novidade no nosso blogue!
30 março 2010
29 março 2010
Uma história para ouvir aqui!
E se escrevesses um texto sobre o teu fruto preferido?
Na zona onde eu vivo, passam, pelas ruas, uns senhores com uma estátua do Menino Jesus. É o compasso!
A minha família abre a porta, e os tais senhores entram.
Nós começamos por fazer uma oração em honra do Menino Jesus: “O Pai Nosso”. Depois da oração, damos um beijinho ao Menino Jesus e oferecemos uma esmola, pois o dinheiro vai ser entregue a pessoas com dificuldades financeiras.
Esta carinhosa forma de ajudar quem precisa e agradecer a Deus já vem de tempos muito antigos, embora sem data definida. Não só ajudamos os outros como nos ajudamos a nós próprios, tornando-nos pessoas melhores e mais amigas. E o mais importante é que, quando estivermos com problemas, sabemos que há pessoas que nos querem ajudar e que nos vão ajudar!
João Pedro
Ingredientes:
1 perna de borrego;
4 dentes de alho;
3 cebolas grandes;
2 colheres de colorau;
3 folhas de louro
300 ml de vinho branco;
2 colheres de azeite;
1 ramo de salsa;
Folhas de hortelã q.b.;
Sal;
Cravinhos e pimenta em pó q.b.;
1 kg de batata
Preparação:
Corte uma das cebolas em rodelas finas, cortando também 2 dos dentes de alho. Tempere a carne com esta cebola, com os alhos, com uma colher de colorau , sal, pimenta, 2 das folhas de louro aos bocadinhos, salsa, folhas de hortelã e cravinhos. Regue com vinho branco e deixe marinar de um dia para outro. No dia seguinte, deite 1 colher de azeite. Leve ao forno dentro de uma assadeira e deixe assar a 180 graus durante 1 hora e meia. Enquanto a perna assa, prepare as batatas: lave, descasque e corte as batatas em gomos. Corte as cebolas em meias-luas finas e pique os alhos. Coloque as batatas num tabuleiro, salpique com as cebolas, os alhos o restante colorau, o louro, pimenta e sal, regando finalmente com o restante azeite. Leve ao forno a 200 graus durante 45 minutos. Depois junte as batatas à perna de borrego e sirva.
Bruno
O OVO contém o fruto da vida, representa o nascimento e a renovação, é o símbolo da vida. Os celtas, gregos, egípcios, fenícios, chineses e muitas outras civilizações acreditavam que o mundo nasceu de um ovo. O mito do ovo cósmico aparece também nas tradições chinesas. Antes do surgimento do mundo, um ovo semelhante ao da galinha, abriu-se e surgiu a terra e nasceu o céu. Na tradição cristã, o ovo aparece como uma renovação periódica da Natureza. Em muitos países europeus, ainda hoje há a crença de que comer ovos no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante o resto do ano (ora vejam os folares da Páscoa!). E mais: um ovo posto na sexta-feira santa afasta as doenças!
O COELHO: Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, a sua imagem simboliza a renovação e a vida nova. A tradição do coelho da Páscoa foi levada para a América por imigrantes alemães, em meados de 1700. Para eles, o coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã do Domingo de Páscoa.
Os Símbolos Cristãos
O cordeiro, que simboliza Cristo, o cordeiro de Deus, que se sacrificou em favor de todo o rebanho, que são os homens.
A cruz que simboliza a morte e a Ressureição de Cristo. É um símbolo de vida e de passagem.
A vela (chamada círio) simboliza a luz e tem gravado os símbolos Alfa (o início - no alfabeto grego) e Ómega (o fim). Quer dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".
Sónia
28 março 2010
Festejado há sete anos, em todo o mundo, em Portugal a iniciativa começa a ser celebrada. Muitos são os que se aventuram a subir pelas árvores! Os mais corajosos afirmam que estar no topo dos arbustos dá uma enorme sensação de liberdade.
27 março 2010
A arte circense tem já milénios de existência; no entanto, o tempo e a evolução do mundo não lhe tiraram o seu encanto de sempre, onde se misturam o sonho, o encanto, o maravilhoso, o satírico, o drama e a poesia.
22 março 2010
O teatro foi uma manifestação criada pela Civilização Antiga da Grécia. O teatro nasceu em Atenas, associado ao deus do vinho e das festividades, o culto de Dionísio.
As representações teatrais eram realizadas em recintos, ao ar livre. Os teatros gregos tinham muito boas condições: os espectadores podiam ver e ouvir bem, mesmo sendo muitos espectadores. Isto devia-se ao facto das bancadas se abrirem em leque e também em vários artifícios utilizados.
Os actores usavam trajes de cores vivas e sapatos altos. Eles cobriam o rosto com máscaras, para ampliar o som da voz e para tornar visível a expressão da personagem à distância.
Em cada peça só existiam três actores, todos do sexo masculino. Os actores desempenhavam vários papéis, incluindo o das personagens femininas.
Os actores actuavam na “cena”.
Havia dois géneros de representação: a tragédia e a comédia.
-Tragédia: peças que pretendiam levar os espectadores a reflectirem nos valores e no sentido da existência humana.
-Comédias: peças de crítica social, ridicularizando defeitos e limitações da actuação dos homens, provocando risos na assistência.
