28 julho 2010

O blogue vai de férias!...



Esperamos que todos se divirtam nestes tempos que aí vêm e que descansem muito!


E, já agora, leiam...

Beijinhos!




NICE MUSIC!

Música de qualidade!




27 julho 2010

A GIGGLE é uma revista juvenil, bem ao teu alcance, para te divertir e ajudar a passar o tempo. Podes lê-la clicando AQUI!

Boas leituras!

26 julho 2010


Cuidado com o SOL!

O sol dá-nos energia e muita alegria. Sabe bem passear nas ruas e parques, aproveitando o dia e o bom tempo! Mas há que ter cuidado com a exposição do nosso corpo aos raios solares, porque alguns deles são nocivos.

O teu saco deve ter sempre os seguintes objectos:
Boné ou chapéu de abas largas
Óculos de sol para filtrar os raios UVA e UVB (raios infra-vermelhos e ultra violetas)
Uma t-shirt
Calções ou fato de banho
Creme solar de protecção para UVA e UVB, índice 50 (pelo menos)
Uma garrafa de água

O creme protector deve ser aplicado meia hora antes de ir para a praia, devendo-se repetir a sua aplicação de duas em duas horas, ou sempre que tomamos banho.
Mesmo quando já estiveres bronzeado, deves continuar a proteger sempre a pele.
O guarda-sol diminui a intensidade das radiações solares, mas não protege integralmente.

Nunca te esqueças: nos dias de muito calor, bebe muita água para não desidratares!
A maior árvore do mundo

Uma sequóia-gigante, chamada “General Sherman“, é a maior árvore do mundo. Encontra-se no Sequóia National Park, na Serra Nevada, Califórnia. Calcula-se que supera os 2000 anos de idade, possui 1.487 metros cúbicos, aproximadamente 84 metros de altura e o tronco, na base, tem um diâmetro máximo de 11 metros.


Cláudia

25 julho 2010


Ideias simples, com estilo e amigas do ambiente

A sustentabilidade assume cada vez mais, e com êxito, um espaço no 'design'. São produtos que promovem a poupança e os valores ambientais, mas sem perder o estilo e a utilidade.

Escolher materiais recicláveis, aproveitar o que não é usado, promover a poupança, sem deixar de ter um objecto com estilo e durável. Este é o objectivo do design sustentável - eco-design -, uma tendência crescente nos campos da arquitectura ou da engenharia, feita especialmente para cativar aqueles que, apesar das preocupações ambientais, não dispensam a beleza ou o estilo de um objecto.

Um dos designers da empresa RITI estava calmamente a tomar café quando lhe surgiram várias ideias que não podia esquecer. Sem um caderno e uma caneta que lhe permitisse escrever o que estava a pensar, resolveu usar um guardanapo e uma palhinha molhada em café. Sem querer, tinha inventado o conceito da impressora a café: um aparelho que usa as borras em vez da tinta, tornando o processo de impressão muito mais ecológico.

Foi nisto que pensou a Ah&Oh quando criou o seu BugPlug, um aparelho simples mas que ajudasse a poupar naquela que é uma das maiores causas de desperdício de energia em casa: o modo stand-by. O BugPlug toma conta dos aparelhos eléctricos de uma divisão: um dos seus "olhos" transmite um sinal aos diversos aparelhos, obrigando-os a desligarem-se caso o outro "olho" não detecte ninguém na divisão. Também há a hipótese de se regular um temporizador para que tudo se desligue a uma determinada hora.

Outra solução sustentável prevista para poupar energia é o telemóvel solar. O Leaf tem como conceito o processo de fotossíntese. O telemóvel adapta-se ao pulso; de dia pode ser usado como pulseira, ou até como relógio, uma vez que dá as horas. Em casa, pode ser colocado num suporte ligado à corrente eléctrica caso as condições atmosféricas sejam desfavoráveis. Se o céu estiver limpo, basta deixar o telemóvel próximo da janela para que ele carregue de forma ecológica. É feito de materiais recicláveis.

