30 setembro 2010


50º Aniversário dos Flinstones

Lembro-me de ter visto estes desenhos animados quando tinha por aí os meus 7/8 anos. Lembro-me de estar a tomar conta da minha prima, aos domingos, e ela via isto na televisão. Foi um programa que cativou muitos meninos e meninas e hoje faz 50 anos que estreou na televisão.

Parabéns!

Kassandra

O Outono

Há tantos frutos nos ramos,
De tantas formas e cores!
Irmãs! Enquanto dançamos,
Saíram frutos das flores!

Sou a estação mais rica:
A árvore frutifica
Durante esta estação;
No tempo da colheita,
A gente satisfeita
Saúda a Criação.

Concede a Natureza
O prémio da riqueza
Ao bom trabalhador,
E enche, contente e ufana,
De júbilo a choupana
De cada lavrador.

Vede como do galho,
Molhado inda de orvalho,
Maduro o fruto cai…
Interrompendo as danças,
Aproveitai, crianças!
Os frutos apanhai!


Poesias Infantis, de Olavo Bilac
Festas de Gondomar

Gondomar está a viver as Festas do Concelho, que têm como grande atracção a romaria da Nossa Senhora do Rosário ou "Feira das Nozes".
A romaria, praticada há mais de 260 anos, tem o seu ponto no feriado municipal, instituído em 1969, em honra à Nossa Senhora do Rosário.


Contam os historiadores que a devoção inicial que mobilizava os devotos a Gondomar seria dirigida a S. Cosme e S. Damião, patronos dos médicos e das doenças más. Posteriormente, passou a ser dirigida à Nossa Senhora do Rosário.

As festividades cresceram, mas tradições como as de comer nozes com regueifa, regadas com bom vinho doce ou do lavrador nas barracas e farturas nas tendas típicas ainda se mantêm.
Hoje os Flintstones estão de parabéns!!!


Já chegaram aos 5o anos.


Digam lá se não estão conservados?!

29 setembro 2010

Olá, amiguinhos!

Como vão as aulas?

Espero que tudo esteja a correr pelo melhor! Já sabem que podem contar com esta amiga para tudo o que for preciso.
Fico contente em constatar que alguns amiguinhos continuam a visitar o nosso blogue. É sinal que significou algo para todos nós! Não se esqueçam de comentar esta mensagem, contando como está a correr a escola. É uma maneira de ver quantos ainda se lembram do «Pequenos e Criativos».

Muitos beijinhos cheios de saudades!!!

No próximo sábado,
ocorrerá um magnífico concerto dos U2 em Coimbra.
Eu vou estar lá!!! Depois conto como foi!


Vê lá se sabes responder a estas perguntas:

1 - Qual é o animal que anda com as patas na cabeça?

2 - O que é que atravessa o vidro sem o quebrar?

3 - O que é que é surdo e mudo, mas conta tudo?


4 - O que é o que é que dá muitas voltas e não sai do lugar?

5 - Qual a única pedra que fica em cima da água?


Cláudia Moreira

28 setembro 2010

Chegou o carro eléctrico sem condutor

A Siemens mostrou-o na semana passada em Lisboa.

Nos primeiros quatro dias do Portugal Tecnológico, evento que levou milhares de pessas à FIL, durante a semana passada, o veículo eléctrico sem condutor transportou cerca de 640 pessoas, percorrendo 64 quilómetros, numa média de 40 viagens por dia.
Segundo a Siemens, mentora do projeto, "da experiência fica patente um factor diferenciador face a outros sistemas auto-guiados, como por exemplo o teleférico ou o mini-metro". Ou seja, "o sistema inteligente integrado do MOVE confere-lhe grande flexibilidade e versatilidade de aplicação em diferentes cenários".

Novas imagens das auroras de Saturno

A sonda espacial "Cassini" mostra novas imagens das auroras brilhantes do planeta Saturno. Um espectacular jogo de cor que dura apenas dois dias.