Na China:
Os chineses comemoram o «Ching-Ming». O «Ching-Ming» é uma festividade que ocorre na mesma époça da Páscoa, sendo visitados os túmulos dos antepassados e feitas ofertas em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.
Nos Estados Unidos:
A brincadeira mais tradicional é a «caça ao ovo»: os pais americanos escondem ovos cozidos e pintados pela casa, para que os seus filhos os encontrem. Em algumas cidades americanas fazem-se «caça aos ovos» na praça pública.
No Brasil:
O mais comum é as crianças fazerem os seus próprios ninhos de vime, madeira ou papelão e enchê-los com palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho pôr doces e ovinhos na noite de Páscoa. Também fazem a «caça ao ovo» ou «caça ao cestinho». É costume malhar ou queimar o boneco que representa Judas no Sábado de Aleluia. Também é costume oferecer ovos de Páscoa.
Os sinos não são tocados na Sexta-feira da Paixão e no Domingo de Páscoa por causa de uma lenda que diz que eles voam até ao céu e depois voltam e deixam cair ovos para todos. As crianças belgas, como no Brasil, fazem ninhos de Páscoa, na esperança que o coelho deixe ovos de chocolate. Curiosidade: Na Bélgica, em 2005, foi criado o maior ovo de Páscoa do Mundo, todo feito em chocolate!
Na Bulgária:
Depois da missa de Quinta-Feira Santa, os ovos são pintados, em família, e fazem-se pães pascais, «kolache» ou «kozunak». Os alimentos são abençoados. Fazem competições entre famílias: cada família tenta partir um ovo da outra e, no final, quem ficar com o ovo inteiro, terá muita sorte ao longo do ano.
Em Espanha:
Tal como no Brasil, é costume queimar o boneco que representa Judas no Sábado de Aleluia. A igreja é contra o ritual, apesar de Judas ter traído Jesus.
Na Índia:
Os indianos fazem o festival Holi para lembrar o deus Krishna. A população canta, toca flautas e faz comidas especiais para receber os amigos. É vulgar que o dono da casa marque a testa dos convidados com pós coloridos.
Na Rússia:
Os ovos coloridos é tradição forte na Rússia. Quando se dá um ovo, a pessoa diz «Kristos Vogrés» (Cristo ressuscitou). Quando recebe um ovo a pessoa diz «Voistinu Vosgres» (ressuscitou realmente).
Na Suécia:
Os suecos festejam a Páscoa como os americanos no Halloween. Na Quinta-Feira Santa ou no Sábado de Aleluia, as crianças fantasiam-se de bruxas e visitam os seus vizinhos, deixando cartões decorados para conseguirem doces ou dinheiro.
Para quem quiser experimentar, aqui vão algumas receitas típicas desta época:
Folar da Páscoa
Ingredientes:
1 kg de farinha
35 gramas de fermento
100 gramas de açúcar
3 ovos
500 mililitros de leite
Sal
1 colher de café de erva-doce
1 colher de chá de canela
Preparação:
Dissolva o fermento num pouco de leite morno e com os 200 g de farinha faça uma massa. Deixe-a crescer.
Entretanto, misture a farinha que resta com os ovos, o açúcar e o leite, até obter uma massa leve, bem mexida, mas com muito corpo. Junte, depois, a manteiga, o sal, uma colher de café de erva-doce e uma colher de chá de canela. Mexa bem a massa e por fim junte-lhe o fermento que esteve a crescer. Cubra com um pano e deixe crescer durante 2 a 5 horas num local quente. Passado o tempo, divida a massa em bolas. Sobre cada uma coloque um ou mais ovos cozidos, conforme o tamanho da base da massa. Pincele com gema de ovo e coloque-o forno.
Amêndoas da Páscoa Ingredientes:
300 g de açúcar;
150 ml de água;
300 g de amêndoas;
Óleo q.b.
Preparação:
Junte o açúcar com a água e leve ao lume, deixando ferver três minutos. Lave as amêndoas, seque-as bem num pano e junte-as ao açúcar. Misture e leve a lume médio até formar um doce areado. Aumente a intensidade do lume e deixe que as amêndoas ganhem uma cor “caramelizada”. Retire, coloque numa superfície com óleo, e separe as amêndoas. Coma frio.
No dia 19 de Março de 2010, as turmas do 6ºB, 6ºC e 6ºD foram visitar o Museu Nacional da Imprensa.
Quando chegámos ao Museu, os alunos foram divididos em dois grupos. Nós fomos, em primeiro lugar, para a parte inferior do Museu, onde apreciámos uma exposição de cartoons, muito interessantes e divertidos. De seguida, fomos para a parte superior. A guia explicou como eram impressos os documentos escritos até há pouco tempo. Ficámos admirados com as máquinas e as técnicas utilizadas! Imaginem só o tempo que demoraria a imprimir uma só página!...
A finalizar a visita, imprimimos uma folha, numa máquina muito antiga, para percebermos como eram feitas as impressões nesse tempo.
1 - Qual é a coisa, qual é ela, que é redonda como o Sol, tem mais raios do que uma trovoada e anda sempre aos pares?
2 - Qual é a coisa, qual é ela, que atravessa todas as portas sem nunca entrar nem por elas sair?
