30 abril 2010

Seguem-se três desafios para o fim-de-semana! Espero que respondam pelo menos a um! Bom descanso e bons estudos!

A contagem dos carneiros


Numa noite de insónia, a Arlete dedicou-se a contar carneiros e, antes de chegar aos 100, adormeceu. No dia seguinte, contou ao Anacleto o sucedido, que quis saber quantos carneiros tinha ela contado.

A Arlete disse-lhe o seguinte:

- Se contar os carneiros de 2 em 2, sobra um. Se contar de 3 em 3, sobram 2; se os contar de 4 em 4, sobram 3, e se os contar de 5 em 5, sobram 4. Quantos carneiros contei?
Adivinha!

Escolhi um número inteiro, dupliquei-o, depois somei quatro ao resultado, multipliquei a soma por 5, subtraí 20 ao produto, dividi o resultado por 5. Obtive, finalmente, 18.
Em que número pensei?

O prémio!

Um dia destes, estava eu a ler o jornal quando se me deparou o seguinte anúncio curioso: "Todos os prémios são vitalícios. Os prémios oferecidos são:
A. 2500 euros no primeiro ano, 4875 euros no segundo ano ( o dobro, menos 125 euros ), 9625 euros no terceiro ano ( o dobro do ano anterior, menos 125 euros ) e assim sucessivamente...

B. 1250 euros no primeiro ano, 3125 euros no segundo ano ( duas vezes e meia a quantia do primeiro ano), 7812.5 euros no terceiro ano (duas vezes e meia a quantia do ano anterior) e assim sucessivamente.
C. 125 euros no primeiro ano, 300 euros no segundo ano ( o dobro do primeiro ano ), 600 euros no terceiro ano ( o dobro do ano anterior) e assim sucessivamente."


Se tivesses a sorte de te sair um prémio, qual dos prémios A, B ou C escolherias?

Em Maio, comem-se cerejas ao borralho!

Mês de Maio, mês das flores, mês de Maria, mês dos amores!



Jararaca (Bothrops jararaca)
A sogra de muita gente...

A jararaca é uma das mais conhecidas cobras venenosas. Por isso, no Brasil, costuma-se chamar «jararacas» às pessoas Más...

A jararaca pode ter mais de 1 m de comprimento. Vive nos campos, bosques e campos cultivados.

Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Crotalidae

Sónia
A importância das abelhas para o Homem

"Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, ao Homem apenas restam quatro anos de vida. Não há abelhas, não há polinização, não há plantas, não há animais, não há homem." (Albert Einstein).
Esta famosa frase demonstra a importância que as abelhas
têm para o homem. Para além de produzirem mel, as abelhas asseguram a polinização de milhares de espécies de flores, garantindo a sua reprodução.
A cada ano, um pouco por todo o mundo, extinguem-se várias espécies de abelhas. Esta situação é preocupante. Ainda não se sabe bem a causa deste acontecimento, mas pode ter uma explicação: com a poluição, a morte das plantas e com pesticidas diminui-se a quantidade de insectos polinizadores nos campos.
Este insecto é normalmente associado a uma picada dolorosa. Mas sabias que o veneno da picada pode ser usado com valor terapêutico e criar alguns efeitos positivos no local onde foi injectado? Inacreditável, não é? Mas é mesmo verdade. Mas atenção: quando se é alérgico, se este produto for introduzido em grande quantidade, é um perigo muito grave ou até mesmo mortal!
Eu sei que não é muito agradável ser picado por um insecto destes, mas se vires algum, não o mates! Deves fazer com que ele saia da tua beira para evitar que sofras uma picadela destas, mas não achas que a poluição e os pesticidas já chegam para a extinção deste animal?

Ana Sofia
1º de Maio

Muitas celebrações que continuam a ter lugar estão ligadas ao primeiro dia de Maio e terão como origem antigos ritos e cultos agrários, praticados pelos nossos antepassados, com o objectivo de assinalar o final do Inverno e a chegada da Primavera.
Em certos locais, continuamos a observar, nesta data, a praxe de se colocarem cruzes floridas, feitas de cana ou madeira, nos campos de linho, de centeio e de trigo, dizendo-se «que se vai pôr a cruz no pão».


Antigamente, até as próprias crianças (os «maios» e as «maias») eram, neste dia, vestidas com flores e adornadas com objectos de oiro. Costume que, segundo parece, se mantém em certas localidades do Sul, onde se diz «ir enfeitar a «maia». Praxe idêntica registava-se, pelo menos, em França e em Inglaterra.

As «maias» chegaram a ser proibidas temporariamente em Lisboa, por carta régia, em 1402, e substituídas por «procissões muito devotas», visando, este impedimento, proteger a religião cristã. As celebrações do primeiro de Maio foram avaliadas por D. João I, numa carta de 1385, «como um costume diabólico e um crime de idolatria».

Outra das tradições desta data consistia na «coroa das maias» (feita, por vezes, com flores de papel e enfeitada com laços e fitas de cores), que os rapazes depunham à porta das raparigas, tendo como significado, uma declaração amorosa. Com a mesma intenção, no Alto Alentejo, havia o uso de «deitar a maia», ou seja, de os rapazes atirarem um ramalhete de flores pelas aberturas das casas das namoradas, como testemunho amoroso.


In “Festas e Tradições Portuguesas”, Vol. IV

29 abril 2010

Os dinossauros

Toda a gente conhece os temíveis dinossauros, os saurópedes gigantes, aqueles dinossauros que voam fazendo sombra aos terrestres e as lendas marinhas que são “apenas” dinossauros!
Vou mostrar alguns dinossauros, mas cuidado, alguns são perigosos e certamente vocês não vão querer dar de caras com um!