"As auroras de Saturno são muito complexas e só agora estamos a começar a compreender todos os factos envolvidos. Este estudo proporcionará uma visão mais ampla da grande variedade e das diferentes características da aurora que se podem ver e que nos permitirá entender melhor o que controla as mudanças da sua aparência", disse Tom Stallard.
As novas imagens mostram a aurora de Saturno em verde brilhante, ao redor do pólo sul do planeta.

26 setembro 2010


Lembranças das férias...
Ah, que saudades... Não é, Inês?

25 setembro 2010


PASTORES

Um pastor diz para outro:
— Dê-me um dos seus carneiros que ficamos com igual número de carneiros.
O outro responde:
— Nada disso! Dê-me um dos seus carneiros que ficarei com o dobro dos seus.

Quantos carneiros tem cada um?

Curiosidades

Uma árvore média produz 50 Kg de papel.

A poluição criada por um carro dos anos 60 é a mesma que produzem, hoje em dia, 20 carros!

Um homem bebe cerca de 60000 litros de água ao longo da vida!

Uma uva, deitada numa taça de champanhe fresco, sobe e desce indefinidamente.


TEMPO DE VIDA DOS ANIMAIS

As tartarugas Marion, das ilhas Seychelles, no oceano Índico, detêm o recorde de longevidade entre os animais: 152 anos de idade.

O mamífero de vida mais longa é o homem. Alguns vivem mais de 100 anos. Depois, vem o elefante asiático, com 78 anos.

Os dados abaixo são o tempo de vida média de algumas espécies

ARARA: 63.
AVESTRUZ: 50
BURRO: 12.
CÃO: 12
CANGURU: 7
CARNEIRO: 10
CAVALO: 30
CHIMPANZÉ: 20
COELHO: 12
CORUJA: 24
CORVO: 69
ELEFANTE AFRICANO: 60
ESQUILO: 11
GALINHA: 7
GATO: 13
GIRAFA: 10
GOLFINHO: 65
GORILA: 20
HIPOPÓTAMO: 40
LEÃO: 25
PORCO: 10
RATO: 2
RINOCERONTE: 70
TARTARUGA: 100
TIGRE: 25
URSO: 15
VACA: 15
VEADO NOBRE: 10
ZEBRA: 15.

VELOCIDADE DE ALGUMAS ESPÉCIES

O guepardo é o mamífero mais rápido do mundo. Pode atingir uma velocidade de 110 km/hora. Já o homem atinge um máximo de 43 km/hora.

ANTÍLOPE INDIANO: 98 Km / hora
LEÃO: 80 Km / hora
GAZELA: 80 Km / hora
CAVALO: 75 Km / hora
RAPOSA: 67 Km / hora
ZEBRA: 65 Km / hora
HIENA: 65 Km / hora
COELHO: 55 Km / hora
GIRAFA: 50 Km / hora
VEADO NOBRE: 48 Km / hora
GATO DOMÉSTICO: 48 Km / hora
RINOCERONTE: 45 Km / hora
ELEFANTE: 40 Km / hora
PINGUIM: 37 Km / hora
COBRA: 32 Km / hora
PERU: 24 Km / hora
ESQUILO: 20 Km / hora
PORCO: 17 Km / hora

QUEM NÃO CORRE, VOA

ABELHA: 17 km/h
ÁGUIA: 160 km/h
ANDORINHA: 170 km/h
BORBOLETA: 32 km/h
FALCÃO: 160 km/h
GAIVOTA: 60 km/h
POMBO: 100 km/h.

Festa do Outono


Serralves organiza a segunda edição da Festa do Outono, para celebrar a nova estação que agora começa. A festa vai ter uma série de Oficinas em Família, percursos na Quinta de Serralves, música, teatro de marionetas, uma Feira do Livro Infantil e uma Feira de Flores e de Produtos Biológicos, com venda de compotas, ervas aromáticas e azeites.


Os visitantes vão reviver antigas tradições e costumes e poder separar espigas das barbas de milho e do folhelho, desfazer fardos de palha, pintar ao ar livre, construir bonecos e brinquedos de outros tempos com materiais naturais, conhecer e aprender a construir um forno solar, confecionar e degustar produtos da Quinta, provar petiscos variados cozinhados na festa, conhecer os animais que vivem em Serralves e muito mais. O acesso à festa é gratuito.