3 - Qual é a coisa, qual é ela, que tem uma perna mais comprida que a outra e noite e dia anda sem parar?
4 - Qual é a coisa, qual é ela, que respira sem pulmões e tem pés mas não anda?
5 - Qual é a coisa, qual é ela, que põe o mundo a dançar, tem notas e não é dinheiro?
6 - Numa casa de 12 meninas, cada uma tem quatro quartos, todas elas usam meias, nenhuma usa sapatos. O que é?
7 - Porque é que as rodas dos combóios são de ferro?
8 - O que será, que será, que é feito de vidro e mostra tudo o que vê?
9 - Quanto mais quente, mais fresco. O que é?
Sónia
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU, no dia 22 de Março, no início do século XX. Este dia é destinado à discussão sobre diversos temas relacionados com este bem natural.
Agora, pergunto-vos eu: mas porque é que a ONU se preocupou com a água, se 2 terços do planeta são formados por este precioso líquido? A razão é que só cerca de 0,008% do total da água do nosso planeta é própria para consumo. E desses 0,008%, grande parte está poluída.
Esta situação é preocupante pois, num futuro próximo, poderá faltar água a grande parte da população mundial.
Não é só neste dia que devemos tomar atitudes que colaborem para a preservação da água, mas também nos outros 364 dias do ano.
Muito provavelmente, já ouviste falar de muitas atitudes para poupar este bem natural, mas nunca é demais relembrar:
- Uma descarga de autoclismo gasta 10 litros; por isso, põe um objecto que não flutue no depósito.
-Instala um compressor redutor de caudal, que reduz o caudal a 50%.
-Não deixes correr a água enquanto lavas os dentes e enquanto te ensaboas; é preferível abrir e fechar a torneira várias vezes do que deixar a água correr desnecessariamente.
-Prefere o duche ao banho de imersão.
-Só utilizes a máquina de lavar roupa ou loiça se estiverem cheias ou se for possível programar para meia carga.
-Se lavares loiça à mão, não laves a loiça com água corrente; enche o lava-loiça. Também deves limpar a loiça mais suja com um papel antes de a lavar e deixá-la de molho.
-Rega as plantas com água recuperada da chuva ou com a que sobra da panela depois de alguém ferver ou aquecer vegetais. Esta água será mais rica em nutrientes, embora seja necessário deixá-la arrefecer antes da rega. Rega as plantas de manhã ou ao fim da tarde.
Não te esqueças:
Se água queres ter,
Desperdiçar,
Nem pensar!!
Ana Sofia
21 março 2010
Tal como o lobo, o coiote delimita o seu território de caça com urina. Não tem a força nem a resistência do lobo, mas é capaz de correr mais rápido quando caça, chegando a 64 km por hora. Os lobos caçam em bandos e atacam a presa pelas costas. Os coiotes geralmente caçam aos pares e atacam cara a cara. Os coiotes são monogâmicos, isto é, cada macho tem apenas uma fêmea. O casal vive junto durante vários anos, mas não por toda a vida.
Características
Comprimento: cerca de 1 m, mais de 45 cm de cauda
Altura: 55 cm
Peso: 10 a 22 kg
Glândula odorífera: na base da cauda
Tempo de vida: 10 a 18 anos
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Canidae
Sónia e Cristina
A nossa equipa começou por jogar o jogo dos sinais de trânsito. Neste jogo, 2 andavam de bicicleta, 2 empurravam um carrinho, 1 guiava o carrinho e 2 respondiam a umas perguntas. Eu e a Rita fomos responder às perguntas, que eram muito fáceis.
Logo a seguir, fizemos a prova da simulação de um incêndio. Esta prova era bastante fácil, pois só era preciso colocar uns cartazes no lugar certo e dirigirmo-nos para o ponto de encontro, sempre em fila indiana.
A prova de reciclagem era, talvez para os mais pequenos, a mais difícil, pois tinha que se conhecer os ecopontos. Nesta prova, existia uma floresta poluída; tínhamos que pegar nos cartões de lixo, que por lá havia espalhados, e colocá-los no ecoponto certo. Depois, ainda nesta prova, para divertir, estavam uns insufláveis com forma de ecoponto, que claro, serviam para saltar.
Esperámos um pouco e dirigimo-nos para aquela grande prova de que vos falei. Esta prova tinha vários obstáculos: um poço, em que tínhamos de saltar, uma barreira em que também tínhamos de saltar, uma parte em que devíamos andar de gatas, um banco para nos equilibrarmos... até que fui dar a uma bomba de água onde outros dois colegas apontavam para um buraco; mais à frente, outros tinham que pegar em ferramentas e colocá-las no lugar correcto.
O jogo da Glória foi jogado por todas as equipas ao mesmo tempo. Na pontuação geral, ficámos em 9º, mas conseguimos ganhar o Prémio da Simpatia!
Foi uma tarde diferente e muito divertida.
Bruno
20 março 2010
Para quem não sabe, para se ver o arco-íris é preciso ter o sol pelas costas e, ao mesmo tempo, estar a chover. As gotas de água reflectem e dispersam a luz, criando, assim, um dos mais belos espectáculos da Natureza.