Carnívoros
Vamos agora conhecer um predador mas também necrófago:

Giganotossauros
O Giganotossauros é um gigante carnívoro bípede que viveu há 90 milhões de anos. Este dinossauro andava em terra firme e era temido pelos outros dinossauros. Não é de admirar que os outros dinossauros se sentissem intimidados pelo Giganotossauros, pois este, com os seus 15 m de comprimento (mais 2 m que o Tyranossauros), metia medo! Os seus dentes podiam atingir os 20 cm de comprimento, o que também não facilitava a vida a quem se quisesse meter com ele, apesar de serem poucos os atrevidos.
Além de predador, o Giganotossauros, era necrófago. Ser necrófago permitia-lhe poupar energia e evitar ferimentos durante o combate.
Os fósseis deste dinossauro foram encontrados na América do Sul.

Saurópodes

Passamos agora para o espantoso, impressionante e enorme Superssauros.

Superssauros
Este saurópode viveu há 150 milhões de anos (Jurássico).
O Superssauros, com os seus impressionantes 42 m de comprimento e 16,5 m de altura, suportava 50 toneladas! Com seu pescoço de 12 m, conseguia alcançar as folhas das árvores. As suas patas eram almofadadas, tal como as dos elefantes, para servirem de amortecedor. Os fósseis deste dinossauro quadrúpede foram encontrados na América do Norte.

Um Predador marinho

Por fim, vou apresentar-vos o maior predador carnívoro de sempre e que é o meu dinossauro favorito:

Liopleurodon
O liopleurodon era um dinossauro aquático, com 25 m de comprimento, que viveu há uns espantosos 250 milhões de anos. Os seus fósseis foram encontrados na América do Sul, no Chile, na França, na Alemanha e na Inglaterra. O liopleurodon era um carnívoro que se alimentava de répteis marinhos. Por incrível que pareça, a cabeça deste dinossauro media 5 m e os seus dentes 30 cm.
Pesava em média 75 toneladas, mas podiam atingir as 150!
Quando a água, que transportava um cheiro de uma presa, lhe entrava pelas narinas, este, consoante a narina onde o cheiro fosse mais intenso, virava-se para esse lado, à procura da futura presa.

João
Dia Internacional da Dança

O Dia Internacional da Dança é celebrado no dia 29 de Abril e é promovido pelo Conselho Internacional da Dança (CID), uma organização interna da UNESCO, para todos os tipos de dança.
A comemoração foi introduzida em 1982; a data comemora o nascimento de “Jean-Georges Novene”, o criador do ballet moderno.

Entre os objectivos desta comemoração estão:
O aumento da atenção para a importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecer um local próprio para a dança em todos os sistemas da educação, do ensino infantil ao superior.
A dança é uma parte importante da cultura humana na História.
Por isso, hoje e todos os dias, dancem!

Cláudia

26 abril 2010

A bandeira e o hino nacional vão voltar a estar inscritos enquanto "valores" que os alunos "têm o dever de conhecer e respeitar". Esta é uma das novidades do projecto do novo Estatuto do Aluno, aprovado pelo Governo na quinta-feira passada. O projecto foi enviado para a Assembleia da República para debate e votação.
Um dos novos artigos estipula um quadro de referências que deve ser conhecido e respeitado pelos alunos "enquanto matrizes de valores e princípios de afirmação da humanidade". São elas a Constituição, a bandeira e o hino, enquanto símbolos nacionais, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Convenção Europeia dos Direitos do Homem, a Convenção sobre os Direitos da Criança e a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Com as alterações agora propostas, o Governo afirma que "visa criar condições de maior segurança, tranquilidade e disciplina na escola, quer através do reforço da autoridade dos directores, directores de turma e dos professores, quer pela introdução de mecanismos de prevenção de situações que prejudiquem o normal funcionamento da escola". Entre as medidas preconizadas, estabelece-se que, em caso de perigo para o aluno, e opondo-se os pais à intervenção da escola, "o director deve comunicar imediatamente" a situação à comissão de protecção de crianças e jovens ou ao Ministério Público.

Jornal Público, 26 Abril

25 abril 2010


F. C. Porto sagra-se eneacampeão de hóquei em patins!!!
Já agora, quem sabe o que significa «eneacampeão»?






Revolução dos Cravos: 25 de Abril

• Sabias que o golpe de estado do 25 de Abril de 1974 ficou conhecido como a "Revolução dos Cravos"?
• Foi uma revolução porque a política do nosso País se alterou completamente. Mas como não houve a violência habitual das revoluções, o povo ofereceu cravos aos militares, que os puseram nos canos das armas.
• O povo português fez este golpe de estado porque não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar (o Estado Novo), que era uma ditadura. Esta forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos!
• Enquanto os outros países da Europa progrediam e avançavam em democracia, o regime português mantinha o nosso país atrasado e fechado a novas ideias.
• Sabias que em Portugal a escola só era obrigatória até à 4ª classe? Era complicado continuar a estudar depois disso. E sabias que os professores podiam dar castigos mais severos aos seus alunos?
Todos os homens eram obrigados a ir à tropa e a censura, conhecida como "lápis azul", é que escolhia o que as pessoas liam, viam e ouviam nos jornais, na rádio e na televisão.
• Antes do 25 de Abril, todos se mostravam descontentes, mas não podiam dizê-lo abertamente e as manifestações dos estudantes deram muitas preocupações ao governo. Os estudantes queriam que todos pudessem aceder igualmente ao ensino, liberdade de expressão e o fim da Guerra Colonial, que consideravam inúti
l.


