fósseis deste dinossauro foram encontrados na América do Sul.

Saurópodes

Passamos agora para o espantoso, impressionante e enorme Superssauros.

Superssauros
Este saurópode viveu há 150 milhões de anos (Jurássico).
O Superssauros, com os seus impressionantes 42 m de comprimento e 16,5 m de altura, suportava 50 toneladas! Com seu pescoço de 12 m, conseguia alcançar as folhas das árvores. As suas patas eram almofadadas, tal como as dos elefantes, para servirem de amortecedor. Os fósseis deste dinossauro quadrúpede foram encontrados na América do Norte.

Um Predador marinho

Por fim, vou apresentar-vos o maior predador carnívoro de sempre e que é o meu dinossauro favorito:

Liopleurodon
O liopleurodon era um dinossauro aquático, com 25 m de comprimento, que viveu há uns espantosos 250 milhões de anos. Os seus fósseis foram encontrados na América do Sul, no Chile, na França, na Alemanha e na Inglaterra. O liopleurodon era um carnívoro que se alimentava de répteis marinhos. Por incrível que pareça, a cabeça deste dinossauro media 5 m e os seus dentes 30 cm.
Pesava em média 75 toneladas, mas podiam atingir as 150!
Quando a água, que transportava um cheiro de uma presa, lhe entrava pelas narinas, este, consoante a narina onde o cheiro fosse mais intenso, virava-se para esse lado, à procura da futura presa.

João

6 comentários:

  1. Ana Sofia29/4/10

    Ainda bem que não vivemos no tempo dos dinossauros! João, sabes poprque é que os dinossauros desapareceram?

    ResponderEliminar
  2. Cláudia30/4/10

    Concordo com a Sofia

    ResponderEliminar
  3. Inês30/4/10

    Concor do com tigo Sofia!
    Mas Deus pensou em tudo!

    ResponderEliminar
  4. João pedro3/5/10

    Alguns cientistas pensam que foi um meteorito; outros pensam que foram vulcões que expulsaram grandes quantidades de lava; e outros têm teorias diferentes.
    Contudo, ainda não se sabe como desapareceram, por isso, temos que continuar a investigar!

    ResponderEliminar
  5. Eduardo4/5/10

    So queria ser do tamainho do Superssauros.

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!