31 outubro 2010

A 1 de Novembro comemora-se o dia de "Todos os Santos".

Na maioria das aldeias portuguesas, o dia de Todos os Santos já foi sinónimo de "bolos dos Santos", "castanhas e água pé". Antigamente, todas as crianças dos meios rurais iam pedir os "santinhos". Normalmente, as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e quando chegavam as crianças, entravam e comiam à vontade e à saída ainda lhes davam alguma coisa. Hoje já só se pedem os "santinhos" ou os "bolinhos" para não se perder a tradição. É costume, neste dia, nos meios rurais, as pessoas confeccionarem broas de milho e outros bolos caseiros para comerem e oferecerem.



A festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra este dia Santo a 1 de Novembro, seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de Novembro.

O dia de Todos-os-Santos foi instituído com o objectivo de suprir quaisquer faltas dos fiéis em recordar os santos nas celebrações das festas ao longo do ano.



For you all:




29 outubro 2010

Sem dúvida, o símbolo mais famoso do HALLOWEEN é a abóbora com a lanterna acesa!
Para a maioria da população, nesta noite as pessoas fantasiam-se, contam histórias de arrepiar, fazem festas assustadoras, pregam partidas...
Muitos não sabem que esta comemoração tem origem numa festa celta, conhecida como «Samhain», que significa «fim do Verão». No dia 31 de Outubro comemorava-se o fim do ano celta. Honravam-se as pessoas amadas que já tinham falecido.
Nesta noite mágica, colocavam-se abóboras enfeitadas e acesas, «jack-o-lanterns», nas portas e janelas, para dar as boas vindas às almas; as abóboras também serviam de protecção contra os espíritos maléficos.

It's HALLOWEEN!



A Inês Neves escreveu, a propósito do Halloween:

Já há dois anos que vou bater às portas. Este ano não é excepção e vou com as pessoas com que sempre fui: a Cláudia, a Filipa, o João Pedro, o Bruno, o Daniel e a Rita.

A Cláudia, vem para minha casa às quatro e meia e depois vamos juntas para o ponto de encontro, às cinco horas. Quando acabarmos a "recolha", ela vem comigo para minha casa e janta cá.


Eu adoro o Dia das Bruxas: andamos sempre aqui por Jancido e as pessoas costumam ser generosas! Houve um ano em que toda a gente a cujas portas batemos deu alguma coisa, menos uma velhinha, duma casa também muito velha, que nos correu à vassoura, dizendo que não estávamos no Carnaval!!!


Depois há aquelas pessoas, muito espertas, que dizem que esta é uma tradição inglesa e não nos dão nada, mas, se não nos dão, vai uma travessura... Nós não costumamos fazer nada de mal, que estrague alguma coisa ou suje alguma coisa, só pomos um bocadinho de papel higiénico na Caixa do Correio ou um bocadinho de farinha à porta...


Luas

Não existe só a nossa Lua, existem muitas mais no Sistema Solar.
Uma Lua é um satélite natural. O maior do Sistema Solar é a nossa Lua.
Em todo o Sistema Solar existem mais de 150 luas.
Cada planeta do Sistema Solar, tem as suas luas, as que orbitam à sua volta.
Mercúrio e Vénus não têm luas.
A Terra tem a Lua, a nossa Lua.
Marte tem duas, chamadas Fobos e Deimos.
Júpiter tem quatro: Io, Europa, Ganimedes e Calisto.
Saturno tem sete: Mimas, Encélado, Tétis, Dione, Reia, Titã e Jápeto.
Urano tem cinco: Miranda, Ariel, Umbriel, Titã e Oberon.
Neptuno tem duas: Tritão e Proteu.
Plutão tem uma: Caronte.
Aqui têm uma fotografia da minha preferida, Calisto!

Qual é a vossa?

Inês Neves

23 outubro 2010




O outono já chegou;
aos arrufos do vento
as folhas num desmaio embalam-se pelo ar...
vão caindo... caindo...
uma a uma, em desalento, e uma a uma,
lentamente,
vão no chão pousar...
O céu perdeu o azul
vestiu-se de cinzento
e envolveu na neblina a luz baça do luar...
na alameda onde vou,
de momento a momento,
há um gemido de folha a cair e a expirar...
O arvoredo transpira as carícias dos ninhos,
e o vento a cirandar na curva das estradas
eleva o folhareu no espaço em redemoinhos...
Há um córrego a levar as folhas secas em bando...
e à aragem que soluça entre as ramas curvadas,
parece que o arvoredo em coro está chorando!...