Texto adaptado pelo Eduardo
Como falámos em História nesta matéria, aqui estão 2 das figuras mais importantes da oposição ao Estado Novo.

Humberto Delgado foi um militar português que foi convidado por opositores ao regime de Salazar para se candidatar à Presidência da República, em 1958, contra o candidato do regime, Américo Tomás. Ele aceitou, reunindo em torno de si toda a oposição ao Estado Novo. Numa conferência de imprensa da campanha eleitoral, em Lisboa, foi-lhe perguntado que postura tomaria em relação a Oliveira Salazar. Este respondeu: “Obviamente, demito-o!”. Esta frase alegrou as pessoas que se opunham ao Estado Novo e aclamaram o militar durante toda a campanha. Ele só não venceu as eleições devido à fraude eleitoral montada pelo regime.


José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (Zeca Afonso) foi um cantor e compositor português. José Afonso esteve relacionado com o derrube do Estado Novo, visto que uma das suas canções, “Grândola, Vila Morena” foi utilizada como senha para o início do movimento militar do 25 de Abril de 1974.

Bruno

24 abril 2010


25 Abril 1974
Dia da Liberdade
Diverte-te e aprende, com esta obra de Manuel António Pina, com o título «O TESOURO» (Haverá tesouro mais valioso do que ser livre?).
Triste realidade de alguns jornais e revistas que por aí andam!

Bruno

23 abril 2010


Infelizmente, este cartoon retrata uma triste realidade...

ALERTA!

2010 - Ano Europeu da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social

O ano de 2010 é dedicado à Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social na Europa. A erradicação da pobreza é um fenómeno muito difícil de atingir. Precisamos de mudar a mentalidade e a actividade da sociedade em geral, de pôr as pessoas em primeiro lugar nas preocupações sociais, políticas e económicas. Só assim se irá ao encontro de soluções para os problemas que atingem particularmente as famílias mais pobres.
Há poucos meses, o inquérito Eurobarómetro revelava que 62 por cento dos portugueses diziam ter alguma dificuldade em viver com o rendimento doméstico mensal, enquanto 15 por cento consideravam ser difícil.
Em números gerais, já sem avaliação por país, o estudo mostra que nove em cada dez europeus (87 por cento) crêem que a pobreza é um obstáculo ao acesso a uma habitação condigna, oito em cada dez acham que limita o acesso ao ensino superior ou a educação de adultos e 74 por cento consideram que reduz as possibilidades de encontrar um emprego.
A maioria dos europeus (60 por cento) acredita que afecta também o acesso a um ensino básico de qualidade e 54 por cento pensam que a capacidade de manter uma rede de amigos e conhecidos é limitada.
O presidente da Rede Anti-Pobreza em Portugal explica que, a nível político, «é necessário perceber que não basta ter um emprego, porque grande parte dos nossos pobres têm um emprego mas têm um vencimento tão baixo e tão inseguro que não permite criar condições para as famílias poderem aliviar as suas necessidades e a sua qualidade de vida».

PARA PENSAR: O(s) sobrevivente(s)

Eis uma versão de um problema, retirado de uma obra, datada de 1555, Tratado da Arte da Aritmética, de Bento Fernandes.

15 Mouros e 15 Cristãos
Quinze cristãos navegando pelo mar toparam uma galé de mouros que trazia 15 mouros e pelejaram tanto, de uma parte e da outra, que se não puderam vencer e abalroaram os mouros e entraram dentro. E quando se acharam tantos de uma parte como da outra vieram a partido que se pusessem todos numa roda os mouros entre os cristãos e que contassem de 1 a 9. E em quem acertasse, quer fosse cristão ou mouro, o lançassem ao mar como chegasse a 9. E assim fossem contando, sempre por diante, até chegar a 9 não tornando para trás. E se acertasse de cair nos cristãos os deitassem ao mar e os mouros levassem a presa e acertando nos mouros os deitassem ao mar e os cristãos levassem a presa.


Pergunto: de que modo se devem pôr os cristãos e os mouros entre eles para que os mouros se deitem todos ao mar e os cristãos fiquem com a vitória?


O que a escrita revela de nós


A nossa caligrafia revela (quase) tudo sobre nós, das emoções aos sentimentos, das qualidades e defeitos à sexualidade!


Diz-me como escreves, dir-te-ei quem és...
Na escrita, porque vem do inconsciente, tudo se pode detectar: emoções, sentimentos, defeitos, qualidades, doenças, sexualidade... O resultado é um retrato psicológico.

No século II A.C., Demétrio, na Grécia, já dizia que a escrita reflectia a alma do indivíduo e no século XI os chineses já possuíam uma grafologia; o primeiro livro sobre o tema é da autoria de Camillo Baldi, um médico de Bolonha, e foi publicado em 1662, com o título "Tratado sobre como, através de uma carta, se conhece a natureza e as qualidades do autor".

A grafologia revela tudo, dizem os seus estudiosos. "O texto mostra o que a pessoa é. A assinatura revela o que a pessoa quer parecer".
"A grafologia é uma ciência que estuda e analisa a caligrafia tendo como objectivo principal determinar estados físicos, mentais e emocionais do escritor. Torna assim possível o conhecimento das características da personalidade e do carácter do indivíduo".
regras a cumprir: os escritos a analisar deverão ter cerca de três parágrafos (umas 20 linhas) e terem sido manuscritos numa folha de papel branco não pautado (de modo a permitir uma interpretação sobre as margens, espaços entre linhas, se é respeitada a linha de base imaginária, etc.) e ter assinatura. Saber a idade do autor e se é destro ou esquerdino também poderá ajudar na análise.
A grafologia é hoje utilizada em muitas situações: na investigação criminal e área forense, no campo dos recursos humanos, na orientação vocacional, para autoconhecimento e até na área da medicina.

