20 setembro 2010

Crianças portuguesas cada vez menos autónomas

As crianças portuguesas são cada vez menos livres e menos autónomas, defende a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) , lamentando a falta de tempo e espaço para os mais novos de hoje brincarem.

O presidente da SPP considera que a sociedade actual é feita de "adultos egoístas e infantilizados e de crianças sabidas". "O pequeno ditador saiu dos livros para a realidade, hiperactivo e desatento, decidindo os consumos da família, inundado em calorias, com televisão no quarto e 'playstation move' na sala, uma das únicas oportunidades de actividade física".

"As cidades foram bombardeadas pela união nacional dos autarcas e dos empreiteiros que liquidaram os quintais, as matas, os olivais, os pinhais, as praças e os terreiros. As ruas e as passadeiras são perigosas e os passeios estão destruídos ou transformados em parque automóvel".

"A maior parte das crianças tem um horário muito sobrecarregado de actividades, algumas sem um único dia verdadeiramente livre, em que possam brincar como entendam, criar, desenvolver-se". Fica assim a faltar criatividade nas brincadeiras e capacidade para inventar o que se faz no tempo livre.

In Jornal Expresso de hoje

1 comentário:

  1. Os pais deveriam preocupar-se a sério com este problema. As crianças de hoje, que são os adultos de amanhã, não crescem saudavelmente nem adquirem a necessária autonomia na idade certa!

    ResponderEliminar

Comentar, mas sempre educadamente!