O Envi transforma o lixo num composto, que depois vai alimentar uma planta que cresce dentro dele, tornando-o mais agradável. Esse composto pode ainda ser retirado do caixote e usado noutro local.

24 julho 2010


Bumerangue

O bumerangue é um objecto de arremesso, cujo objectivo é ser atirado e voltar à mão de quem o atirou. Como desporto, o seu número de adeptos vem crescendo em todo o mundo.

Os bumerangues foram usados nos quatro cantos do mundo, tanto para recreação, como para cerimónias religiosas e caça.

A origem não é muito certa, mas pesquisas mostram que antigas tribos na Europa usavam diversos tipos de bumerangues.

Na Austrália, foram encontrados, em 1973, os mais antigos exemplares australianos, com aproximadamente 9 mil anos. Foram escavados três bumerangues completos e o pedaço de um quarto, todos feitos de madeira.

Além das características lúdicas, os bumerangues eram utilizados noutras atividades quotidianas, para cortar carne e vegetais, cavar a terra em busca de raízes comestíveis e também para golpear a superfície da água durante a pesca.
Um livro que é um computador ou um computador que é um livro?

Lê-se como se fosse um livro, escreve-se como se fosse uma máquina, gere-se como um computador... É o novo portátil da Toshiba, o primeiro do mundo com dois ecrãs.

O primeiro portátil do mundo com dois ecrãs que tanto funcionam como um computador vulgar ou como um leitor de e-livros.

O Libretto W100 é o que se pode chamar um computador de mão. Os seus ecrãs são tácteis e podem transformar-se rapidamente num teclado.
O novo dispositivo móvel funciona em ambiente Windows, possui tecnologia sem fios, "bluetooth", câmara embutida com um sistema de reconhecimento de rosto, ficha USB...

"Pequeno, mas multitalentoso. 360 graus de liberdade na palma da mão"...

Portugal campeão do Mundo

A selecção portuguesa de râguebi sagrou-se hoje campeã do Mundo, apenas com vitórias, ao derrotar a Rússia por 35-17, na final do Mundial Universitário de Sevens, no estádio do Bessa, no Porto.

Templo de Ramsés II, uma maravilha fascinante
O milagre do Sol e uma incrível operação de salvamento!

Estava a ler um livro sobre as maravilhas do mundo, precisamente a maravilha que referi acima, quando li o subtítulo: “O milagre do Sol”. Achei tão interessante que decidi escrever um pequeno texto sobre este milagre. Antes, contudo, devo dar algumas informações sobre este templo. Então, aqui vai:

O templo de Ramsés II fica situado em Abu-Simbel, numa falésia, e foi construído por volta de 1250 a.C. Este templo tem 35 metros de altura por 30 metros de largura. O seu santuário é composto por quatro colossos com a efígie do rei. O rei é representado sentado, com as mãos pousadas sobre as coxas; apesar de esta posição dar mais estabilidade à estátua, um tremor de terra fez com que a cabeça e uma parte do busto do segundo colosso caíssem.
É natural que o templo tenha muitas mais características, mas conseguem adivinhar por que só conto estas características? Não me digam que não conseguem! É porque é exactamente com estas estátuas que o milagre acontece! Todos os anos, no dia 21 de Fevereiro e no dia 21 de Outubro, o Sol ilumina três estátuas do santuário durante 20 minutos. A quarta estátua fica na sombra: é a estátua de Ptah, deus das Trevas. Não se sabe se este fenómeno foi propositado pelos arquitectos ou se foi, apenas, um acaso.
Nunca tinha lido nada assim e fiquei fascinada com este templo e não resisto em contar outro dos factos que tornam este templo uma maravilha.
O facto que vou contar tem a ver com uma incrível operação de salvamento efectuada pelo mundo inteiro, quando o templo estava prestes a ser engolido pelas águas, nos anos sessenta do século XX. Conto-vos isso com mais pormenor:
No final da década de cinquenta do mesmo século, foi construída uma barragem no Nilo. Esta construção iria ter 500 quilómetros e, por consequência, destruiria o templo. Por esta razão, lançou-se um apelo mundial para o salvar; foram várias as soluções propostas, mas a escolhida foi desmontá-lo e levá-lo para um local 100 metros mais acima. O templo foi cortado em 1050 blocos que foram levados para uma falésia artificial mais acima.
Como já referi, acho este templo muito interessante, vocês não acham? Escrevam a resposta nos comentários!
Ana Sofia