Araújo Jorge
Tenta dizer muito depressa:

Esta burra torta trota,
Trota, trota a burra torta,
Trinca a murta, a murta brota,
Brota a murta ao pé da porta.

21 outubro 2010


Canto das Letras

Era uma vez uma menina chamada Anabela, que vivia numa casa muito elegante, com os pais. Anabela era alta, bonita e tinha uns belos cabelos compridos. Ela não gostava de ler; preferia dançar. Por isso, era uma aluna fraca. Todos os natais e todos os aniversários, os familiares ofereciam-lhe livros, pensando que ela gostasse de ler, mas ela colocava-os numa caixa, na cave.
Um dia, quando Anabela levava uma pilha de livros para a cave, tropeçou, caiu e os livros espalharam-se à sua volta. À sua frente ficou um livro com o título “Canto das Letras”. Anabela achou o título interessante: seria que as letras cantavam? Ou seria que as letras estavam num canto qualquer?
A menina, curiosa com o título, abriu o livro e começou a ler. A história pareceu-lhe muito engraçada.
À medida que folheava o livro, Anabela ficava cada vez mais interessada na história. Ela estava muito admirada, porque era a primeira vez que conseguia ler um livro.
De repente… aconteceu uma coisa estranha: Anabela entrou na história e sentiu-se a personagem principal, uma princesa que procurava o seu anel mágico.
Entretanto a mãe da Anabela chamou-a para lanchar.
Chamou, chamou, chamou… mas Anabela não respondeu. A mãe, preocupada, foi ver o que se passava. Viu a filha agarrada a um livro, toda entusiasmada. Ficou a apreciá-la sem a interromper. Foi embora sem barulho algum, deixando a filha sossegada. Naquele dia, Anabela não lanchou.
E, a partir daquele dia Anabela leu todos os livros que tinha na cave.

Composição colectiva dos alunos do 5º C,
a partir da capa e título do manual
de Língua Portuguesa
"A criatividade é a solução para nos tirar da crise"

Vivemos dias controversos. Desemprego, redução de salários, aumento de impostos, enfim... a crise. Mas há quem a consiga contornar.

Como? Com muita criatividade, defende Lyn Heward, diretora criativa do Cirque du Soleil.

Em momentos de crise, como o que vivemos actualmente, a criatividade é um trunfo ainda mais importante. A criatividade é a solução para nos tirar da crise. Nestas alturas é preciso agir de uma forma criativa. Temos de olhar para o nosso produto e encontrar uma forma de o rentabilizar. O importante é deixarmo-nos de queixar e encontrar soluções criativas para sair da crise. A criatividade é a solução.

É em momentos de crise que surgem os verdadeiros líderes, porque quando as coisas estão calmas é fácil liderar. Os líderes têm de ser capazes de motivar os seus trabalhadores a ultrapassar momentos difíceis. Um líder é líder porque olha constantemente para o futuro. Portanto, não pode estar sempre a desculpar-se com as dificuldades que surgem.

19 outubro 2010


Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

O enigma sobre o que surgiu primeiro, se o ovo ou a galinha, foi esclarecido por cientistas Ingleses. De acordo com os resultados obtidos, a galinha apareceu antes, na medida em que a formação da casca do ovo depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários das galinhas. Assim sendo, o ovo só pôde existir depois de ter surgido a primeira galinha (segundo um estudo feito por cientistas Ingleses).

Eu pessoalmente acredito que não!
E tu?

Cláudia

17 outubro 2010

Moment of Surrender - U2

12 outubro 2010


Homens das cavernas cuidavam dos mais fracos


Estudo de um fóssil com 500 mil anos, pertencente a um homem de uma espécie anterior aos neandertal, permite a cientistas da Universidade de Madrid considerar que os primeiros homens europeus já cuidavam dos mais velhos e doentes.

Paleontólogos espanhóis descobriram provas que os levam a acreditar que os primeiros europeus eram pessoas que tratavam dos seus membros mais débeis, os idosos e doentes.