Um arco-íris aparece quando a luz branca do sol é interceptada por uma gota d'água da atmosfera. Parte da luz é refractada para dentro da gota, reflectida no seu interior e novamente refractada para fora da gota. A luz branca é uma mistura de várias cores. Quando a luz atravessa uma superfície líquida - no caso, a gota da chuva - ou sólida (transparente), a refração faz aparecer o conjunto de cores.
A professora pergunta aos alunos:
- Quem é que quer ir par ao céu?
Todos levantam a mão, menos o Joãozinho.
- E você Joãozinho? Não quer ir para o céu?
- Querer eu quero, mas a minha mãe disse que, depois da aula, era para eu ir directo para casa!
A visita pergunta para a filhinha da dona da casa:
- A que horas é que vocês costumam jantar aqui?
- A mãe disse que hoje nós iríamos jantar assim que a senhora fosse embora.
Uma mulher perdeu o cachorrinho de estimação. A amiga tenta ajudar:
- Porque não colocas um anúncio no jornal?
- De que adianta? Ele não sabe ler!
Sónia
A Tartaruga e a Lebre …Versão moderna
Existe uma história antiga sobre uma corrida entre uma tartaruga e uma lebre. A lebre sabia que era muito mais veloz que a tartaruga. Ela estava tão confiante na vitória que se deitou à beira da estrada, para descansar. Enquanto isso, a tartaruga continuou em frente, devagar e sempre em direcção à meta. A lebre adormeceu. Quando, finalmente, acordou e correu em direcção à meta, era tarde demais para ultrapassar a tartaruga.
A moral da história é “Devagar se vai ao longe”.
A lebre ouviu esta história muitas vezes. Um dia, propôs uma lição diferente:
“Ajuste sempre o seu despertador”!
Na manhã de uma corrida de 10 quilómetros, a lebre e a tartaruga estavam na linha de partida. Quando o apito inicial tocou, a tartaruga partiu para a corrida com a sua velocidade máxima. Para ela, isso significava um quilómetro por hora!
A lebre programou o seu despertador e foi dormir... A lebre era capaz de correr 5 quilómetros por hora. Durante quanto tempo poderá ela tirar uma soneca e ainda assim vencer a corrida?
A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas, seres produtores, transformam a energia luminosa em energia química, absorvendo o dióxido de carbono e produzindo o oxigénio. A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares da Terra. Sem ela, muitos animais, incluindo o Homem, não sobreviviam.
No 2ª metade do séc. XVIII, Jan Ingenhousz, um físico-químico, suspeitou que o dióxido de carbono era usado como nutriente das plantas. Descobriu-se que o azoto, assim como diversos sais minerais, era retirado do solo pelas plantas e que a energia do Sol, captada pela clorofila, se transformava em energia química. É este o processo a que se chama fotossíntese.
Curiosidades:
As plantas jovens consomem mais dióxido de carbono e libertam mais oxigénio, pois, no seu crescimento, o dióxido de carbono é incorporado na planta.
O petróleo e o carvão, utilizados pelo Homem, têm origem na fotossíntese, pois são produtos orgânicos resultantes das plantas de outras eras geológicas.
Bruno
Parecem apenas grupos de árvores, mas guardam verdadeiros tesouros para a humanidade.
É urgente proteger e conservar as florestas do nosso planeta. Já pensaste porquê? Apresentamos-te quatro razões.
1- Produzem oxigénio.
O oxigénio é um gás indispensável para a sobrevivência dos seres vivos. Embora as algas microscópicas dos oceanos sejam as grandes produtoras de oxigénio, são as florestas que, em terra, enriquecem a atmosfera com esse gás.
2- Fonte de medicamentos.
É às plantas e às florestas que o homem vai buscar medicamentos para as mais variadas doenças. Primeiro, extrai as substâncias, estuda-as e, depois, se forem eficazes, serve-se delas para confeccionar remédios em laboratórios.
3- Conservam os solos.
Em zonas montanhosas, são as raízes das florestas que seguram os solos. Assim, quando chove, o solo não é levado e as plantas podem continuar a viver nessas zonas.
4- Ajudam a controlar o efeito estufa.
Ao realizarem a fotossíntese, as árvores libertam oxigénio e retiram da atmosfera outro gás, o dióxido de carbono. Este gás é um dos gases responsáveis pelo efeito estuofa e, portanto, pelo aquecimento global.
Cláudia e Pedro
Se eu fosse uma bailarina
Bailava, bailava sem parar,
Toda a noite bailava
A pensar e a sonhar!
Se eu fosse uma sereia
Nadava, nadava pelo mar,
A sereia é tão linda…
Faz-me sonhar,
De dia e de noite aparece
Para me aconchegar!
Se eu fosse uma pintora
Pintava, pintava sem parar…
Um quadro com o meu rosto,
Para me veres a sonhar!
Se eu fosse uma poetisa
Escrevia, escrevia sem parar,
Dedicava esse poema
À pessoa mais importante…
Que és tu!
Se eu fosse a lua
Brilhava, brilhava sem parar,
Iluminava a tua noite
E contigo iria ficar!
Catarina
Primavera
Ai como é bom acordar,
Sorrir e cantar,
E ouvir os passarinhos,
Nos seus ninhos a chilrear!
Ai como é bom acordar,
Com o ar puro da manhã,
Com um brilho no olhar,
E a Natureza a despertar!