23 julho 2010


Stonehenge é uma estrutura formada por círculos concêntricos de pedras, que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas! Existem três períodos construtivos distintos :

- Período I (3100 a. C.), quando o monumento era uma simples vala circular com 97,54 metros de diâmetro, com uma entrada. Internamente, possuía um banco de pedras e um santuário de madeira. Cinquenta e seis furos externos no perímetro continham restos humanos cremados. O círculo estava alinhado com o pôr do Sol do último dia do Inverno, e com as fases da Lua.

- Período II (2150 a.C.) verificou-se a construção de dois círculos de pedras azuis, o alargamento da entrada, a construção de uma avenida de entrada marcada por valas paralelas, alinhadas com o Sol nascente do primeiro dia do Verão, e a construção do círculo externo, com 35 pedras que pesavam toneladas. As altas pedras azuis foram transportadas das montanhas de Gales, a 24 quilómetros.

- Período III (2075 a.C.), as pedras azuis foram derrubadas e pedras de grandes dimensões (megálitos) foram erguidas. Estas pedras, medindo 5,49 metros e pesando cerca de 25 toneladas cada, foram transportadas do Norte a 19 quilómetros. Sessenta pedras azuis foram restauradas e erguidas num círculo interno, com outras dezanove, colocadas em forma de ferradura, também dentro do círculo.

Estima-se que essas três fases da construção exigiram mais de trinta milhões de horas de trabalho.
Os estudiosos sugeriram que Stonehenge - especialmente os círculos mais antigos - pretendia ser a réplica de um santuário de pedra. O monumento pode ter sido um centro de cura, para onde iam peregrinos há mais de 4.500 anos.
No dia 21 de Junho, o Sol nasce em perfeita exactidão sob a pedra principal.


Encontrada réplica de madeira de Stonehenge

A descoberta está localizada a 900 metros da original de pedra.
Tem o mesmo tamanho, a mesma forma, a mesma idade, mas é feita de madeira: foi descoberta uma vala circular próxima do monumento de Stonehenge, no Reino Unido. O local foi encontrado com ajuda de imagens recolhidas por satélite.
As imagens mostram que tinha duas entradas - uma no lado nordeste e outra no sudoeste - e que dentro do círculo estaria uma sepultura, que terá sido feita muito depois da construção do monumento de madeira.

Os especialistas dizem que esta versão terá sido feita na altura em que Stonehenge atingiu a sua fase mais complexa.
O que continua sem se saber é o "porquê" do monumento, com 4500 anos, ter sido construído. Vários especialistas acreditam que este terá sido usado como cemitério durante 500 anos, devido ao local e maneira como começou a ser construído.

22 julho 2010

Charada

A Manuela é professora de Matemática. Mas a Maria, a filha de nove anos, pôs à prova o seu talento com um problema simples, embora com uma solução, em princípio, muito complexa.
"É um exercício impossível de resolver, querida", afirmou a mãe.
Qual não foi a sua surpresa ao ver que a Sara deu com a solução sem dificuldade!... O problema proposto era o seguinte:


A que palavra de seis letras se subtraem três e obtêm dez?

E tu, sabes a solução?