(Texto original publicado na Revista Única da edição do Expresso, de 17 de Abril de 2010)
Amigos,

vamos estabelecer como data limite de participação no «Concurso da Inês» a próxima quarta-feira, 20 de Abril. Concordam?
Neste fim-de-semana, toca a sentar, caneta na mão e... puxar pela criatividade:

«Uma Viagem de Sonho»!


Aqui podes informar-te sobre a vida deste santo, celebrado na Inglaterra!

22 abril 2010






23 de Abril:
Dia Mundial do Livro











No dia 23 de Abril, os habitantes da Catalunha (Espanha) revivem uma tradição muito bonita: a cada livro vendido, uma rosa é dada de presente.
Em 1926, a Espanha resolveu comemorar o Dia do Livro, no dia 23 de Abril. Uma das razões para a escolha desta data é quenesse dia, em 1616, dois dos maiores autores de todos os tempos morreram: o dramaturgo inglês William Shakespeare e o romancista espanhol Miguel de Cervantes.
O livro é uma forma universal de transmissão de conhecimento. É uma forma de despertar sensações nos leitores, lembranças de tempos passados, expectativas pata o futuro. Afinal, o livro é tudo... É magia... Ele une culturas tão diferentes, países tão distantes entre si.

Mas, para que um livro chegue às nossas mãos, não basta que um autor o escreva. Muita gente trabalha para transformar uma obra num livro, como o tradutor, o ilustrador, o revisor, o diagramador, o editor, o distribuidor, o livreiro... Mas, fiquem sabendo, todos nós ajudamos a criar os livros! Afinal, sem o leitor, eles não existiriam, não é?
Boas leituras!


Dromedário e camelo não são iguais? Apesar de os dois terem duas corcovas, no dromedário uma delas é tão pequena que quase não aparece.
O órgão sexual da aranha macho está localizado no final de uma das patinhas?
Uma formiga pode levantar qualquer coisa que tenha cinquenta vezes o seu peso? Uma abelha carrega um peso equivalente a trezentas vezes o seu?
Os mosquitos são atraídos duas vezes mais pelo azul do que por qualquer outra cor?
As abelhas têm cinco olhos? São três pequenos no topo da cabeça e dois menores na frente.
A criatura mais pesada do mar, a baleia-azul, pesa 140 toneladas?
Um atum pode nadar até 170 km num único dia?
Um polvo pode medir, de ponta a ponta, trinta metros?

Ana Rita

DIA MUNDIAL DA TERRA


No dia 22 de Abril de 1970, instaurou-se, nos Estados Unidos da América, o Dia Mundial da Terra, com o objectivo de mentalizar as pessoas sobre a importância de proteger o Planeta Terra. Nos outros países, passou a ser comemorado na década de 90. Acções como a limpeza de praias, palestras sobre o aquecimento global, campanhas de reciclagem, concursos, workshops e outros eventos culturais tem hoje em dia lugar em Portugal e no resto do mundo.

Se queres viver bem, cuida do teu planeta!

Ana Filipa e Ana Rita
O saber não ocupa lugar!

A Lua
Há cerca de 4600 milhões de anos, a Lua formou-se, juntamente com os outros planetas.

Estrelas e galáxias
Como acontece com o Sol, as outras estrelas formam-se a partir de nuvens de gás e pó. Existem nuvens de pó e gás a uma grande distância, as nebulosas. Algumas destas brilham, formando as estrelas.

O Sol é uma estrela extraordinária?
Como vivemos perto do Sol, ele parece-nos grande. Mas, se o compararmos com as outras estrelas, veremos que é uma estrela média.

O que é uma supernova?
Uma supernova é uma estrela que brilha durante pouco tempo, mas torna-se milhões de vezes mais brilhante. É raro ver-se, pois a explosão assinala o fim de uma grande estrela.

O que são constelações?
Uma constelação é o conjunto de estrelas que forma no céu uma figura que nunca muda. Atribui-se às estrelas o nome da figura que forma e o nome é sempre em latim.

João Pedro

Borboleta, borboleta


Recados para Orkut










Outras borboletas...




Passa uma Borboleta

Passa uma borboleta por diante de mim
E pela primeira vez no Universo eu reparo
Que as borboletas não têm cor nem movimento,
Assim como as flores não têm perfume nem cor.
A cor é que tem cor nas asas da borboleta,
No movimento da borboleta o movimento é que se move,
O perfume é que tem perfume no perfume da flor.
A borboleta é apenas borboleta.
E a flor é apenas flor.

Alberto Caeiro

- Nome popular: 88
- Nome científico: Diaethria clymena
- Tamanho (envergadura das asas): Em média, 6 centímetros.
- Onde vive: Principalmente nas áreas da Mata Atlântica.
- Curiosidades: O nome 88 vem do desenho formado pela disposição das cores nas asas. Costumam voar em locais abertos e iluminados, em busca de frutos que caem das árvores.
Sónia

Já conhecem o ONAGRO?