A análise dos ossos fossilizados de um homem pré-histórico está na base desta conclusão. O indivíduo, apesar de sofrer de graves lesões na bacia e na coluna vertebral, que lhe curvavam o corpo e impediam de caminhar sem a ajuda de um apoio, era tratado como membro do grupo. O fóssil foi descoberto em 1994 e pode ser visto no Museu da Evolução Humana, em Burgos, Espanha.

"Este homem era muito provavelmente incapaz de caçar. A sua sobrevivência durante um período considerável de tempo com esses impedimentos permite-nos colocar a hipótese de que o grupo nómada a que pertencia cuidava dos seus idosos".

Pela análise dos ossos, os cientistas acreditam que o homem morreu com mais de 45 anos, uma idade que, na época, era já avançada. Os ossos fossilizados foram encontrados no Norte de Espanha, numa gruta em Atapuerca. Trata-se de um local onde existem vários vestígios de civilizações pré-históricas.

"Ao invés de ser um fardo, ele pode ter tido conhecimentos valiosos que partilhou com os outros membros do grupo que o ajudaram a sobreviver, fornecendo-nos evidências de um grupo altamente socializado com laços de solidariedade", afirmou Alejandro Bonmatí.

In Jornal de Notícias de hoje

09 outubro 2010

Olá!
Seguem-se citações (em francês e traduzidas em português) de algumas pessoas famosas. Sabem quem as disse?

«Si les hommes savaient ce qu'ils disent les uns des autres, il n'y aurait pas quatre amis dans le monde.»
(Se os Homens soubessem o que eles dizem uns aos outros não haveria quatro amigos no mundo.)

«Deux choses instruisent l'homme de toute sa nature : l'instinct et l'expérience.»
(Duas coisas instruem o Homem de toda a sua natureza : o instinto e a experiência.)

«L'imagination dispose de tout ; elle fait la beauté, la justice, et le bonheur, qui est le tout du monde.»
(A imaginação tem tudo: ela faz a beleza, a justiça e a felicidade, que é o mundo inteiro.)

«Les hommes ont mépris pour la religion. Ils en ont haine et peur qu'elle soit vraie.»
(Os homens têm desprezo pela religião. Na verdade, eles têm ódio e medo que ela seja verdadeira.)


Ana Sofia

07 outubro 2010


Janelas que Vêem

Os olhos são a porta para a alma.
A capacidade de introspecção foi localizada. O processo de pensar sobre o próprio pensamento, de reflectir sobre as próprias decisões, ou seja, a capacidade de introspecção parece estar localizada numa região específica do cérebro - no córtex pré-frontal, situado atrás dos olhos.


Dia dos Castelos

No dia 7 de Outubro comemora-se o Dia dos Castelos. Património histórico, os castelos foram em tempos fortificações de defesa e residência de reis.
Hoje em dia, ainda se encontram alguns castelos como vestígios desses tempos antigos. No entanto, alguns encontram-se em mau estado de conservação.

Para saberes a história dos castelos e como se constroem, clica
aqui.

aqui algumas imagens de castelos portugueses.
"Lenda dos Guardiões"

Uma aventura no reino das corujas


Soren é uma jovem coruja que terá de vencer os seus medos e aprender a voar, de modo a conseguir salvar o seu reino. É um filme de animação em 3D. Estreia hoje nos cinemas nacionais.


"Lendas dos Guardiões" ("Legend of the Guardians") é um filme de animação em 3D, uma história para todas as idades, passada no reino das corujas.

Soren é uma jovem coruja que uma noite, enquanto estava a aprender a voar, cai com o irmão da árvore onde até aí haviam vivido, protegidos de todos os perigos.
Sozinhos junto ao solo, têm consciência que são presas fáceis de qualquer carnívoro. Não têm sequer tempo de ficarem tomados pelo medo, porque, no instante seguinte, precisam de reagir face a um lobo que avança sobre eles.



Quando estavam prestes a cair nas suas garras, são inesperadamente "salvos" por duas corujas que os levam dali para fora. Em breve irão perceber, contudo, que novos perigos os espreitam.