Ai como é bom acordar,
Ver as flores abrir,
O sol a brilhar,
E é a Primavera a chegar!
Flor Azul
19 março 2010
Nos Estados Unidos da América, Sonore Luise decidiu criar o Dia dos Pais, em 1909, motivada pela grande admiração que sentia pelo seu pai. O interesse pela data foi-se tornando uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.
Em Portugal, esta festividade acontece no mesmo dia de São José, isto é, a 19 de Março. A data deve ser comemorada, nem que seja para dizer "AMO-TE, PAI"!
Lê este poema dedicado ao Dia do Pai:
Pai, papá,
Paizinho, paizão:
Tens um lugar
No meu coração.
Estás tão guardado
Lá bem no fundo!
És o melhor
Paizão deste mundo.
É tão bom brincar com o pai... Aproveitemos os momentos em que estamos juntos para conversar com ele, jogar com ele…
Agora, diverte-te:
Filho- Papá, o que é que as baleias comem?
Pai- Comem sardinhas, meu amor.
Filho- Ó papá, e como é que elas abrem as latas?
Filho- Pai, gostas do retrato que eu fiz?
Filho- Está excelente, notável! Só lhe falta falar!
Filho- Então está mesmo extraordinário, porque é o retrato de um mudo...
Provérbios Populares
Diz correctamente estes 5 provérbios populares.
· Tal pai, …filho desobediente.
· Filho de peixe …como fizeres, assim acharás.
· Filho és, pai serás, …tal filho.
· A bom pai cumpre adorá-lo, …sabe nadar.
· Pai impertinente, …a ruim respeitá-lo.
Cristina e Sónia
18 março 2010
O orangotango estuda o seu reflexo num espelho?
Uma gaivota recém-nascida pode morrer por não reconhecer quem são os pais?
Em vez de abandonarem o ninho, os jovens gaio-das-silvas ajudam os pais a criar a nova ninhada?
A primeira vítima de um bebé tigre é geralmente a mãe, pois mais tarde as suas lutas não serão a brincar?
Um jovem chita «brinca» com uma gazela viva que a mãe lhe levou, para treinar a caça?
Quando olha para o céu, a cria de ganso recém-nascida memoriza a posição do sol, da lua e das estrelas?
O esquilo-vermelho inventa a sua própria técnica para partir avelãs?
Os castores usam ramos de árvores de um tamanho impressionante para construírem um abrigo sólido?
Os pequenos rorquais detectam os cardumes de peixes graças à presença de bandos de aves?
O quebra-nozes da América lembra-se perfeitamente dos lugares onde, no Verão anterior, escondeu os seus pinhões?
Cassandra
O Filho e o Pai
«Meu querido pai - escreve o filho – escrevo-te esta carta na Segunda-feira para que saibas que na Terça não terei dinheiro na Quarta; e que se não mo mandares na Quinta, para que eu o receba na Sexta, partirei no Sábado e chegarei aí no Domingo. Seu filho muito amigo, Luís.»
«Meu querido filho – reponde o pai – a tua carta, escrita na Segunda-feira, chegou-me às mãos na Terça e respondo-te na Quarta, para que saibas na Quinta que não terás dinheiro algum na Sexta; e que se partires para cá de bicicleta no Sábado, levarás uma boa sova no Domingo. Teu pai também muito amigo, Júlio.»
História tradicional da ilha da Madeira
In 365 Histórias, de José Viale Moutinho
Inês
No dia 15 de Março, festeja-se, todos os anos, o Dia da Escola. O Dia da Escola serve para se reflectir como esta instituição é importantíssima. É através da escola que alcançamos o conhecimento das disciplinas e também aprendemos a ser pessoas melhores. No ambiente escolar temos a oportunidade de fazer amigos, usufruir de novas experiências e também aumentar a visão de mundo. Contudo, quando chegamos ao último ano, podemos sentir um aperto dentro do coração. Sempre teremos boas lembranças da escola, dos sonhos que compartilhámos com os colegas e os professores e de todo o conhecimento de vida adquirido na sala de aula.
Ana Rita
· As formigas têm cinco narizes diferentes, cada um com uma função específica
· A criatura mais pesada do mar, a baleia-azul, pesa 140 toneladas. É vinte vezes mais pesada que o elefante africano, que é o animal mais pesado da terra.
· Um atum pode nadar até 170km num único dia.
· Num único dia, uma andorinha pode comer 2 mil moscas.
· Um carneiro fornece 5 quilos de lã.
· Uma formiga pode levantar qualquer coisa que tenha 50 vezes o seu peso.
· As girafas atingem 7 metros, o mesmo que um prédio de 2 andares.
Curiosidades Sobre Gatos
· Há cerca de 600 milhões de gatos domésticos em todo o mundo.
· O gato possui mais ossos do que o ser humano: o gato tem 245 ossos, o Homem 206 ossos.
· Cada gato tem 32 músculos que controlam as suas orelhas. Estes animais podem fazer girar as suas orelhas quase 180º.
· Um gato tem aproximadamente 60 a 80 milhões de células responsáveis pelo olfacto.
· Os gatos possuem 24 bigodes, que são úteis para medir distâncias.
· O gato é muito limpo e passa cerca de 30% da sua vida a cuidar da sua higiene.
Inês e Rute
Provavelmente muito mais difíceis e menos divertidas!