No dia 26 de setembro das 10h às 19h. Ver mais informações em www.serralves.pt .

Frase de Jean Anoilb:
«Em algum lugar,
haverá sempre um cãozinho abandonado
que me impede de ser feliz.»

21 setembro 2010

Desenhos a giz

Vejam lá para o que lhe deu! No primeiro dia de aulas, antes de a professora chegar, o Joca foi para o quadro fazer desenhos. Pegou no giz, suspirou fundo e pôs-se a desenhar o que lhe vinha à ideia. E o que lhe vinha à ideia? Ora! A praia, o mar, os toldos, a piscina, a esplanada, os pinheiros, a bola a saltar, aquele piquenique na serra, enfim, o tempo bom das férias, tudo o que lhe lembrava as férias, que tinham acabado tão depressa.
O Joca suspirou de novo. Estava na aula, diante do quadro, diante do seu desenho das férias. Felizmente que a professora tardava a chegar... Mas, a olhar para o seu desenho com tanta coisa dentro, mesmo assim parecia que faltava nem ele bem sabia o quê. Que seria, que não seria?
Quando não se sabe, o melhor é indagar. Ir ver de perto. Foi o que o Joca fez. Saltou para dentro do quadro. Cá temos o Joca no meio do seu desenho. Passou pela praia, molhou os pés nas ondas baixinhas, andou por aqui e por ali e, já cansado de estar sozinho, subiu até uma casa ao fundo, uma casa muito bonita, por sinal. Foi subindo pelo quadro adiante... Passou pela piscina vazia. Passou pela esplanada sem ninguém. Passou pela clareira do piquenique desabrigada... Passou por todas as recordações das férias, que o ventinho do Outono começava a varrer. Até podemos confessar que o Joca sentiu um poucochinho de frio, e assim uma vontade de se abrigar, de se acolher a uma casa, onde o frio não chegasse. Ah! Mas aproximava-se da tal casa. Aquela casa... Aquela casa lembrava-lhe outra casa. Qual seria?
Vejam afinal como são as coisas. A casa era uma escola e, na escola, havia um lugar à espera do Joca. Tocava a campainha para o começo das aulas. Que ninguém se admire. Estamos no tempo delas. E o Joca não se admirou. Afinal as férias vão dar à escola. Está certo.

História do Dia, António Torrado


António Torrado:
"Já escrevi sobre tudo e mais alguma coisa"

Deve haver sempre uma estante fechada, mas de fácil acesso. Pode até escrever-se "livros proibidos" na prateleira mais alta da estante e deixar ficar uma escada por perto.
Ideias e memórias de António Torrado: "Eu sacava da biblioteca do meu pai os livros proibidos. Tinha uma chave. Abrir, abria-se bem, para fechar é que tinha mais dificuldade. Li muita coisa sem perceber o que estava a ler."

Mas também leu livros que entendia e de que gostava. O seu fascínio por romances de capa e espada fê-lo querer praticar esgrima. Mas foi traído pela vista e pelos óculos. "Sou um desportista falhado", diz, entre o resignado e o divertido.
Não estava previsto tornar-se escritor, mas aconteceu. Depois de uma tentativa de estudar Ciências Económicas para dar seguimento à empresa comercial do pai, percebeu que "não tinha jeito nenhum para aquilo". Foi então para Direito. Mas adormecia nas aulas: "Dava-me muito sono." Um dia, um professor disse-lhe: "Quando estiver com sono, não venha à aula. É que me desmotiva muito".
Compreendeu, mas envergonhou-se tanto que foi para a Faculdade de Letras. E estudou Filosofia. Acabou por se tornar escritor.
A capacidade única de criar enredos surpreendentes - de preferência para as crianças, mas também para os adultos - é sustentada por palavras enxutas, envoltas em marcas de oralidade. Na sua escrita, gerida com mão hábil de um dramaturgo residente, as contas do colar vão-se juntando no fio com que constrói contos, poemas e textos dramáticos. O olhar de António Torrado sobre as pequenas e grandes coisas, as pessoas, o mundo, afinado pelo registo da ironia, do humor ou da ternura abre o apetite dos leitores, que saboreiam o delicioso mil-folhas que é a sua obra.
Pelo primeiro texto que escreveu para o Diário Popular recebeu "cem paus" (€0,50). "Dava para almoçar com a namorada, lanchar com a namorada e levá-la ao cinema."
O conto curto é a sua forma ideal de expressão. "É o meu modelo de escrita: insinuar mais do que dizer; sugerir mais do que declarar."
António Torrado, 71 anos, já escreveu "perto de mil histórias". Mas também criou peças de teatro, letras de fados, argumentos para filmes e séries de televisão, escreveu textos para a rádio e poesia. "Já escrevi sobre tudo e mais alguma coisa."Os seus 40 anos de vida literária foram o pretexto para uma homenagem na abertura da XI Edição das Palavras Andarilhas em Beja, na quinta-feira.
In Jornal Público