O onagro (Equus hemionus) vivia livre e feliz nas estepes da Ásia. Um dia, chegaram uns homens e apanharam o onagro. Levaram-no num barco, numa viagem que levou mil dias e colocaram-no no famoso jardim zoológico do faraó Ptolomeu. Foi tratado com carinho. Depois de alimentado, foi coberto de ornamentos e exibido pelas ruas da cidade.

O onagro parece um burro: orelhas e pés grandes, um tufo de cabelo na ponta da cauda, uma faixa escura ao longo do dorso. Vive nas regiões desérticas da Ásia. Não é muito exigente em matéria de comida. Vivendo em pequenos grupos, os onagros passam o tempo pastando e procurando pastagens frescas.

Os machos e as fêmeas estão separados, excepto na época de acasalamento, que é no final do Verão. Percebem a aproximação de intrusos graças ao aguçado sentido de audição. Podem manter uma velocidade de aproximadamente 32 km/h.

FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Perissodactvia
FAMÍLIA: Equidae
CARACTERÍSTICAS
Comprimento: até 2.40 m;
Altura nos ombros: até 1,10 m;
Período de gestação: 9 meses;
Período de vida: 25 a 30 anos;
Peso: 350 kg.
Sónia

21 abril 2010




Nome vulgar: Árvore do âmbar, Liquidambar

Família: HAMAMELIDACEAE
Género: Liquidambar
Nome científico: Liquidambar styraciflua
Folhas: Com nervação palmada e limbo lobado. Com 5 a 7 lobos, de margem serrilhada; lustrosas na parte superior e com pêlos fracos e densos ao longo das nervuras na página inferior. (Foto 1)
Flores: Femininas em
capítulos inflorescências globosas ou achatadas no cimo globosos verdes ou amarelas; masculinas nuas com escamas.
Inflorescências de flores unissexuadas e nuas ou sem pétalas, que se destacam pela base.
Frutos: Fruto seco resultante da maturação de um ovário composto de mais de um carpelo; fruto não decomponível. (Foto 2)
Altura: Até 15 m.
Tipo de solo: Húmido, rico em húmus.
Origem: Este e Sul dos Estados Unidos da América.
Floração: Março a Maio.
Utilidades: Ornamental.
Observações: No Outono, as suas folhas ficam vermelhas. (Foto 3)



AMIGOS:


Como ontem (20 de Abril) se comemorou o Dia do Turista, pensei num pequeno desafio:


propor aos alunos da turma que façam um texto sobre uma viagem que gostariam de fazer. Haverá um pequeno prémio para o aluno ou a aluna que fizer o melhor texto (o prémio fica por minha conta!).


Inês

19 abril 2010

Em Abril diz-se...

Abril frio e molhado, enche o celeiro e farta o gado.
Abril, Abril, está cheio o covil.
Em Abril águas mil.
Em Abril, cada pulga dá mil.
Inverno de Março e seca de Abril, deixam o lavrador a pedir.
Não há mês mais irritado do que Abril zangado.
No princípio ou no fim, costuma Abril a ser ruim.
Quando vem Março ventoso, Abril sai chuvoso.
Quem em Abril não varre a eira e em Maio não rega a leira, anda todo o ano em canseira.
Uma água de Maio e três de Abril valem por mil.

Eduardo
DIA MUNDIAL DOS MONUMENTOS

O dia 18 de Abril é o Dia Internacional dos Monumentos.
Foi criado a 18 de Abril de 1982, para chamar a atenção das pessoas para os monumentos.
Um monumento é geralmente construído para comemorar um acontecimento importante, ou homenagear uma figura ilustre. Ao mesmo tempo, os monumentos servem para embelezar as cidades ou outros locais.
Portugal tem muitos monumentos interessantes. Já conhecemos o Castelo de Guimarães, a Igreja de S. Francisco, o Museu Nacional da Imprensa e a Sé Catedral do Porto. Na nossa terra, existe a igreja paroquial de Jovim e aqui bem perto podem visitar o Monumento ao Ourives.

Eduardo

18 abril 2010

Ponte D. Luís I
Na segunda metade do século XIX, havia muito comércio na cidade do Porto e havia cada vez mais necessidade de transportar produtos para Gaia.
Ficou decidido que se iria construir uma ponte em ferro sobre o rio Douro.
O projecto foi elaborado por Gustave Eiffel. A Ponte D. Luís I foi inaugurada no dia 31 de Outubro de 1886.
Actualmente, no tabuleiro de cima passa o Metro do Porto; o tabuleiro inferior serve para a passagem de automóveis e peões.
Esta ponte pesa 3 045 toneladas!
Inês

Elande

Os elandes são animais grandes e muito parecidos com o gado doméstico. Na verdade, constituem a maior espécie de antílope. O elande está espalhado por toda a África. O seu habitat preferido é a savana arborizada. Alimenta-se de folhas de árvores e arbustos; usa os chifres para alcançar os galhos mais altos.
O elande é um animal gregário que vive em manadas de 8 a 10 indivíduos.
O grupo familiar é constituído por um macho, várias fêmeas e filhotes. Os nascimentos ocorrem principalmente na estação das chuvas. Os chifres dos elandes são uma arma de defesa muito eficiente. Entre os seus poucos inimigos estão os leões e o homem.