O que é uma invenção?
Uma invenção é um objecto! Como uma mola ou um novo material, como nylon…ou um novo processo, como a congelação.
Então, cá vão algumas invenções que, na sua época, revolucionaram o mundo:
Tractores: Os tractores foram inventados no séc. XIX; os agricultores começaram a utilizar motores de tracção para operar as máquinas agrícolas. Estes pesados motores utilizavam energia a vapor.
Ordenhadora: As ordenhadoras foram inventadas no séc. XIX. Começaram por ser umas tetinas de borracha que sugavam o leite e que, através de mangueiras, era conduzido para um balde.
Construção
Tijolos: Os primeiros tijolos foram fabricados por tribos pré-históricas, cerca de 3500 a.C. Os tijolos são o material de construção mais antigo que existe.
Indústria
Teares industriais: Os teares foram inventados para tecer tecidos e tapetes a partir de fios.
Produção em série: Na primeira fábrica era frequente um operário fazer um produto de cada vez. Em 1920 fez-se a primeira produção em série.
Cláudia e Pedro
De acordo com o Plano Nacional de Leitura, lemos um livro de Maria Alberta Méneres, com o título “Ulisses”.
Gostámos de ler este livro e, para vos aconselhar a lê-lo, vamos fazer um pequeno resumo da história:
Ulisses é um homem corajoso, que vive muitas aventuras. Um dia, partiu para a guerra de Tróia. Nessa aventura, e em todas as outras que se seguiram, passou por muitos obstáculos, mas ganhou sempre!
Ulisses era o herói dos heróis.
Aconselhamos todos a ler este livro porque a obra é engraçada, tem escrita visual, tem algumas aventuras divertidas e é próprio para a nossa idade.
Ana Filipa e Catarina
17 março 2010
O dia de St Patrick é hoje, 17 de Março. É feriado na Irlanda, porque St Patrick é o seu santo patrono.
St Patrick foi um missionário encarregado de converter os Irlandeses ao Cristianismo, no século 4º depois de Cristo. É considerado o fundador da Igreja Católica na Irlanda.
Neste dia, há desfiles pelas ruas das grandes cidades irlandesas. Em Dublin, a capital, há um desfile de Carnaval e há festas pela noite dentro. As pessoas vestem-se de verde e pintam trevos na cara, porque o trevo é o símbolo da Irlanda; St Patrick usava-o como uma imagem para explicar o conceito da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
A cor verde é associada ao dia de St Patrick porque é a cor da Primavera, da Irlanda (considerada a ilha verde) e do trevo.
As crianças em idade escolar seguem ainda hoje uma pequena tradição: beliscam os colegas que não usam verde neste dia.
As plantas são muito importantes para nós. Algumas das características que fazem parte das plantas são:
· Transformam o dióxido de carbono em oxigénio;
· São o habitat de grande parte dos seres vivos;
· Fazem sombra;
· São o alimento de muitos seres vivos que o Homem consome;
· Evitam as cheias, absorvendo grande quantidade de água;
· Algumas plantas têm fins medicinais;
· Uma árvore isolada pode transpirar 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante. Este vapor mistura-se com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam a tirar poluentes do ar;
· Dão-nos frutos e vegetais para comer;
· Transmitem alegria com as suas cores e também transmitem paz e bem-estar;
· Embelezam os locais onde estiverem;
· As árvores formam uma parede que impede a propagação do ruído;
· Algumas plantas libertam uma fragrância muito agradável.
Já reparaste o que aconteceria se as plantas não existissem? A vida não existia e, assim, tu, eu, nós... não poderíamos viver. Por isso, pensa muito, muito bem antes de as destruíres!
A seguir, tens um vídeo sobre as plantas!
Ana Sofia
Uma vez, uma tartaruga caiu coberta de saraiva nos E.U.A. Não se sabe como, tinha sido sugada para dentro de uma nuvem e fora coberta por gelo.
Podem chover peixes, rãs, carvão, flores, nozes e gusanos! Os cientistas pensam que o vento os acumula e depois voltam a cair, com a chuva.
Os desabamentos podem alcançar a velocidade de 110 km por hora. Podem deslizar 97 km até parar.
Não existe neve só em lugares frios!!! Em 1981 caiu neve, pela primeira vez, no deserto de Kalahari, em África. A temperatura desceu até aos 14º C negativos...
Os viquingues acreditavam que as trovoadas eram provocadas pelo deus Mal-Humorado, Tor, quando atirava o martelo com toda a força pelos céus.
O rio mais pequeno do mundo é o Rio D, no Oregon, nos E.U.A. Mede apenas 37 metros!
João Pedro, Eduardo e Ana Filipa
Nascem ervinhas nos campos floridos,
As andorinhas regressam e fazem ninhos coloridos.
Temos que avisar as pessoas para não poluir,
Utilizar ecopontos para o lixo reunir.
Regam-se os jardins, que já estão à espera,
Estamos felizes com a chegada da Primavera.
Zelamos pela Natureza e já não há tristeza,
As flores crescem com muita beleza!
Fica o tempo quente,
Luz e Sol, que ilumina todo o Mundo.
Os animais ficam felizes,
Regressam as andorinhas com os seus petizes.
Está tudo florido,
Saímos à rua e sentimos mais calor!