20 setembro 2010


Physalis
- é uma fruta exótica

- planta arbustiva, que pode chegar aos dois metros de altura. As frutas são delicadas, pequenas e redondas, com coloração que vai do amarelo ao alaranjado, envolvidas por uma folha fina e seca, em forma de balão

- com sabor doce, levemente ácido, a physalis é consumida ao natural e usada na preparação de doces, geléias, sorvetes, bombons e em molhos de saladas e carnes

- é rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides

- é conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol

- a planta tem sido estudada também por fornecer um poderoso instrumento para controlar o sistema de defesa do organismo, diminuindo a rejeição em transplantes e atacando alergias

- a physalis é uma planta rústica, que exige poucos cuidados. Desenvolve-se bem em regiões quentes, de clima tropical e subtropical, mas tolera bem o frio

- a colheita começa quatro meses depois do plantio e estende-se por seis ou oito meses. Cada planta produz até três quilos de frutas.

Crianças portuguesas cada vez menos autónomas

As crianças portuguesas são cada vez menos livres e menos autónomas, defende a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) , lamentando a falta de tempo e espaço para os mais novos de hoje brincarem.

O presidente da SPP considera que a sociedade actual é feita de "adultos egoístas e infantilizados e de crianças sabidas". "O pequeno ditador saiu dos livros para a realidade, hiperactivo e desatento, decidindo os consumos da família, inundado em calorias, com televisão no quarto e 'playstation move' na sala, uma das únicas oportunidades de actividade física".

"As cidades foram bombardeadas pela união nacional dos autarcas e dos empreiteiros que liquidaram os quintais, as matas, os olivais, os pinhais, as praças e os terreiros. As ruas e as passadeiras são perigosas e os passeios estão destruídos ou transformados em parque automóvel".

"A maior parte das crianças tem um horário muito sobrecarregado de actividades, algumas sem um único dia verdadeiramente livre, em que possam brincar como entendam, criar, desenvolver-se". Fica assim a faltar criatividade nas brincadeiras e capacidade para inventar o que se faz no tempo livre.

In Jornal Expresso de hoje

19 setembro 2010


Uva

A uva é o fruto da videira e é utilizada frequentemente para produzir sumo, doce (geléia), vinho e passas, podendo ser consumida crua.

Originária da Ásia, a uva é uma das frutas mais antigas utilizadas na alimentação humana, já desde 6.000 A.C.
As inúmeras variedades apresentam características distintas na forma, tamanho, tonalidade, qualidade, produtividade, etc.
A maturação da uva depende da variedade e da zona de cultivo e estende-se desde o final do Verão até ao princípio do Inverno. A colheita é feita no final da maturação e é habitualmente efectuada entre Setembro e Novembro.
Informação nutricional
O conteúdo elevado em açúcares, principalmente frutose e glicose, é responsável pelo facto de a uva ser um dos frutos com valor energético mais elevado. O conteúdo em fibras alimentares é moderado. É rica em potássio e tem um teor moderado de cálcio, fósforo e magnésio.
ADIVINHA: Os Passarinhos

Carvalheira tem cem canos,
Cada cano tem cem ninhos;
Cada ninho tem cem ovos:
Quantos são os passarinhos?
A Fisga

Trago a fisga no bolso de trás
E na pasta o caderno dos deveres
Mestre-escola, eu sei lá se sou capaz
De escolher o melhor dos dois saberes

O meu pai diz que o Sol é que nos faz
Minha mãe manda-me ler a lição
Mestre-escola, eu sei lá se sou capaz
Faz-me falta ouvir outra opinião

Eu até nem sequer sou mau rapaz
Com maneiras até sou bem mandado
Mestre-escola diga lá se for capaz
P´ra que lado é que me viro. P´ra que lado?