Médico receita Nintendo a criança com problemas de visão

Ben Michaels tem seis anos e sofre de ambliopia, ou "olho preguiçoso". O médico oftalmologista receitou duas horas de jogo de Nintendo por dia, para tentar corrigir esse defeito de visão. A ideia é obrigar o olho preguiçoso a ver enquanto o outro está tapado. Segundo o especialista, os jogos de computador incentivam o movimento repetitivo dos olhos, treinando o olho a focalizar corretamente, e como a criança fixa a atenção naquilo que está a fazer, permanece ainda mais atenta e o tratamento torna-se muito mais eficaz e rápido.
A mãe de Ben, adiantou aos jornais que o filho era "quase cego" do olho esquerdo e melhorou cerca de 250% na primeira semana de tratamento.

In Jornal de Notícias

21 julho 2010


Campeonato de atletismo... para caracóis

O Campeonato Mundial de Corrida de Caracóis acontece há 25 anos, no Reino Unido. "Sidney" foi o caracol vencedor, ao atingir a meta em 3 minutos e 41 segundos... Esta deve ser a corrida mais lenta do mundo!

19 julho 2010


Óleo mágico

O Verão e o calor não duram sempre e merecem ser aproveitados, mas não se esqueçam que, em excesso, também fazem mal! Para além de devermos usar protector solar nas horas de calor, devemos, sempre que pudermos, hidratar a pele.
De seguida, encontram a receita de um óleo delicado para pôr depois do banho. Hidrata a pele e, para além disso, ficam sempre bem cheirosos!

Para fazer este óleo precisam de:
100 ml de óleo de amêndoas doces (ou outro óleo básico)
15 ml de essência (escolhe um aroma que te agrade, à venda nas farmácias ou nos ervanários)
Um frasco de vidro que feche bem
Flores de lavanda (q.b.)
Ráfia (facultativo)

Procedimento:
Deita o óleo de amêndoas doces e a essência no frasco. Fecha o frasco e agita com força.
Abre o frasco e põe as flores de lavanda.
Por fim, podes enfeitar o frasco com algumas flores de ráfia.
Já está pronto! Já te podes perfumar com este óleo delicado depois do banho!

Eu aproveitei as férias e já experimentei esta actividade com essência de pau de rosa. E tu? Posso dizer-te que não te arrependerás! Tem um cheiro óptimo!

Sabias que…

Para fazer 10 ml de essência de rosa é preciso uma tonelada de pétalas de rosa? Por esta razão a essência de rosa é uma das mais caras (custa mais ou menos três vezes mais do que a essência de pau de rosa)!

Ana Sofia
Dia Mundial dos Avós

O Dia dos Avós é comemorado no dia 26 de Julho.
Neste dia, deve-se saudar os avós, demonstrando-lhes todo o carinho, admiração e afecto que bem merecem e que, com toda a justiça e estima, lhes é devida.
O dia 26 de Julho foi escolhido para comemorar o Dia dos Avós por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Segundo conta a história, Ana e Joaquim moravam em Nazaré e não podiam ter filhos, mas rezavam muito para que Deus lhes concedesse a graça de ter um filho. Isso veio a acontecer mais tarde, com o nascimento de Maria.
Nós devemos tratar bem e respeitar os nossos avós todos os dias, não só neste dia especial!

Cláudia

18 julho 2010

Calor, férias, descanso...

Felizes e saudáveis

Jovens felizes são, também, jovens saudáveis. Os estados de espírito e as emoções positivas, assim como o grau de satisfação com a vida são muito importantes para prever a saúde física dos jovens.

O meio ambiente agradece!
Sabias que um litro de óleo usado pode contaminar um milhão de litros de água?

Deitar fora, pelo cano do lava-loiça, o óleo de fritar tem custos económicos e ambientais pesados. O mais correcto é ir guardando o óleo utilizado num garrafão e, quando estiver cheio, depositá-lo num dos muitos oleões que se encontram junto dos ecopontos. Podem, também, entregá-lo em restaurantes, ajudando, desta forma, a AMI, que ajuda as pessoas carenciadas. A AMI está a realizar a campanha Recolha de Óleo Alimentar Usado para Reciclar, Transformando-o em Biodiesel.