Sónia

Titanic: o maior navio do mundo
Foi em Abril que o conhecido navio Titanic se afundou no Oceano.
Titanic partiu a 10 de Abril de 1912, de Southampton (Inglaterra) com destino a Nova Iorque.
Estava previsto chegarem à cidade americana a 17 de Abril de 1912.
Antes de atravessar o Oceano Atlântico, o navio aportou em Cherbourg (em França) e em Queenstown (na Irlanda) para alguns passageiros embarcarem.
O navio partiu com 2 227 pessoas. Comandava-o o capitão Edward J. Smith, que iria fazer a sua última viagem antes de se reformar.
A viagem foi calma durante os primeiros quatro dias; para passar o tempo, alguns passageiros divertiam-se a dançar ao som da banda, outros faziam apostas sobre a data de chegada a Nova Iorque.
Mesmo com avisos de outros navios sobre a existência de icebergs pelo caminho, o capitão Smith não se importou, porque dizia que o navio era grande demais para ser abatido por um iceberg. Então, continuou a navegar na sua velocidade máxima (40km/h) porque, além de ser chamado o navio mais luxuoso e indestrutível, os que o construíram queriam que ele fosse considerado o mais rápido. Por isso, deveria alcançar Nova Iorque em menos de uma semana.
Mais ou menos às 23h40, o sino do cesto dos vigias tocou três vezes, indicando que algo estava no caminho do Titanic.
Conseguiram ver que, à frente do navio, havia uma massa escura de gelo.
Deram ordem para que virassem o máximo a estibordo e marcha à ré.
A medida não foi suficiente para evitar o encontro entre o barco e o iceberg; o gelo arranhou o casco da embarcação, abrindo um rasgo com mais de 90 metros.
Um dos construtores do navio que estava a bordo calculou que o navio se iria afundar totalmente dali a 2horas.
Todos os compartimentos ficaram cobertos pela água. O capitão Smith deu ordens aos radiotelegrafistas para enviarem mensagens de socorro. Havia apenas 20 barcos de salvamento, que conseguiram levar 1.178 pessoas.
Os sobreviventes foram resgatados, mais tarde pelo navio Carpathia, da Cunard.

Características:
O Titanic media 270 metros de comprimento.
O navio tinha piscina, sala escura para fotógrafos e elevadores, o restaurante “Café Parisiense”, e era todo decorado a ouro.
O barco estava também equipado com o sistema Marconi, a mais nova forma de comunicação sem-fios da época.
Como podem ver era um navio luxuosíssimo.

Inês
Ora adivinhem lá!

É só confirmar as respostas, lendo as palavras de trás para a frente. Como é óbvio, não necessitam responder por escrito. Divirtam-se!

O que é que é surdo e mudo, mas conta tudo?
O-R-V-I-L
O que é o que é que sempre se quebra quando se fala?
O-D-E-R-G-E-S
O que é o que é feito para andar e não anda?
A-U-R
O que é o que é que dá muitas voltas e não sai do lugar?
O-I-G-Ó-L-E-R
Qual é a coisa, qual é ela, que cai de muito alto mas nunca se aleija?
A-V-U-H-C
Qual é a coisa, qual é ela, que tem quatro pés, está sempre deitada, faz dormir, mas nunca dorme?

A-M-A-C
Qual será, qual será, o céu que nunca tem estrelas?

A-C-O-B-A-D-U-É-C
O que será, que será, que mesmo sendo nosso, é mais usado pelos outros?

E-M-O-N
É varinha de condão, que ao tocar numa caixinha, faz luz na escuridão.

O-R-O-F-S-Ó-F
Pode ser bom companheiro, e também um bom amigo, conta-me a lição que traz consigo.

O-R-V-I-L
Verde como o mato e mato não é, fala como gente e gente não é.

O-I-A-G-A-P-A-P
O que é, que é, que quanto mais rota está, menos buracos tem?

E-D-E-R
Só a faz quem já a tem, pois quem não a tem não a faz; se a tem, pode não a fazer; se a fizer, já não a faz.

A-B-R-A-B
Sou gigante e gigantão, tenho doze filhos no meu coração, de cada filho trinta netos, metade brancos, metade pretos.

O-N-A

Bruno
Importância do olfacto na alimentação
É incrível, mas o nosso paladar é limitado a apenas 5 ou 6 gostos diferentes; o resto é tudo cheiro! Chocolate, pêra, maçã e muitos outros sabores são construídos pelo cérebro a partir dos cheiros que os alimentos lançam, ou seja, moléculas dos alimentos sobem ao nariz enquanto a comida é mastigada. Isto acontece devido a uma parte do córtex cerebral. Os neurónios dessa região combinam sinais de olfacto, do paladar e até do tacto (a textura do alimento, se está quente ou frio, etc.). Das milhares de combinações possíveis, surgem o que chamamos sabores! É por isso que quando estamos engripados ou com o nariz entupido não sentimos o sabor da comida, pois só resta o tacto e o gosto.
Mas para que serve o paladar se ele não é tão importante para formar o sabor? A função do paladar é detectar sais, açúcares, aminoácidos… e enviar essa informação para o hipotálamo (estrutura que regula o funcionamento do corpo). Partindo da informação recebida, o hipotálamo encarrega-se de preparar a digestão com antecedência. Isso funciona tão bem que até agora, ninguém tinha notado a verdadeira função do paladar e muito menos a importância do olfacto.

Bruno

Let's sing the alphabet!

Sabias que...

Cada salto em distância, de algumas espécies de cangurus, corresponde a dez metros? Já os sapos, pulam cinco metros e meio.
Em termos de altura, o canguru alcança 2,7 metros, menos que o puma (3,1 metros) e mais que o coiote (1,2)?
Uma avestruz mede de 1,80 a 2,50 metros de altura, o mesmo tamanho de um camelo?
As girafas atingem sete metros, o mesmo que um prédio de dois andares?
A mula é resultado do cruzamento de um burro e uma égua?
Num único dia, uma andorinha come 2 mil moscas?
Um carneiro fornece cinco quilos de lã e cem litros de leite por ano?
De acordo com a espécie, uma centopeia pode ter de 28 a 354 patinhas?...
O coice mais violento de que se tem notícia é o da girafa?
O pernilongo macho vive de néctar ou seivas vegetais?
Para fazer o seu cricri característico, o grilo esfrega uma das asas dianteiras na borda da outra?