Rio Grande
Museu Nacional da Imprensa

O museu oferece aos mais novos várias oficinas permanentes e outras actividades.
Uma delas é "Viagem ao Mundo do Papel", onde os participantes reciclam manualmente papel velho, adicionando-lhe pétalas, folhas secas e outros materiais, transformando-o de novo em papel utilizável, sendo aconselhável, para uma produção personalizada, que cada um traga de casa desperdícios reutilizáveis.
A outra, são as "Oficinas Gutenberg", onde os participantes são levados a fazer uma viagem no tempo até à Europa do século XV, onde terão a oportunidade de escolher entre a construção de um livro, através das antigas técnicas de impressão e encadernação, ou a construção de um tipo móvel, reinventando a imprensa. Até 31 de Dezembro, todos os dias à tarde, das 15h às 20h, e pela manhã de terça a sexta, das 10h30 às 12h30. Estas actividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaimprensa.pt .

18 setembro 2010

Nice Music: LINKIN PARK «The Catalyst»

Eminem and Rihanna -Not afraid / Love the way you lie

MTV Video and Music Awards 2010

17 setembro 2010


Um espaço de descoberta
Um espaço para estar
Um espaço de encontro
Um espaço para ver, ouvir e partilhar
Um espaço para criar e dançar...
Estimular a educação pela arte,
pela criatividade e inovação pedagógicas.


Visitem este blogue AQUI!

16 setembro 2010

15 setembro 2010


Uma equipa de cientistas identificou os 42 locais onde se devem concentrar os esforços de conservação dos últimos 3500 tigres selvagens do planeta.

A “última esperança” para evitar a extinção destes animais – dos quais apenas mil são fêmeas – é concentrar os esforços em pequenas parcelas de florestas na Ásia, segundo a Wildlife Conservation Society.

Os 42 refúgios estão espalhados pela Rússia, Nepal, Bangladesh, Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia e Laos.

“O tigre está a enfrentar o seu último desafio enquanto espécie”, comentou John Robinson. Hoje já existem mais tigres em cativeiro do que na natureza.

Na aula de Português estivemos a falar sobre Sebastião da Gama e a professora mandou-nos pesquisar quando ele nasceu e morreu. Como curiosa que sou, não resisti em saber mais sobre ele e por isso envio um pequeno texto em anexo!


Nascimento: 10 de Abril de 1924

Falecimento: 7 de Fevereiro de 1952

Sebastião Artur Cardoso da Gama nasceu a 10 de Abril de 1924, em Vila Nogueira de Azeitão, Setúbal. Foi licenciado em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1947. Foi Poeta e Professor em Lisboa, Setúbal e Estremoz.
Por causa da tuberculose renal que, mais tarde, seria o motivo do seu falecimento, passou a morar no Portinho da Arrábida e, por essa razão, a sua obra encontra-se ligada à serra do mesmo sítio.
Foi fundador da Liga para a Protecção da Natureza em 1948 e colaborou nas revistas: «Árvore» e «Távola Redonda».
Este professor e poeta escreveu um diário que foi editado após a sua morte, no qual revela o convívio que tinha com os alunos.
Instituíram com o seu nome um prémio Nacional de Poesia e o Museu Sebastião da Gama.

Bibliografia do Poeta

Em vida
Após a morte
Serra-Mãe
Pelo Sonho é que Vamos
Loas a Nossa Senhora da Arrábida
Diário
Cabo da Boa Esperança
Itinerário Paralelo
Campo Aberto
O Segredo é Amar
A Região dos Três Castelos
Cartas I



Ana Sofia

14 setembro 2010


No Canadá, dezenas de activistas da Greenpeace
cobriram-se de óleo,
em protesto.