As corujas levam-nos para o estranho orfanato das Pure Ones, que são um grupo de corujas tiranas que planeiam dominar o mundo. Enquanto o seu irmão será seleccionado para ser um dos soldados das Pure Ones, Soren é remetida um regime de trabalhos forçados.
Ela possui uma mente fantasiosa, ainda povoada pelas fantásticas histórias contadas pelos seus pais sobre os Guardiões de Ga'Hoole e percebe que, embora ainda seja uma jovem coruja, só seguindo o seu exemplo de coragem e determinação é que se conseguirá salvar.

Juntamente com a sua nova amiga, a pequena Gylfie, vai tentar aprender a voar, de modo a conseguirem fugir. Entretanto, descobre que afinal os Guardiões de Ga'Hoole existem mesmo e só com o seu auxílio conseguirá evitar que as tiranas Pure Ones estendam o seu domínio.


Mario Vargas Llosa ganha Nobel da Literatura

O escritor, ensaísta, político e jornalista peruano Mario Vargas Llosa venceu o Prémio Nobel da Literatura 2010. O maior galardão mundial das letras regressa à América Latina.
Mario Vargas Llosa, de 74 anos (28 de Março de 1936), é considerado um dos mais influentes escritores da sua geração.
Líder político, activista pelos direitos do homem, pela igualdade social e pela liberdade, manteve-se sempre fiel a uma luta contínua por um mundo melhor.

Vargas Llosa, que está em Manhattan, onde se encontra a lecionar na Universidade de Princeton, é o 103.º Prémio Nobel da Literatura, atribuído pela primeira vez em 1901. No ano passado a distinção foi atribuída a Herta Müller. O francês Jean-Marie Gustave Le Clézio recebeu o galardão em 2008, Doris Lessing em 2007, Orhan Pamuk em 2006 e Harold Pinter em 2005. José Saramago, falecido em Junho deste ano, recebeu o Nobel em 1998, sendo o primeiro português a ser distinguido nesta categoria pela Academia Sueca.
Superbactéria
O director do Serviço de Doenças Infecciosas dos Hospitais da Universidade de Coimbra alertou hoje que "mais cedo ou mais tarde" surgirá em Portugal a superbactéria NDM-1, resistente a quase todos os antibióticos.

Classificada por alguns cientistas como "bomba relógio", a bactéria multi-resistente é originária de países do sul da Ásia e já chegou à Europa, através de pacientes.
A NDM-1 é o nome da enzima produzida pela bactéria e que a torna resistente aos antibióticos mais potentes.
Além do problema da resistência aos antibióticos, a gripe e a doença de Lyme (que começa por revelar lesões na pele e provoca lesões do foro articular e neurológico) são outras das duas doenças infecciosas emergentes.


Michelle Obama
é a mulher mais poderosa do mundo

A primeira dama dos EUA, Michelle Obama, foi considerada a mulher mais poderosa do mundo pela revista "Forbes". Na lista constam outros nomes como Oprah Winfrey e Lady Gaga.
Na China, quando alguém se despede de quem vai partir numa longa jornada diz-lhe:
"Vai com o vento".

06 outubro 2010








Festas da Senhora do Rosário, Gondomar
Kassandra
A Bruxa Arrependida

Era uma vez uma floresta muito bonita e alegre, cheia de árvores, plantas, flores, frutos e animais.
Oriana era dona dessa floresta e permitia essa alegria toda.
Num dia, uma bruxa chegou à floresta. Essa bruxa era muito má, não gostava de coisas alegres, nem de animais, nem de árvores, nem de sol, nem de luz. Gostava das árvores mortas, florestas escuras e sinistras, sem animais e sem alegria. E pensou:
-Se eu fizesse uma magia e pusesse esta floresta como eu gosto? Sim, vou fazer isso.
Pegou na sua varinha malvada e ‘’Plim-plim-plim-cha-cha-cha’’ e pumba, a floresta ficou escura, sinistra e sem animais. Muitos animais morreram porque não tinham oxigénio, outros perderam-se porque não viam sem luz. Desastre total!
Oriana tentava fazer magia para tudo voltar ao normal, mas a magia da bruxa era muito poderosa. Oriana foi ter com a bruxa e disse-lhe:
-Estás a estragar a vida dos animais e da floresta.
-Quero lá saber, gosto da floresta assim.
E enquanto falavam, andavam pela floresta a passear; a bruxa começou a sentir falta de ar (faltava oxigénio) e pensou nos coitados dos animais. Arrependeu-se de estragar a vida dos animais, pediu desculpa e a partir daí começou a fazer o bem.


