09 junho 2010


A História do Biquíni

O Verão está quase a chegar e com ele o calor e a vontade de ir para a praia! E a praia lembra-nos a areia, o sol, o mar e... o que é que a maior parte das raparigas usam para ir para o mar e para se bronzearem na praia? O biquíni! É mesmo deste assunto que eu vou falar, da história do biquíni!
Como estudámos na disciplina de História e Geografia de Portugal, só no início do século XX é que os portugueses se aperceberam que os banhos eram bons para a saúde e começaram a ir mais à praia; tinham preocupação com o que levavam, que não era nada parecido com os dias de hoje! Tapava-se o corpo o mais possível! Com o tempo, os fatos de banho foram evoluindo, mas, mesmo assim, não tinham nada a ver com o biquíni.

Mas, afinal de contas, ainda não expliquei porque é que o biquíni se chama biquíni! Vocês sabem porquê? Depois de acabar a Segunda Guerra Mundial, a 30 de Junho de 1946, explodiu uma bomba atómica no Atol de Bikini. Cinco dias depois, apareceram num desfile, em Paris, biquínis. Esta criação foi inventada por Louis Réard, que lhe deu esse nome para ter o mesmo efeito que a bomba atómica: rebentar com as ideias conservadoras da sociedade.

Clica
aqui para veres as reacções ao biquíni e aqui para veres a popularidade do biquíni.

O biquíni tornou-se tão popular que até se adaptou uma música dos Beatles e, na década de 60, começou a ouvir-se a música: "Um biquíni pequenino, às bolinhas amarelas". A seguir tens o vídeo com essa música, cantada e dançada pelas Doce Mania.





Ana Sofia

2 comentários:

  1. Inês9/6/10

    Acho muito giro um trabalho sobre o Biquíni!

    ResponderEliminar
  2. Inês9/6/10

    Agora pouca gente usa fato de banho!

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!