Eduardo
A Primavera é uma estação do ano muito bonita!
Ainda é mais giro quando as flores ficam todas catitas.
Eu adoro quando a minha mãe faz aqueles raminhos bonitos e os põe em cima da mesa, a enfeitar. O cheiro das rosas, das estomas... hum … que bom!
A minha mãe e eu adoramos tratar do nosso jardim: eu rego e a minha mãe tira aquelas ervinhas que fazem cócegas quando lhes tocamos.
Outra coisa que eu gosto de fazer é apanhar malmequeres e depois arranco pétala a pétala e a cada uma que arranco digo:
“Malmequer, bem-me-quer, malmequer, bem-me-quer…”
Agora, que vem aí a Primavera!
Primavera
Ai como é bom acordar,
Sorrir e cantar,
E ouvir os passarinhos,
Nos seus ninhos a chilrear!
Ai como é bom acordar,
Com o ar puro da manhã,
Com um brilho no olhar,
E a Natureza a despertar!
Ai como é bom acordar,
Ver as flores abrir,
O sol a brilhar,
E é a Primavera a chegar!
Ana Filipa
Se eu fosse…
Se eu fosse futebolista,
Jogava, jogava sem parar,
Marcava muitos golos,
Para a claque animar!
Se eu fosse um mecânico,
Consertava, consertava sem parar,
Os carros, as motas, as bicicletas…
Para mais trabalho arranjar!
Se eu fosse um “motoqueiro”,
Corria, corria sem parar,
Alcançava o primeiro lugar,
Para a maior taça ganhar!
Eduardo
O tempo foi passando e Ulisses foi envelhecendo e dedicando-se cada vez mais a Ítaca.
Telémaco, no entanto, seguiu as pisadas do seu pai. Mandou preparar um barco e os respectivos marinheiros; no dia seguinte, ao romper da aurora, iniciaram viagem!
Já no alto mar, avistaram um barco aterrador; de repente, ouviram um som... xexexexexe sphach... era um canhão a disparar. Por um triz não acertou no barco!...
Quem terá disparado??? (Pergunta-se ao leitor...)
Telémaco gritou:
- Oh, meu Deus! São piratas! Vamos atacar! Infantaria 3, canhões centrais, Infantaria 4 e 5, canhões laterais!
Um dos marinheiros avisa Telémaco:
-Capitão, capitão, suba ao mastro principal!
-RENDEMO-NOS, RENDEMO-NOS…
-Chiça-penico! - pensou Telémaco. - São mesmo medricas!
Assim que voltaram a Ítaca, contaram tudo a Ulisses.
Continuamos no próximo episódio, com mais aventuras.
Cassandra, António, Rui e Sónia
13 março 2010
Porque tem a girafa o pescoço tão comprido?
Há muito tempo que as girafas habitam em regiões onde são obrigadas a estender o pescoço para poderem alcançar os rebentos de folhas de que se alimentam. Ao longo de milhares de anos, o seu pescoço foi-se tornando mais comprido, pelo que se diz que elas se «adaptaram».
Como constrói a aranha a sua teia?
A aranha tem sob o ventre pequenos orifícios donde sai um líquido que endurece imediatamente ao contacto com o ar, formando um fio. A aranha estende-o num lugar fixo. Em seguida, dobra-o, fazendo uma cercadura, depois faz os raios e acaba por enrolar em espiral.
Porque só pia de noite a coruja?
A coruja é uma ave nocturna, que dorme durante o dia. Quando a noite cai, ela desperta e vai procurar alimento, caçando no escuro. Solta, então, uma espécie de pio.
Porque põe o cão a língua de fora?
O cão põe a língua de fora quando tem calor, especialmente quando acaba de correr. É a sua maneira de transpirar e de se refrescar.
Porque se diz que «de noite todos os gatos são pardos»?
De noite, um gato não se distingue de outro de cor diferente, já que a ausência de luz dá um tom uniforme e pardo ao pêlo. É impossível acusar este ou aquele gato de ter cometido um «delito»!
Sónia
Vou contar-vos a história que fala sobre a invenção do chá:
Foi há cerca de 5000 anos, na China, no reinado do Imperador Sheng Nong.
Nesta altura, havia muitas epidemias; este Imperador, preocupado, fez uma lei que consistia em que toda a gente deveria ferver a água antes de a beber.
Certo dia, quando o Imperador passeava pelos seus jardins, pediu aos criados para lhe ferverem água. Enquanto esperava que a água arrefecesse, algumas folhas vindas das árvores caíram dentro do seu copo e a água ficou castanha. O Imperador decidiu provar e ficou surpreendido com o sabor agradável. A partir daí, o Imperador passou a beber chá e deu-o a conhecer ao seu povo.
Benefícios do chá:
· É hidratante: Vários estudos provam que o chá é muito hidratante, vem logo a seguir à água.
· É antioxidante: Combate o envelhecimento. Também previne problemas do coração assim como arterosclerose, enfarte, etc.
· Excitante e Relaxante: De acordo com a nutricionista Helena Cid, o chá contém L-teanina e baixos níveis de cafeína, o que, para além de fazer bem à saúde, ajuda a pessoa a estar “alerta”. Por outro lado, a L-teanina produz efeitos tranquilizantes no cérebro, sem causar sono.