Pedro Filipe, 5º C

05 outubro 2010

U2, a sua história…


Este grupo foi formado no dia 25 de Setembro de 1976, em Dublin, na Irlanda.
Com 14 anos, Larry Mullen Jr. colocou um anúncio na escola dizendo que procurava elementos para formar uma banda. Cinco pessoas ficaram no grupo, que se chamou “The Larry Mullun´s Band”: Larry (na bateria), Adam Clayton (no baixo), Paul Hewson (voz, Bono, actualmente), David Evans (na guitarra, The Edge, actualmente) e o seu irmão Dick Evans (também na guitarra), que mais tarde saiu.
Depois de algum tempo de ensaio, mudaram o nome da banda para "Feedback". Mais tarde, para "The Hype". A banda tocou com este nome num concerto para descobrir novos talentos em Limerick, na Irlanda, em 17 de Março de 1978, tendo ganho o concurso. Jackie Haden, da "CBS Records", que fazia parte do júri, ficou impressionado, tendo-lhes dado a oportunidade de gravar a sua primeira demo.
Mais tarde Adam sugeriu um novo nome para a banda, “U2”(nome de um modelo de avião-espião, utilizado pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria, que foi destruído pela URSS poucos dias antes do nascimento de Bono); o nome foi aceite por todos os elementos da banda e é o nome oficial da banda até hoje.
Resumidos a quatro elementos, gravaram o seu primeiro single em Setembro de 1979. O primeiro álbum que editaram chama-se “Boy”.
Em Dezembro desse ano viajaram para Londres para fazer os seus primeiros concertos fora da Irlanda.

E hoje cá estão eles a fazer os seus maravilhosos concertos…


Inês

04 outubro 2010


5 de Outubro de 1910 / 5 de Outubro de 2010


A revolução foi proclamada por todo o povo antes ainda de decidida a última acção, ou de se saber quem alcançaria a vitória; e, desde esse momento, a notícia transmitida para todas as cidades e terras de Portugal, a adesão unânime à República foi verdadeiramente um plebiscito de espontaneidade e entusiasmo, entrando logo a vida portuguesa em normalidade. Mantiveram-se os valores do Estado, o comércio abriu as suas portas, e a República era consagrada com cantares e alegrias, porque se respirava um ar oxigenado e livre.
Visita este site, se pretenderes mais informações sobre este acontecimento!


03 outubro 2010




Leonardo Da Vinci

Leonardo Da Vinci nasceu no dia 15 de Abril de 1452, na pequena cidade de Vinci, perto de Florença.
Muito cedo mostrou que tinha vocação artística, na música, na expressão artística e na geometria. O seu pai reconheceu o seu talento e mostrou os desenhos dele a Andrea del Verrocchio, o grande mestre da renascença. Este ficou fascinado com o talento de Leonardo e tornou-o seu aprendiz quando Leonardo tinha 20 anos, em 1472.
Leonardo Da Vinci tornou-se pintor, escultor, arquitecto e engenheiro.
Os seus desenhos mostram vários dos seus grandes interesses: a biologia, a fisiologia, a hidráulica, a aeronáutica e a matemática.
Em 1507, Leonardo Da Vinci pintou um quadro chamado “Monalisa” ou “Gioconda”. Este quadro é o mais famoso e valioso do mundo.
Leonardo da Vinci morreu em Maio de 1519.

Inês

U2 cantam "Miss Sarajevo" em Milão, 2006

U2: O palco das grandes emoções...
U2: Concerto monumental!



Coroa?! Não...
É uma estrutura sobre o palco, que funcionava como ecrã!!!



Noite monumental, cheia de emoções!

Canções repletas de luz, cor e ritmo.

Mensagens de paz, de solidariedade e de esperança por um mundo melhor!

Noite do melhor concerto a que já assisti!...

Só podiam ser os U2!