13 setembro 2010


Para animar este início de ano lectivo!

12 setembro 2010


Dia Internacional para a Preservação da Camada do Ozono


A camada de ozono que envolve a Terra, protegendo-a da radiação solar, que provoca doenças como o cancro da pele, está a ser destruída pelo homem.
O Dia Internacional para a Preservação da Camada do Ozono, que se comemora no dia 16 de Setembro, foi ponderado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1994, para comemorar o dia da assinatura do Ritual de Montreal sobre Substâncias que Prejudicam a Camada de Ozono, em 1987.


Cláudia

11 setembro 2010



Desejo a todos um Bom Regresso às Aulas!
Ana Sofia

10 setembro 2010

Olá a todos e a todas!

A escola está mesmo a começar. Espero, sinceramente, que este ano traga muitas alegrias e muitas aprendizagens novas e interessantes!
Gostava que escrevessem, depois, nos comentários, a vossa impressão sobre estes primeiros dias: professores, colegas, matérias, escola nova (se for o caso...).

Fico à espera.

Desejos de bons estudos!

09 setembro 2010


Alunos numa escola em Jammu, na Índia.

08 setembro 2010

Portuense é campeão do Mundo de hip hop

António Silva é portuense, tem 30 anos e é o mais recente campeão do Mundo de dança hip hop, na categoria de solos, título obtido na prova "UDO 2010 World Street Dance Championships", que decorreu, no mês passado, na Inglaterra, e que contou com mais de 900 participantes.
Portuense é campeão do Mundo de hip hop
É o ponto mais alto de um percurso que começou aos sete anos, na Associação Recreativa e Cultural Os Restauradores do Brás Oleiro, onde António se iniciou, na dança jazz, e onde permaneceu durante dez anos.
Mais tarde, já com 19 anos, frequentou aulas de jazz, ballet e dança contemporânea na Escola Ginaseano, em Vila Nova de Gaia.
O título de campeão do Mundo valeu-lhe um convite para fazer um casting para o filme ”Street Dance 3D”.
AQUI!

07 setembro 2010


Adeus às férias!

As férias estão a acabar e as aulas vão começar!


Cláudia

Estudar não é só ler nos livros
que há nas escolas.
É também aprender a ser livres,

sem ideias tolas.
Ler um livro é muito importante,

às vezes, urgente.
Mas os livros não são o bastante

para a gente ser gente.
É preciso aprender a escrever,
mas também a viver,
mas também a sonhar.
É preciso aprender a crescer,
aprender a estudar.
Aprender a crescer quer dizer:
aprender a estudar, a conhecer os outros,
a ajudar os outros,
a viver com os outros.
E quem aprende a viver com os outros,
aprende sempre a viver bem consigo próprio.
Não merecer um castigo é estudar.
Estar contente consigo é estudar.
Aprender a terra, aprender o trigo
e ter um amigo também é estudar.
Estudar também é repartir,
também é saber dar
o que a gente souber dividir
para multiplicar.
Estudar é escrever um ditado
sem ninguém nos ditar;
e se um erro nos for apontado é sabê-lo emendar.
É preciso, em vez de um tinteiro,
ter uma cabeça que saiba pensar,
pois, na escola da vida,
primeiro está saber estudar.
Contar todas as papoilas de um trigal
é a mais linda conta de somar
que se pode fazer.
Dizer apenas música,
quando se ouve um pássaro,
pode ser a mais bela redacção do mundo...
Estudar é muito
mas pensar é tudo.


Sebastião da Gama

05 setembro 2010


A Pizza

Diz-se que antes da Era-Cristã, os nobres comiam o pão de Abraão, que era uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno; depois acrescentava-se alho e ervas; chamavam-lhe “Piscea”.
Com o passar dos anos, foram-se variando os ingredientes da cobertura. Quando, em 1522, o tomate foi trazido por Cristóvão Colombo até à Europa, este foi utilizado como ingrediente da pizza.
A primeira pessoa a fazer a pizza foi Don Rafaelle Espósito, dono de uma pizzaria de Nápoles, “a Pietro il Pizzaiolo”.
Don Rafaelle ficou famoso quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para Humberto I e para a rainha Margherita de Sabóia.
Os países que hoje em dia mais consomem pizza são os Estados Unidos da América e o Brasil.