· É anti-infeccioso: Segundo alguns especialistas, o chá combate o vírus da gripe, o herpes simplex e a hepatite crónica.
· É anti-cancerígeno: Os compostos, principalmente do chá verde, têm uma função protectora contra as células tumorais do pulmão e da pele.
· Protege os dentes: O chá contém flúor, que contribui para o endurecimento do esmalte dentário. Por esta razão, os japoneses aconselham os seus filhos a beberem chá depois de comerem doces. No entanto, não deve ser substituído pela pasta dos dentes, uma vez que pode causar manchas nos dentes.
Quanto chá devemos beber?
É aconselhável beber uma ou duas chávenas por dia, ao pequeno-almoço e depois do almoço.
A Função de cada Chá
Alecrim: Aliviar dores de cabeça, fome, sinusite, bronquite, constipações, asma e anemia.
Alfazema/Lavanda: Relaxar
Barbas de milho: Acalmar e melhorar o funcionamento das vias urinárias.
Camomila: Aliviar dores de cabeça, ansiedade, dores musculares e regular os intestinos.
Erva-cidreira: Aliviar: dores de cabeça, febres, gripes, insónias e nervos
Eucalipto: Melhorar o funcionamento das vias respiratórias
Flor-de-laranjeira: Aliviar o stress
Jasmim: Melhorar a digestão. Combater depressões, e pele seca
Perpétuas roxas: Aliviar dores de garganta, rouquidão, laringites e bronquites
Sabias que… o único país europeu produtor de chá é Portugal? É produzido nos Açores e a fábrica chama-se Gorreana. Este é considerado chá biológico, pois o seu fabrico mantém-se sem alteração, há cerca de 250 anos.
1. Quando nasci já trazia este lindo casacão,
nunca o tiro e, às vezes,
bem nas horas de revezes,
meto lá o pé e a mão.
2. Vivo nas águas do mar,
tenho uma antena famosa,
sou escuro de nascença,
cozido, sou cor-de-rosa!
3. Mil damas por um caminho,
sempre a correr, sem parar,
se uma traz grande carga,
as outras vão ajudar!
Como é bom acordar
e sentir o sol a brilhar,
a voz da mãe a chamar
e um sorriso poder soltar!
Como é bom ir à escola
Poder ler e desenhar,
Levar sonhos na mochila
Ter amigos para brincar!
Como é bom fazer trancinhas
E com bolas coloridas
Muito fofas, muito vivas,
O cabelo poder enfeitar!
Como é bom poder voar
Nas histórias inventadas,
Entoar canções alegres
E dar grandes gargalhadas!
Um dia, quando crescer
Deixarei de ser criança,
mas o meu olhar terá
um brilho de esperança!
Inês Alves, 8 anos
As plantas carnívoras são plantas imóveis, que crescem com a luz do Sol e nutrientes que se encontram no solo.
Há cerca de 630 espécies diferentes de plantas carnívoras em todo o planeta.
As armadilhas das plantas carnívoras
Dependendo do género das plantas carnívoras, elas utilizam um de cinco truques para atrair as presas, como moscas, mosquitos etc…
1º truque- fechar rapidamente.
2º truque- colar as presas às suas folhas.
3º truque- afogar as vitimas com um líquido que produzem.
4º truque- sugar as presas para o seu interior.
5º truque- impedi-las de sair, obrigando-as a seguir para dentro.
Vamos apreciar cada truque!
Fechar rapidamente
A dionesa muscipula (Estados Unidos da América) é uma das plantas que apanha animais porque se fecha rapidamente. Para isso, tem uma pequena espécie de concha aberta na extremidade das suas folhas, onde existem pêlos sensíveis, que, quando tocamos, se fecham rapidamente e a presa fica aprisionada.
Líquido que afoga
Algumas plantas usam como armadilha um líquido que produzem; possuem longos tubos, onde se encontra o líquido.
Atraídos pelas cores, odores e néctar produzidos nestas folhas, os insectos acabam por escorregar para dentro delas e morrem afogados.
Sem saída
A maioria das plantas como a Gensiba vive em zonas pantanosas da América do Sul e de África e apresenta uma modificação especial:
Algumas das suas folhas têm a forma de longos tubos ocos, em espiral, com aberturas mínimas.
No interior dos tubos há pequenos pêlos que obrigam as presas a deslocar-se num só sentido, sem conseguir voltar para trás.
Essas plantas podem viver dentro de água ou num solo encharcado.
Cola Poderosa
Algumas plantas têm as folhas revestidas por pêlos, que produzem substâncias que colam. E assim os insectos que lá pousam ficam colados e, quanto mais se tentam libertar, mais colados ficam... A partir desse momento, as folhas enrolam-se lentamente à volta do insecto.
Entrada à força
A planta Utricular está espalhada praticamente por todos os continentes do nosso planeta. Tem folhas aquáticas com pequenas bolsas e uma porta- alçapão, accionada quando as presas tocam nuns pêlos, à sua entrada.
Como o interior tem pouco líquido, ao abrir a porta forma-se uma força de sucção, que arrasta a presa para o seu interior.
Curiosidade
Seja no solo, seja na água, estas plantas desenvolveram mecanismos extraordinários de captura de pequenos animais.
Tó e Rui