Colabora!

O que a melancia faz por nós

Além de agradável e refrescante, a melancia é um fruto que ajuda a recuperar os nutrientes que o corpo perde durante a prática de exercício físico ou aoós um período de permanência ao sol. Pode ser guardada no frigorífico durante alguns dias sem perder valor nutritivo. E agora apetece mesmo!

15 julho 2010

Abandono escolar desceu 13,7 pontos percentuais numa década

A taxa de abandono escolar precoce em Portugal foi 31,2 por cento em 2009, menos 4,2 pontos percentuais que em 2008 e menos 13,7 que em 1999, mas é ainda assim mais do dobro da média europeia, revelou hoje o Eurostat.

A taxa de abandono escolar em Portugal em 2009 só é igualada pela Espanha e superada por Malta .

A taxa de abandono escolar precoce reporta-se a pessoas com idades entre os 18 e 24 anos que não completaram o ensino secundário, nem estão inscritos em acções de educação e formação.
O português Sérgio Paulinho ganhou, ontem, uma etapa da Volta à França!

Estreia, no dia 29 de Julho, o filme Toy Story 3

(Em formato 3D)

Resumo do filme:

Woody, Buzz, e o resto dos seus amigos são levados para um infantário, depois de o seu dono, Andy, ter ido para a faculdade. Embora estando animados no começo pelo novo ambiente e os brinquedos aparentemente amigáveis que também vivem no Infantário, não demora muito até ficarem determinados a voltar para casa, uma decisão também partilhada por Andy, que começa a perceber que os seus brinquedos sempre tiveram um lugar especial no seu coração.

Cláudia

14 julho 2010

Encontras AQUI
muitas actividades e jogos divertidos!

13 julho 2010


A queda da Bastilha - França


No dia 14 de julho de 1789, o povo de Paris saiu às ruas para protestar contra o regime monárquico opressor. Os populares invadiram a Bastilha, fortaleza que simbolizava o Absolutismo real, libertaram presos e derrubaram o prédio. O facto simboliza o início da Revolução Francesa. Ainda hoje é comemorado, sendo feriado em França!


ÁFRICA










Glaciar encolhe na Gronelândia


O glaciar Jakobshavn Isbrae, na costa ocidental da Gronelândia, ficou mais pequeno. Na semana passada, em apenas 24 horas, recuou 1,5 quilómetros e uma parte dele, com sete quilómetros quadrados de extensão, acabou por se desprender.
Os investigadores, que apanharam esta movimentação graças à observação com satélites, consideram que este foi um acontecimento pouco habitual na sequência do Inverno "quente" que este ano se viveu no Árctico.
Nos últimos 160 anos, o glaciar Jakobshavn Isbrae recuou 45 quilómetros, mas este movimento não foi sempre igual. Só na última década perdeu-se um quarto deste valor, o que significa que esse recuo acelerou. É neste glaciar e nos outros da costa oeste que se têm verificado as maiores perdas de gelo na região.

Agora que as férias se aproximam, não abandonem os animais!
Número de mamíferos diminuiu 60% nos parques nacionais africanos


A população de mamíferos de grande porte decresceu em média 60 por cento nos parques nacionais de África nos últimos 40 anos.
Um grupo de cientistas alertou que em certas áreas protegidas não estão a ser preservadas espécies de mamíferos como leões, girafas ou zebras, que se mantêm ameaçadas pelos caçadores furtivos.

Michael Jackson - Smooth Criminal
Apreciem em versão de orquestra!

12 julho 2010

O Facebook nos exames!