Deixo aqui a receita da saborosa pizza:

Ingredientes:

Massa:
*5 chávenas de farinha
*1 ovo
*1 chávena de azeite
*2 chávenas de água
*sal

Recheio:
*1 cebola média
*azeite
*óleo
*tomate
*pimentão
*queijo
*fiambre
*salsa
*azeitonas
*polpa de tomate
*orégãos

Mistura a farinha com o ovo. Junta uma chávena de azeite e duas de água. Tempera com sal e deixa repousar durante uma hora. Enquanto isso, faz um refogado com uma cebola média, azeite e óleo. Deita o tomate cortado aos bocadinhos e deixa cozinhar. Depois de tudo pronto, puxa a massa e forra um tabuleiro. De seguida, alterna uma camada de refogado com uma de queijo e fiambre até acabarem os ingredientes, sendo a última de queijo e fiambre. Coloca os pimentões, a salsa e as azeitonas e espalha colheres de chá de polpa de tomate. Polvilha com orégãos e leva a cozer durante 20 minutos em forno bem quente.

Inês

04 setembro 2010


Aulas à porta!


Olá amigos e amigas!


As aulas estão mesmo aí à porta, não é? Já é tempo de ir sacudindo a areia e começar a preparar materiais: cadernos e livros novos, bem encapados, estojo com o material necessário, mochila, enfim... Tudo aquilo que já sabem que faz falta!

Para quem ainda não sabe, as aulas começam no dia 13 de Setembro, segunda-feira. Nesse dia já há mesmo aulas!!!

A partir do dia 9 ou 10 de Setembro (na semana anterior) podem deslocar-se à escola, para receber o horário na reprografia.

Espero ver todos bem dispostos e com vontade de estudar e aprender muito neste próximo ano! Já sabem que estarei sempre pronta para vos ouvir e, se for o caso, ajudar!


Beijinhos


A viagem não acaba nunca.
Só os viajantes acabam.
E mesmo estes podem prolongar-se em memória,
em lembrança, em narrativa.
Quando o visitante sentou na areia da praia e disse:
“Não há mais o que ver”, saiba que não era assim.
O fim de uma viagem é apenas o começo de outra.
É preciso ver o que não foi visto,
ver outra vez o que se viu já,
ver na primavera o que se vira no verão,
ver de dia o que se viu de noite,
com o sol onde primeiramente a chuva caía,
ver a seara verde, o fruto maduro,
a pedra que mudou de lugar,
a sombra que aqui não estava.
É preciso voltar aos passos que foram dados,
para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles.
É preciso recomeçar a viagem.
Sempre.


José Saramago

02 setembro 2010

Olá! Este texto parece-me muito apropriado a esta nova etapa que se avizinha a passos largos! É um texto muito interessante do Jornal Expresso, que deveria ser lido por alunos e pais! E, já agora, prestem bem atenção a estes conselhos. Não há nada como começar bem o ano; será um sinal de que tudo pode correr da melhor maneira!
10 dicas para o sucesso escolar
Se acreditas que o sucesso escolar é meio caminho andado para um futuro profissional mais risonho, eis alguns conselhos do Instituto da Inteligência para te colocar na melhor direcção.

Para as crianças, não é fácil perceber a importância da escola no seu futuro. O presente e a brincadeira serão sempre mais importantes, mas com a ajuda dos pais é possível juntar o útil ao agradável. Eis alguns conselhos do Instituto da Inteligência para o sucesso escolar e, claro, para o seu futuro profissional.