Ana Rita
Porquê?

Porque há eco?
Como os espelhos reflectem as imagens, fazendo retroceder a luz, as montanhas e as paredes devolvem os sons. A uma distância considerável, diante de uma montanha, de árvores ou de uma parede, pode-se ouvir o som do grito lançado alguns segundos antes: é o eco.

Porque muda o mar de cor?
O mar reflecte o céu, pelo que é mais azul quando o céu está limpo e é mais cinzento quando o céu está coberto de nuvens. Também muda segundo a cor do fundo, a profundidade da água e a areia que ela transporta.

Que é uma mãe-d'água?
É um enorme reservatório, destinado a distribuir água a um grupo de casas ou a uma povoação. Para isso, ele é construído num local elevado ou, então, colocado sobre uma torre, para que a água tenha pressão suficiente para circular nas canalizações, até chegar às casas distantes.

Porque correm os rios sempre no mesmo sentido?
Quando soltamos um objecto, ele cai; do mesmo modo, quando há uma inclinação, as coisas que estão no alto tendem a deslizar ou rolar para baixo. A água tambem corre de acordo com a inclinação do leito dos rios.

Sónia

17 abril 2010

Para pensar...

Dois comboios (A e B) vão pela mesma via, em sentido contrário, um ao encontro do outro! Separa-os uma distância de 600 Km. O comboio A desloca-se a 180 Km/h (quilómetros percorridos numa hora); o B a 120 Km/h. A que distância se encontram meia hora antes de chocarem?
Borboleta, voa, voa...


CAPITÃO-DO-MATO
Morpho achilles achillaena
Família: Morphoidae.
É uma borboleta comum na mata atlântica, alcançando até 145 mm de envergadura. Tem um vôo rápido, baixo, podendo ser vista nas horas mais quentes do dia. Existe em matas secundárias e também em regiões habitadas, onde vai em busca de frutos maduros. Quando em repouso, mimetiza o tronco da árvore. O lado ventral das asas é castanho com ocelos, três na asa anterior e quatro na posterior.


PREPONA
Prepona demophon (Linnaeus)
Família: Nimphalydae.
Nas matas ou em regiões próximas de habitações, a prepona é bastante comum. Quando adulta, alimenta-se do sumo de certos frutos. O vôo desta espécie é muito rápido. As asas, com 95 mm de envergadura, são movidas por músculos toráxicos muito potentes. Quando pousa em tronco de árvores, ela mimetiza-se, mostrando o lado ventral das asas.


CAIXÃO-DE-DEFUNTO
(Espia-só, Papílio)
É uma espécie bastante comum, com até 130 mm de envergadura. Vive nas matas, em regiões de clareiras ensolaradas. Alimenta-se do néctar de diversas flores. Ocorre durante o ano inteiro. Quando em repouso, movimenta as asas continuamente. Os ovos são postos sobre vegetais ou em plantas cítricas. As lagartas alimentam-se das folhas dessas plantas e, quando ameaçadas, repelem o agressor com a secreção de substâncias odoríferas.


Sónia

16 abril 2010

Beyoncé

A cantora nasceu em Houston, EUA, em 1981. Quando era pequena, cantava em coros de igreja. Criou com a sua prima a banda Destiny's Child, que a levou ao sucesso. Depois de lançar singles como “No No No” e “Say My Name”e ganhar alguns prémios, Beyoncé decidiu continuar a sua carreira sozinha.
Em 2006, a cantora lançou o seu segundo CD "B'Day”.
Já ganhou 10 prémios “Grammy” e é considerada uma das melhores cantoras.
Beyoncé é a cantora norte-americana que em 2009 mais discos vendeu em todo o mundo.

Ana Rita e Ana Filipa

Vamos falar sobre um dos melhores guarda-redes que já jogou na SELECÇÃO PORTUGUESA e no F. C. PORTO. De quem achas que vamos falar?

Claro que é o Vítor Baía!


Baía nasceu no dia 15 de Outubro, de 1969, em Vila Nova de Gaia.
A sua primeira equipa foi o Académica de Leça. Quando tinha treze anos, começou a jogar no F. C. Porto, onde passou a maior parte da sua vida de jogador.

Foi para o FC Barcelona, de Espanha, transformando-se no mais caro guarda-redes do mundo. Em Janeiro de 1999, Baía regressou ao Porto.


Aos 37 anos, Vítor Baía despediu-se como jogador. Continua a ser o jogador de futebol com mais titulos a nível mundial - já conquistou 32! Pelé, Rijkaard e Marius Lacatus contam com 25 cada um.


CURIOSIDADES

É o detentor do 5º melhor registo de imbatibilidade de sempre da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.

Foi o 1º jogador português a atingir as 75 internacionalizações.

Em 2004, obtém o recorde de 1192 minutos sem sofrer golos no Campeonato Nacional.

Conquistou 10 campeonatos nacionais de séniores.

É-lhe atribuída a designação de futebolista com mais títulos, na história do futebol mundial, alcançados na sua longa carreira: 32.

Na cápsula do tempo, enterrada pela UEFA aquando do seu jubileu de ouro, em 2004, foi colocado um par de luvas de Vítor Baía!