Alunos dinamarqueses do ensino secundário realizam exames de final de ano com recurso à Internet, seguindo um novo sistema de exames que está a ser testado em catorze escolas.
Durante o exame, os alunos podem aceder a qualquer sítio que considerem pertinente para a realizaçâo da prova. De acordo com o Ministério da Educação dinamarquês, os exames devem ser um reflexo da rotina dentro da sala de aula e a rotina dentro da sala de aula deve ser um reflexo do que se passa fora da escola. E, neste momento, o uso da internet na vida quotidiana é inegável e incontornável.
Por isso, o Ministério gostaria de alargar este novo sistema de exames a todas as escolas do país em 2011.
In Revista Noesis
Viva a Espanha!

11 julho 2010

A mãe da Maíza é que conta


Quando eu era menina, trouxeram-me de fora, de muito longe, uma boneca diferente das outras, uma boneca especial, que tinha dentro outras bonecas escondidas. A gente desatarraxava o corpo da primeira boneca e, de dentro dela, aparecia outra boneca. Esta segunda boneca tinha outra lá dentro. Desatarraxávamos a terceira boneca e aparecia-nos uma quarta boneca. Desta quarta boneca...
- Uf! Não vale a pena continuar, que já avaliam o que a quarta boneca trazia dentro. E por aí fora, por aí fora... Diante dos meus olhos de menina, a minha mãe explicava-me, apontando-me a boneca maior:
- Faz de conta que esta é a tua bisavó. Lembras-te da tua bisavó Esmeralda? A tua avó velhinha, como tu lhe chamavas, mas, aqui, mais nova. Da tua bisavó Esmeralda, nasceu a tua avó Elvira... E a minha mãe mostrava-me a segunda boneca, escondida dentro da primeira.
- Da tua avó Elvira, nasci eu, que sou a tua mãe... E a minha mãe mostrava-me a terceira boneca, escondida dentro da segunda boneca.
- Depois de mim nasceste tu, a minha filhinha querida... - continuava a minha mãe. Eu era a quarta boneca. Olhei para mim, boneca pequena, e achei-me igual às outras, ainda que mais miudinha no tamanho. Quatro bonecas, que tinham saído umas de dentro das outras...
- E depois? - perguntei eu à minha mãe.
- Depois? - sorriu a minha mãe. - Depois... tu saberás.
Já sei agora. A minha boneca chama-se Maíza e está no berço. Dorme. Quando ela crescer, e de bebé se fizer menina, hei-de contar-lhe esta história de bonecas.
António Torrado, História do Dia
(11 de Julho,
Dia Mundial da População)

Trocam as férias pelo bê-á-bá da Universidade

O projecto "Universidade Júnior" vai na 6.ª edição e os números falam por si: mais de cinco mil jovens inscritos, de todos os cantos do país, que abdicam de uma semana de férias para contactar com o mundo das faculdades. Todos dizem adorar e querem repetir.

A sala estava repleta de pipetas, tubos de ensaio, soluções químicas, microscópios e outros objectos que denunciavam logo à primeira vista o local de que se tratava: uma sala de ciências. Os 14 alunos do grupo ouviam atentamente a explicação das monitoras sobre ADN.

"É parecido com o que dá às vezes no CSI", comentavam os estudantes, entre os 12 e os 14 anos. Interessados, questionavam frequentemente e absorviam a informação, para, depois, colocar os ensinamentos em prática.

"O projecto é uma mais-valia para mim, porque ponho os conhecimentos em prática e divirto-me imenso com os miúdos. Além disso, é óptimo para eles porque estão a aprender num ambiente descontraído e a conviver", referiu Susana Neto, monitora do grupo e finalista do curso de Ciências da Universidade do Porto.

A motivação de João Noites, de 14 anos, pela terceira vez na Universidade Júnior, já alastrou à família. "Vim porque o meu primo me convidou", confessou Luís Martins, de 12 anos, interessado nos segredos da Informática.

"O que gosto mais é de conhecer várias pessoas e aprender novas coisas, principalmente em Ciências e Direito, que são as minhas áreas preferidas", disse João Noites. "Assim podemos conhecer as faculdades, o que nos ajuda a decidir o que queremos para o futuro", acrescentou.