Os 4Ps
Os 4Ps significam os "especialistas" que podem ser determinantes para o sucesso escolar: os pais (a família) cujo papel assume particular relevância na criação de condições para o bom aproveitamento escolar; os professores pela sua intervenção como agentes de ensino e alargamento dos horizontes dos alunos; os pediatras porque podem aconselhar na promoção e protecção da saúde dos nossos filhos; e, finalmente, os psicólogos cuja acção pode ser decisiva para combater medos, ansiedades e outras formas de bloqueio a uma boa aprendizagem.
Palavra de ordem: motivação!
O cérebro funciona muito melhor quando gostamos daquilo que fazemos! O mesmo acontece nas aprendizagens: a atenção, a compreensão, o raciocínio e a memória são estimuladas pelas emoções positivas. É importante que o aluno sinta prazer em andar na escola e ali aprender novas matérias, habilidades e competências. O ensino não deve ser imposto como uma obrigação mas como um direito, uma conquista do progresso da humanidade.
Mantém-te saudável!
Aprender bem e com prazer é mais fácil quando estás de boa saúde. Todos os estados, orgânicos e psicológicos, que contribuam para a sensação de bem-estar, aumentam em 50% a capacidade de aprender e a aquisição de novas habilidades como ler, escrever, calcular, etc.

Não te descuides com a alimentação!
O cérebro consome 20 a 25% da energia fornecida pelos nutrientes que nos chegam através da alimentação. Isto significa que uma dieta saudável e equilibrada, baseada em refeições com menos sal, menos açúcar e menos gorduras saturadas, é indispensável para um cérebro que vai precisar de muito esforço. Na alimentação - que inclui a repartição equilibrada das horas de comer - reside mais de 30% dos factores que auxiliam nas novas aprendizagens e na retenção das antigas.
O sono trabalha para a memória!
Hoje sabe-se que uma boa noite de sono (de 8 a 10 horas) é condição indispensável para a fixação de novas memórias (novas aprendizagens). Noites mal dormidas reduzem drasticamente a capacidade de concentração e, como consequência, os alunos sentem-se fatigados nas aulas, desatentos e desinteressados. Fixa um horário para deitar.

Gerir o tempo de estudo!
As crianças passam cada vez mais tempo na escola e as aulas são longas, para além dos "trabalhos de casa" e outras atividades que vão aumentando em número e variedade. Há crianças que não aprendem a ser organizadas e estudam sob stress provocado pela confusão de manuais, cadernos e trabalhos que têm de gerir sozinhos. Em casa, devem estudar por períodos de 10 a 20 minutos, seguidos de intervalos de 5 a 10 minutos para que o cérebro tenha tempo de assimilar toda a nova informação. Muitas das dificuldades de aprendizagem residem simplesmente na falta de organização.

Controlar a ansiedade!
Estes são 2 perigosos inimigos de quem está envolvido em aprender e ser sujeito regularmente a avaliações. O stress e a ansiedade podem paralisar completamente a capacidade de aprender e sobretudo de recordar conhecimentos já adquiridos.
Incentive mais o trabalho do que o talento!
Estudos recentes sugerem que a inteligência e o talento não constituem as chaves do sucesso na vida e também na escola. Na maioria dos casos de gente famosa em várias áreas de actividade verifica-se que é o trabalho árduo, a dedicação apaixonada e a chamada "aplicação deliberada" que conduzem ao êxito mais do que uma mente sobredotada, onde a inteligência e o talento se destacam. Assim, os pais devem procurar incutir no filho hábitos de trabalho e aplicação nos estudos, mais do que confiar na sua eventual mente brilhante e talentosa.
Não ignore a escola
Existe, muitas vezes, um grande divórcio entre os pais e os professores. Ora é necessário que os pais sigam atentamente a evolução académica e comportamental dos filhos na escola, o que obriga a que não faltem às reuniões regulares que os professores agendam. O aluno sentir-se-á mais apoiado se perceber que os pais estão "com ele" na escola e que estão ali para o ajudar e não para o "controlar" ou censurar.
Consulte o psicólogo
Mesmo que tudo pareça estar bem com o seu filho marque, pelo menos uma vez por ano, uma consulta com um especialista em psicologia para que este possa fazer uma avaliação geral e forneça-lhe um diagnóstico da saúde mental e emocional.
In Jornal Expresso de ontem (adaptado)