Tem uma fundação em seu nome: a Fundação Vítor Baía 99.

99 é o número que ostentou nas costas desde que voltou ao FC Porto.

Em 11 de Novembro de 2005 lançou a sua autobiografia.


TOTAIS NO FC PORTO

Títulos: 26

Épocas: 16

Jogos: 406


TOTAIS DE CARREIRA

Títulos: 32

Épocas: 18

Jogos: 525


PALMARÉS

10 Campeonatos Nacionais (Portugal)

5 Taças de Portugal

8 Supertaças Cândido de Oliveira

2 Taças do Rei (Espanha)

1 Supertaça de Espanha

1 Taça das Taças

1 Supertaça Europeia

1 Taça UEFA

1 Liga dos Campeões

1 Taça Intercontinental


VÍTOR BAÍA,

CADA VEZ MAIS O MAIS TITULADO DO PLANETA!


Pedro e Filipe
Sabias que…

O pica-pau pode dar cem bicadas por minuto numa árvore?
O beija-flor bate as asas noventa vezes por segundo, quatro vezes mais rápido que uma libélula?
Apesar do tamanho, o pescoço de uma girafa tem apenas sete ossos, o mesmo número de ossos do pescoço de um homem?

A cabeça da girafa fica a mais de dois metros de distância do coração?Para fazer o sangue subir, o coração tem que ser muito forte.
Quando estão em perigo, os elefantes formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos?

Um camelo consegue beber 120 litros de água em dez minutos? Ele retém água para oito dias. Pode andar de 200 a 270 km por dia.
As girafas e os ratos podem viver mais tempo sem água que o camelo?

O pavão macho possui duzentas penas longas e coloridas na cauda? Um porco-espinho tem, em média, 30 mil espinhos? Ele é um excelente nadador porque os espinhos ajudam a flutuar.
A preguiça movimenta-se de noite e dorme de dia (mais de dezoito horas, sempre)? Tem um pescoço que pode virar até 180 graus. Assim, não precisa mexer o corpo para ver o que está a acontecer ao seu redor.

Ana Rita

O Sol


Há cerca de 5000 milhões de anos, o Sol começou a brilhar. O Sol formou-se a partir de uma nuvem de gás e de pó que flutuava no espaço. A nuvem diminuiu gradualmente de tamanho, tornando-se mais espessa. Quanto mais se contraía, mais o seu centro aquecia. Até que aqueceu de tal forma que começou a brilhar!
Assim nasceu o Sol!

Que tamanho tem o Sol?

Com um diâmetro de 1392500 Km, o Sol representa 109 vezes o diâmetro da Terra. Pesa 3330000 vezes mais que a Terra e o seu volume podia acolher 1300000 Terras. Se a Terra tivesse o tamanho de uma bola de ténis, o Sol teria o tamanho de uma casa!!!

Qual é a temperatura do Sol?

A temperatura do sol à superfície é de 5500º C, que é o suficiente para evaporar tudo o que existe na Terra. Contudo, no centro, a temperatura é cerca de 15 milhões de graus centígrados.

João

A Beleza da Matemática!

Inês e Ana Sofia
As maiores palavras da Língua Portuguesa!

Anticonstitucionalissimamente
Com 29 letras, é a maior palavra do nosso idioma! É um advérbio e descreve algo que é efectuado de maneira muito anticonstitucional, ou seja, que é oposto à constituição.

Oftalmotorrinolaringologista
(português brasileiro), com 28 letras; é o especialista em doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta; no entanto, é uma palavra considerada obsoleta. É mais comum a palavra otorrinolaringologista (veja abaixo).

Inconstitucionalissimamente
Com 27 letras, é o advérbio de inconstitucional e designa o mais alto grau de inconstitucionalidade.

Otorrinolaringologista
Com 22 letras, designa o médico que se ocupa dos ouvidos, garganta e nariz.


Inconstitucionalíssimo, com 22 letras, adjectivo masculino singular, derivação de inconstitucional.

Inconstitucionalíssima, com 22 letras, adjectivo, feminino singular, derivação de inconstitucional.

Cláudia

Três europeus são apanhados por uma tribo de canibais, que concede um último desejo a cada um:

Inglês: - Quero fumar o meu cachimbo uma última vez.

O chefe da Tribo: - Ok, sem problema.

Francês: - Quero comer bem pela última vez.

O chefe da Tribo: - Ok, sem problema.

Português: - Quero comer morangos...

O chefe da Tribo: - Mas nesta época do ano não há morangos...

Português: - Não faz mal, eu espero!...
Filipe
Ter amigos é das coisas mais importantes da vida, não acham? A comprová-lo estão estes provérbios:

A conselho amigo não feches o postigo.

Amigo disfarçado, inimigo dobrado.
Amigo que não presta e faca que não corta: que se percam, pouco importa.
Amigo verdadeiro vale mais do que dinheiro.
Amigo, vinho e azeite, o mais antigo.
Amigos, amigos, negócios à parte.
Ao rico mil amigos se deparam, ao pobre seus irmãos o desamparam.
Aquele que me tira do perigo é meu amigo.
As boas contas fazem os bons amigos.
Defeitos do meu amigo, lamento, mas não maldigo.
Em tempo de figos não há amigos.
Muitos conhecidos, poucos amigos.
No aperto do perigo conhece-se o amigo.
Quem seu amigo quiser conservar, com ele não há-de negociar.
Quem tem amigos não morre na cadeia.
Um rico avarento não tem amigo nem parente.

Filipe