"É importante cativar os jovens para o ensino para combater o abandono escolar, mostrar-lhes que a faculdade não é um bicho de sete cabeças", afirmou Filomena Mesquita, uma das coordenadores do projecto.

Ao disponibilizar aos que moram mais longe alojamento em instalações militares, faz-se com que os miúdos aprendam a gerir espaços, horários e hábitos. Apesar do entusiasmo geral - para muitos é a primeira vez que estão a dormir fora de casa - as regras são para cumprir: às 23 horas a luz é apagada e é tempo de fazer silêncio para descansar.

O projecto decorre até 23 deste mês e os estudantes pagam 75 euros pela semana, incluindo almoço. Participam alunos dos 10 aos 18 anos e as actividades vão da Geometria à Biologia, passando pelo Latim.
In Jornal de Notícias de 10 de Julho
Esperamos que a Inês nos conte o que fez na Universidade Júnior!

Quem vai vencer?

09 julho 2010


As manicuras que se cuidem!

Os peixes-médicos são especialistas em tirar pele morta dos pés e das mãos, logicamente sem tesouras e alicates!

Podia ser só uma experiência maluca: meter os pés e as mãos dentro de um aquário e sentir os garra rufa, mais conhecidos por peixes-médicos, a fazerem-nos cócegas.

Mas não! Estes peixes são verdadeiras manicuras e já conseguiram emprego em muitos centros de estética e spas!...

Cláudia
Para pensar...

O José e o Rui vivem em cidades diferentes, que distam 480km uma da outra. Partiram, cada um, da sua cidade, às oito horas da manhã, para se encontrarem algures na estrada que liga as duas cidades. O José vai de carro, a uma velocidade média de 80km por hora. O Rui vai de bicicleta, a 30 km por hora.
Ao fim de quanto tempo se encontram?
Estreia da Semana: «Shrek para Sempre»


Depois de alguns anos a viver a etapa do "felizes para sempre", as pressões da rotina, os filhos e todas as complicações próprias de uma família numerosa levam Shrek a pôr em causa as suas opções e a questionar se não seria mais feliz nos tempos em que era um ogre malcheiroso, de mau feitio e... solteiro. É então que surge Rumpelstiltskin, tornando os "desejos" de Shrek realidade. E este vê-se numa versão alternativa da sua própria vida...

OCEANOS


O Oceanário de Lisboa convida as crianças dos 4 aos 12 anos a passar as férias debaixo de água. O programa de atividades propõe dez dias temáticos inspirados nos oceanos, para além de aulas de canoagem e passeios de teleférico. Além disso, todas as sextas o programa pode ser prolongado com o interessante ciclo "Dormindo com os Tubarões", com atividades à hora de jantar e uma boa noite de sono.

07 julho 2010


O melhor do Mundial (e do mundo)
são as

CRIANÇAS!


ATÉ QUANDO?

Criança afegã, responsável por tapar buracos na estrada que liga Cabul a Bagram e sobrevive de gorjetas, espera pela passagem dos automobilistas.

Os inventores da Escola do Cerco

Um grupo de alunos da Escola do Cerco, no Porto, criou uma caixa de doseamento de medicamentos automática, o "Tic-Medic-Tac". A ideia, que surgiu nas aulas de Área de Projecto, deu origem a uma nova empresa, a Geritemp _ um trocadilho em que surgem misturados a geriatria e a necessidade de gerir o tempo.

No quadro de uma população que envelhece, a concepção de uma caixa dispensadora de medicamentos, com temporizador e ligação a redes de telemóveis, pode significar percepção do mercado ou sentido de oportunidade. A ideia mais não foi, porém, do que resposta à situação familiar de um membro deste grupo de sete alunos do 12.º ano, mais vocacionados para áreas como a Medicina ou a Psicologia, que tiveram de responder ao desafio da Área de Projecto: formar uma empresa e criar um produto passível de ser produzido e posto no mercado. Participar num concurso europeu foi a consagração.

In J. N.