20 maio 2010


Tudo o que precisas saber para ter um aquário sempre bem tratado

Não há coisa mais relaxante do que olhar para um aquário depois daqueles dias cansativos em que te levantas cedíssimo e só chegas a casa quando o sol se põe. Para ajudar a aliviar o stress nesses dias, a seguir tens umas dicas para montar e tratares de um aquário:

LOCAL: Antes de montar o aquário deves ter em atenção onde o vais pôr: não o deves pôr atrás das portas e também não aconselho pôr à frente da porta. Num canto da sala seria o ideal!
TAMANHO: O tamanho do aquário deve estar de acordo com o tamanho do espaço onde é inserido. Deves escolher os aquários rectangulares, mais compridos do que altos. Quanto maior for o aquário e menor a quantidade dos peixes, mais bonito fica!
CASCALHO: Deves utilizar areia grossa, lavada, de rio, com diâmetro médio de 2 a 6mm e a camada não deve ultrapassar os 5cm.
LUZ: Para iluminar o aquário, as lâmpadas devem estar por fora e atrás do aquário. As lâmpadas devem ser brancas ou azuis e fluorescentes.
TEMPERATURA: Não deve ser muito quente nem muito fria: entre 25 e 27ºC.

MATERIAL: As plantas renovam a água, mas essa renovação não é suficiente; para isso deves usar um filtro. Podes escolher entre filtro biológico, filtro mecânico e filtro químico.
Deves decorar o teu aquário com troncos previamente lavados e com pedras. Para lavar os troncos, deves deixá-los num balde com água e sal sem iodo.
De seguida deves introduzir a água (deves pôr um prato no fundo do aquário e deitar a água para esse prato para não perfurar a areia grossa). Se usares água canalizada, deves pôr um produto próprio para sair o cloro, pois o cloro pode matar os peixes em caso de o ingerirem.
Passados alguns dias, deves introduzir as plantas. Eu aconselho que, antes de comprares as plantas, faças um teste, para medir a qualidade da água e, assim, saber que plantas pode comprar.
PEIXES: Depois de esperares duas a três semanas desde que as plantas são introduzidas é que deves introduzir os peixes. Antes de introduzires os peixes, deves pôr, aos bocadinhos, água do aquário na saca onde está o peixe, para os peixes não sofrerem nenhum choque térmico.
ALIMENTAÇÃO: Para fazeres a manutenção do aquário, deves dar comida aos peixes todos os dias e, se quiseres, de vez em quando, podes dar-lhes suplementos e petiscos. A propósito, existem uns petiscos que se colocam na parede do aquário e é muito divertido ver os peixes a comerem!

Experimentem! Vão ver que vão gostar!
Também deves mudar, todas as semanas, cerca de mais ou menos 20 por cento da água do aquário. Deves retirar as partes das plantas e das algas murchas periodicamente e limpar o vidro frontal semanalmente.



Se prestares atenção a estes conselhos, já podes dedicar-te a este passatempo, que é tão divertido!

Ana Sofia

4 comentários:

  1. João Pedro20/5/10

    Os peixes vão adorar este tratamento!

    ResponderEliminar
  2. kassandra20/5/10

    uma vez matei um peixinho pois não sabia que se era presiso por a agua de onde ele bem, e tambem por culpa do sr. que nos deu que nós tinhamos pedido um peixe de agua fria e ele deu-nos um de agua quente, no dia a seguir ia dar de comer ao bichinho e ele estava de prenas para o ar. coitadinho do bochinho.
    agora estamos a pensar a comprar uma trataruga fófinha.

    ResponderEliminar
  3. Cláudia21/5/10

    Kassandra os peixes têm pernas?!

    ResponderEliminar
  4. Inês22/5/10

    Também acho João!
    Talvez fassa isto nas férias!

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!