01 outubro 2010

O nome da Europa, uma lenda grega

Toda a gente sabe que o continente onde vivemos se chama Europa. Mas poucos conhecem a lenda grega que deu origem ao nome. Lenda bem bonita!
Na Grécia Antiga os nomes dos rios, das montanhas, das ilhas ou das cidades estavam sempre ligados a uma história que geralmente envolvia deuses, semideuses e heróis. E havia imensos: Apolo, deus da beleza, Afrodite, deusa do amor, Posídon, deus do mar, Atena, deusa da paz, etc. Habitavam o monte Olimpo, alimentavam-se de ambrosia e obedeciam a Zeus, o deus supremo. Apesar de se ter casado com Hera, Zeus apaixonava-se com frequência por outras deusas, semi-deusas ou até simples mortais. Hera ficava cheia de ciúmes, perseguia-o e, quando descobria a rival, vingava-se.
Tudo isto mostra que, afinal, não havia diferenças profundas entre o Olimpo e a Terra. Os deuses tinham os defeitos e as qualidades dos homens e comportavam-se da mesma maneira, com vantagens consideráveis: imortalidade e poderes sobrenaturais.

O Rapto da Princesa Europa

Europa era uma linda princesa fenícia. Como ainda não chegara à idade de casar, vivia com os pais num magnífico palácio e tinha por hábito dar longos passeios com as amigas nos prados e nos bosques.
Certo dia, quando apanhava flores junto da foz de um rio, foi avistada por Zeus (o deus supremo), que se debruçava lá do Olimpo, observando os mortais. Fascinado com tanta formosura, decidiu raptá-la. Para evitar a fúria da sua ciumentíssima mulher, quis disfarçar-se. Nada mais fácil para quem tem poderes sobrenaturais! Tomou a forma de um touro. Um belo touro castanho com um círculo prateado a enfeitar a testa.
Desceu então ao prado e deitou-se aos pés da Europa. Ela ficou encantada por ver ali um animal tão manso, de pêlo sedoso e olhar meigo. Primeiro afagou-o, depois sentou-se-lhe no dorso e... o touro disparou de imediato a voar por cima do oceano. A pobre princesa ficou assustadíssima. Mas não tardou a perceber que o raptor só podia ser um deus disfarçado, pois entre as ondas emergiam peixes, tritões e sereias a acenar-lhes. Até Posídon apareceu, agitando o seu tridente.
Muito chorosa, Europa implorou que não a abandonasse num lugar ermo. Zeus consolou-a, mostrou-se carinhoso e prometeu levá-la para um sítio lindo que ele conhecia fora da Ásia.
Prometeu e cumpriu. Instalaram-se na ilha de Creta e tiveram três filhos, que vieram a ser famosos.
Agora o nome da princesa é que ficou famosíssimo! Agradou a poetas da Grécia Antiga, que passaram a chamar Europa aos territórios para lá da Grécia. E agradou ao historiador Hérodoto, que no séc. V a.C. foi o primeiro a chamar Europa a todo o continente.

“A Europa dá as Mãos”
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

1 de Outubro, Dia Mundial da Música

É quase impossível dizer quando a música surgiu ou como os homens passaram a utilizar instrumentos para deles extrair som, ritmo, melodias. Ao contrário de outras manifestações primitivas da arte, como as pinturas, que ficavam gravadas nas cavernas, a música não podia ser registada. Isto dificulta ainda mais a tentativa de delimitar o "nascimento" desta expressão.
Mas pode-se dizer que os homens pré-históricos ainda não dominavam técnicas artesanais suficientes para fabricar instrumentos musicais, embora já usassem as mãos e pés para marcar ritmo em celebrações de guerra e rituais. E é esse ritmo que interessa, porque, a partir dele, o homem vai começar a buscar outras manifestações: assobios, uivos, gritos, que, dentro de uma medida de tempo, vão compor a música no seu estilo mais primitivo.
Constelações

Neste momento, estou a falar do Universo, em Físico-Química, por isso lembrei-me de fazer um trabalho sobre as Constelações; espero que gostem.

As constelações são um grupo de estrelas que, no céu, quando são ligadas por linhas imaginárias, formam uma imagem de um animal, de um objecto ou de um ser.

Antigamente, todos os povos olhavam para o céu, não só por prazer, mas também para se orientarem. Nessa altura, inventavam lendas com base nas constelações.

Existem 88 constelações, que podem ser classificadas por:
Boreais – que se localizam no hemisfério celeste norte.
Austrais – que se localizam no hemisfério celeste sul.
Zodiacais – que são cruzadas pelo trajecto do Sol no movimento de translação.
Equatoriais – que são cortadas pelo equador celeste.

Inês